Cris Ventura
Por Cris VenturaLeia em 4 min.05/12/2019 

Astrologia e Feng Shui: como cuidar da casa com a energia de Saturno em Capricórnio

2020 tem forte energia desse trânsito astrológico, que pede superação, imposição de limites, cobranças de metas e necessidade de colocar a vida em ordem

Astrologia e Feng Shui combinam? Muito! Em 2020, mais ainda! Isso porque na Astrologia seguimos sob as tendências de Saturno em Capricórnio, que traz forte energia de posicionamento, superação e imposição de limites, cobranças de metas e grande necessidade de colocar a vida em ordem – descartando o que verdadeiramente não é mais útil.

No Feng Shui podemos usar essa força energética e terminar 2019 retirando tudo aquilo que não nos serve mais para receber 2020 com mais espaços para sorte, prosperidade, novidades e oportunidades.

Separe um tempo (uma a duas horas por dia ou um dia inteiro) para encarar o tal “quarto da bagunça” ou pelo menos o guarda-roupa.

O princípio do Feng Shui (bem antes do sucesso da Marie Kondo) é organizar a casa retirando excessos de todos os tipos de itens e objetos para que a energia se renove. É retirar o que não serve mais na sua vida para que o novo possa entrar. E vale lembrar que a
desordem de apenas um cômodo afeta negativamente toda a casa e todos os moradores.

Para te ajudar, seguem algumas dicas do Feng Shui:

Organização e Doação

Comece devagar, escolha um cômodo, um armário, um guarda-roupa, uma estante, uma gaveta, uma prateleira. Se possível retire tudo do lugar para que você possa visualizar todos os itens, objetos e reflita nas seguintes questões:

  • Esse objeto tem utilidade?
  • Eu gosto desse objeto?
  • Eu uso esse objeto?

E pode fazer a famosa pergunta da querida Marie Kondo:

  • Esse objeto me traz alegria?

Caso tenha respondido não a qualquer uma dessas questões, agradeça ao objeto e separe-o para doação. Sim, doação, para que o objeto encontre utilidade em outro ambiente e para outra pessoa e para que a energia de gratidão e doação circule e se faça um movimento positivo de energias.

Organização e Consertos e/ou Reciclagem

Outro passo é verificar aparelhos, louças, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e mandar consertar o que precisa ser consertado e será realmente usado. Ou mande para reciclagem. Hoje há um acúmulo muito grande de fios, cabos, celulares, baterias, pilhas, controles remotos, relógios parados, fones de ouvido entre outros itens eletrônicos que não são mais usados e ficam parados estagnando as energias.

Pare, pense, lembre, visualize se há algum desses itens pela casa. E coloque novamente a
energia para circular enviando esses itens para lugares que fazem coleta consciente e que consertam, reciclam e ajudam muita gente.

Importante: nos dois casos acima, não mande o que você não deseja mais para outra casa, por exemplo para a casa de praia, sítio, casa da mãe. Se fizer dessa maneira, você estagnará a energia de outro lugar, de outra pessoa e não vai funcionar para abrir bons caminhos.

Mude 27 coisas de lugar

Com a vontade de colocar a vida em ordem, vem também um compromisso com mudanças e movimentação de energia. E para que você tenha mais disposição e possa colocar em prática a movimentação de energia, o Feng Shui recomenda mudar 27 coisas de lugar. Por exemplo:

  • objetos
  • itens
  • quadros
  • acessórios
  • vasos
  • plantas
  • livros
  • mesas laterais
  • móveis
  • luminárias
  • velas

Isso estimulará o movimento! Experimente trocar os quadros de lugar, os vasos de plantas, os bibelôs. Pode ser que tenha sensação de dificuldade, mas vale o esforço. Há um provérbio chinês que diz “Se quiser mudar de vida, mude 27 coisas na sua casa”.

Áreas do Baguá

Com todas as intenções de Saturno, podemos ativar três áreas bem importantes do Baguá. São elas:

  • Trabalho: os objetivos profissionais, a missão e o trabalho serão valorizados e precisam de foco e, ao mesmo tempo, movimento. Inclua na área do trabalho da sua casa representações de água em movimento que pode ser uma imagem de cachoeira ou uma fonte.
  • Criatividade: projetos bem planejados podem virar projetos realizados e lucrativos. Para estimular novas ideias e elaborar projetos com criatividade e coragem, ative essa área do Baguá com um objeto de arte, uma imagem colorida ou uma mandala com as cores do arco-íris.
  • Sucesso: área do reconhecimento e da realização, Depois de ativar as áreas do trabalho e da criatividade, ative a área do sucesso para a concretização de seus objetivos profissionais e dos projetos. Inclua itens de cor vermelha, uma luminária ou velas nessa área da do Baguá de sua casa.
Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.