Juliana Garcia
  • Por Juliana Garcia
  • Leia em 26 min.
  • 18/10/2016
  • Atualizado em 07/05/2018 às 13:47

Teste: quais desafios atrapalham a concretização dos seus planos?

Descubra como driblar as dificuldades e ter mais realização na vida

Descubra como driblar as dificuldades e ter mais realização na vida

Teste: quais desafios atrapalham a concretização dos seus planos?

Você sente que está vivendo uma vida que não lhe satisfaz? Nunca consegue colocar seus projetos em prática? Sente que seus sonhos parecem distantes e inalcançáveis? Só de pensar em gerenciar seu tempo e tarefas fica com preguiça de começar? Existem desafios que se repetem constantemente na vida das pessoas e que prejudicam sua produtividade, motivação, organização, capacidade de agir e, principalmente, concretização dos planos.

Para ajudar você a identificar o que pode estar atrapalhando a realização de seus sonhos, responda abaixo “sim” ou “não” para cada pergunta, anotando as opções que escolher. Depois, confira o resultado, que revelará o maior vilão na hora de você concretizar o que deseja.

Teste

1 – No dia a dia, você se perde com tantas demandas e coisas a fazer?

A – Sim

B – Não

2 – Você até correria atrás dos seus objetivos, se tivesse mais clareza do que realmente quer?

A – Sim

B – Não

3 – É comum você deixar de entregar algo no prazo ou se matar até o último minuto, porque julga que não está bom o bastante?

A – Sim

B – Não

4 – Você às vezes se pega questionando se o que definiu como objetivo é aquilo mesmo ou se seria melhor outro caminho?

A – Sim

B – Não

5 – Você tem uma lista com seus objetivos, mas não tem conseguido manter uma consistência de ação para eles no cotidiano?

A – Sim

B – Não

6 – Você já deixou de fazer algo só por achar que não seria bom o bastante para isso?

A – Sim

B – Não

7 – Você começa cheio de gás, mas logo a correria do cotidiano acaba engolindo seus planos?

A – Sim

B – Não

8 – Ultimamente, você tem questionado quais seriam suas reais prioridades?

A – Sim

B – Não

9 – Delegar, pedir ajuda, confiar no outro, são dificuldades para você?

A – Sim

B – Não

10 – Você vê o todo, mas tem dificuldade em visualizar as partes?

A – Sim

B – Não

11 – Tem lhe faltado tempo e espaço para refletir sobre seus objetivos, planos, prioridades e vontades?

A – Sim

B – Não

12 – No meio do caminho, as coisas ficam pesadas e você se cobra demais?

A – Sim

B – Não

Resultado

As únicas respostas válidas são as que você assinalou a letra A. As outras, cuja opção era a letra B, devem ser desconsideradas.

Agora, veja abaixo quantas vezes escolheu cada alternativa A e o resultado para cada uma. O desafio que mais se repetiu é o que você possui.

  1. A (Produtividade)
  2. A (Definir o que deseja)
  3. A (Perfeccionismo)
  4. A (Definir o que deseja)
  5. A (Produtividade)
  6. A (Perfeccionismo)
  7. A (Produtividade)
  8. Sim (Definir o que deseja)
  9. Sim (Perfeccionismo)
  10. Sim (Produtividade)
  11. Sim (Definir o que deseja)
  12. Sim (Perfeccionismo)

Produtividade

Se essa foi a dificuldade que apareceu em maior quantidade nas suas respostas, parece que se organizar para realizar é o seu principal desafio no momento. Você sabe o que quer, até pode ter criado uma lista de objetivos, mas ser um fazedor de listas não nos leva à realização. Porque produtividade com sentido é aquela nos move a produzir e concretizar os nossos mais importantes propósitos.

Busque ferramentas concretas para administrar melhor seu tempo – agenda de papel, agenda eletrônica, aplicativos, etc. Mas sempre lembre de que não basta só ser um colecionador de ferramentas de produtividade, se você não se recarregar e não cuidar também da sua energia para agir. Até escrevi um artigo sobre este assunto, veja aqui.

Definir o que deseja

Se essa foi a dificuldade que apareceu em maior quantidade nas suas respostas,lembre-se: para chegar, é preciso saber para onde se está indo. Talvez seus planos não estejam se concretizando porque falta você saber organizar melhor as etapas ou até mesmo saber o que realmente quer. Porque às vezes o plano está até bem definido, com objetivos, metas e tudo mais, só que, no fundo, não é bem o que você quer de verdade. Como me dedicar de corpo e alma a algo, se não sei se é bem isso que almejo? Até escrevi um pouco mais sobre isso neste artigo aqui.

Perfeccionismo

Se essa foi a dificuldade que apareceu em maior quantidade nas suas respostas, provavelmente você confunde perfeccionismo com uma qualidade, como se fosse sinônimo de fazer algo bem feito. Só que, na prática, é bem diferente. O perfeccionismo acaba colocando patamares inalcançáveis de perfeição, fazendo com que a pessoa entre num ciclo de procrastinação e autoboicote, deixando de agir por não ter tudo sobre controle, não vivendo o passo a passo, por achar que nada é bom o suficiente.

Que tal se dar a oportunidade de encarar suas ações com mais leveza? Reconhecer a beleza do aprendizado? Delegar mais e contar com o apoio das pessoas? E aceitar apoio também? Escrevi um artigo sobre isso, que pode lhe trazer mais reflexões. Clique aqui.

Em caso de empate: uma soma de desafios

Bem, parece que houve empate em mais de um dos desafios. O que significa que, nesse momento, você pode estar enfrentando um misto desses desafios para colocar seus planos em ação:

  1. Para chegar a algum lugar, é preciso saber para onde se está indo. Mas pode estar complicado e confuso definir o que você realmente quer, para então bancar ir em busca dos seus sonhos.
  2. Ou você até já definiu o que quer, mas tem lhe faltado a organização necessária para desenvolver seu planejamento e alcançar a produtividade para colocá-lo em prática no cotidiano.
  3. Ou você pode estar se perdendo no perfeccionismo, se cobrando patamares inalcançáveis de perfeição, num ciclo de procrastinação e autoboicote, não agindo por não ter tudo sobre controle, não vivendo o passo a passo, por achar que nada é bom o suficiente.

Então, agora, pare e respire. Ao invés de sair apagando incêndios, reflita: por qual ponto você poderia começar? Assim como a faxina em uma casa precisa começar em algum cômodo, escolha um ponto a partir do qual você poderia começar a ajustar sua situação atual, para ganhar mais foco, energia e tranquilidade. Aí, então, poderá seguir em frente e dar novos passos rumo à concretização de seus objetivos na vida. Veja, neste artigo, dicas para apoiar você nessas reflexões.

Mais testes para você

Teste: qual perfume é ideal para você?

Teste: qual cor você precisa no momento?

Teste: o que seu quarto diz sobre você?

Teste: como melhorar sua saúde íntima?

Olá, essa matéria foi útil para você?
Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, criadora, consultora, psicóloga, psicodramatista. Seu trabalho gira em torno da Autenticidade e da Criatividade. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Cursou formações em Coaching pela Abracoaching e Condor Blanco Internacional. Foi professora do curso de pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Criadora de diversos cursos livres e conteúdos mais livres ainda. Contato: contato@julianaggarcia.com.br Saiba mais