Simone Kobayashi
Por Simone KobayashiLeia em 6 min.31/03/2020 

Técnicas para momentos de crise emocional e mental

Exercício pode ser feito quando você perceber que está com sintomas de ansiedade

Administrar os momentos de crise nem sempre é fácil. Sempre que você perceber que está entrando em uma crise mental ou uma crise emocional é importante prestar atenção na sua respiração. É a respiração que avisa o que está acontecendo e com ela também intervimos e mudamos o jeito de reagir.

Nesta sequência de técnicas, há respirações e exercícios energéticos para apoiar você em momentos antes de uma crise, mas tendo discernimento para procurar ajuda especializada sempre que necessário. Veja o passo a passo e faça sempre que precisar.

Parte 1

É a respiração lenta e profunda, que chamo de “flow” de fluir. É para fazer fluir a energia com ritmo e harmonia.

  1. Comece pela respiração abdominal e depois torácica: na inspiração encha a barriga e depois o peito. Na expiração solte a barriga e depois solte o peito. Repita essa respiração “flow” lenta e profundamente por 10 vezes.
  2. Dica: Deite-se, de olhos fechados com uma mão na barriga e outra no peito. Perceba o subir da mão na barriga, depois da mão do peito. Em seguida, o descer da mão da barriga e da mão do peito. Concentre-se só no entrar e sair do ar.

Parte 2

A respiração forte e intencional, que chamo de “boot”. É como se tirasse a gente da tomada por 10 minutos para começar de novo. Essa respiração é para ser feita em sequência por três vezes no máximo e por período do dia (manhã e noite, por exemplo).

  1. Deite-se ou sente-se confortavelmente
  2. Inspire forte para dentro usando toda sua capacidade de entrada. Solte expirando todo ar, com ritmo um pouco rápido, por 30 vezes.
  3. Na última vez que inspirar, segure o ar dentro por um minuto. Nesse tempo, vá relaxando a testa, a bochecha, o maxilar, o pescoço e, por último, os ombros.
  4. Quando sentir necessidade, expire suavemente e segure o ar de novo, mas agora com os pulmões vazios por 10 segundos. Arrume as costas, “olhe para dentro” e visualize o topo da sua cabeça.
  5. Inspire como se estivesse saindo de um mergulho.

Parte 3

Cruzar a energia – O objetivo é fazer a energia circular espiralada, como os nossos canais de energia centrais fazem

  1. Esfregue as mãos uma da outra, fique em pé e chacoalhe o corpo, pode até dar uns pulinhos para ativar.
  2. Mão direita vai ao ombro esquerdo. Inspire e pressione o ombro por dois segundos. Depois desça a mão transversalmente, expirando. Cruze-a na frente do corpo até chegar na posição lateral direita.
  3. Mão esquerda vai ao ombro direito. Inspire e pressione o ombro por dois segundos. Depois desça a mão transversalmente, expirando. Cruze-a na frente do corpo até chegar na posição lateral esquerda.

Repita três vezes cada sequência.

Parte 4

Exercício do chakra frontal para energizar o mental com ordem e harmonia

  1. Esfregue as mãos para aquecer.
  2. Coloque uma mão espalmada na testa e a outra mão espalmada na nuca.
  3. Inspire profundamente por três vezes.
  4. Troque as mãos e repita a respiração.

Parte 5

Exercício do coronário – ativação dos pontos dos meridianos da nossa cabeça e conexão do nosso coronário com o alto, o alto sendo nossa melhor versão como ser humano mais evoluído.

  1. Primeiro coçar a sua cabeça toda para ativar todos os pontos energéticos da cabeça.
  2. Na linha mediana da cabeça, começando da linha do cabelo coloque as duas mãos em paralelo como o coçar, mas abra como se estivesse abrindo a sua cabeça.
  3. Posicione as mãos um pouquinho mais para trás ainda na linha mediana e repita abrindo a cabeça.
  4. E mais um pouquinho para trás e abre.

Essa é uma sequência para ser feita inteira, partes de 1 a 5, para apoiar em momentos de crise. Para uma orientação personalizada, que considere as suas questões pessoais e dificuldades, a consulta individual pode ser indicada.

O mais importante é que você se cuide. E lembre-se: além de cuidar da mente e das emoções, siga as recomendações para manter sua saúde física.

Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica.