Astrologia e a série Lúcifer: os signos dos personagens

Tom Ellis, astro da série, tem mapa astral conectado com seu protagonista: um diabo nada convencional

Astrologia e a série Lúcifer: os signos dos personagens

A série Lúcifer estreou na Netflix em 2016 e conta, até a publicação deste artigo no início de 2021, com 5 temporadas, a última ainda incompleta, por causa da pandemia de Covid-19. É uma das séries de maior sucesso da plataforma, tendo como mote um tema curioso e instigante: o diabo.

Cansado da monótona rotina do Inferno, o diabo resolve se mudar para Los Angeles, onde abre um luxuoso, voluptuoso e animado piano bar. E, por uma destas coisas que só os mistérios da vida explica, cruza seu destino com o de uma bela e séria detetive, se interessando em ajudá-la em seus casos.

Longe de ser sombria, uma batalha do bem contra o mal, como poderia se imaginar, a série é debochada e divertida, e ainda faz saltar aos olhos alguns signos astrológicos, tema deste artigo.

Explicando o Lúcifer da série

A primeira coisa a se explicar é que o diabo que dá nome a série não é o mesmo que a maioria das pessoas conhece. Ele não incita o mal e nem influencia a cabeça das pessoas, não sendo, portanto, a força opositora do bem e promotora do mal.

Na série, ele é somente um anjo rebelde, filho do criador, que, por causa do seu comportamento errático, acaba sendo designado pelo pai para tomar conta do Inferno e de toda a sua estrutura de punições. Lúcifer é, assim, uma espécie de gestor do Inferno, cumprindo uma função determinada.

O Lúcifer da série da Netflix, é claro, tem poderes: é imortal, anormalmente forte e tem uma técnica de sedução especial de quase hipnotizar as pessoas e conseguir descobrir seus mais obscuros desejos. Além disso, é um verdadeiro hedonista: ama ter prazeres, uma vida de luxo e se divertir. É isto que o faz querer sair do Inferno, onde já serve a milênios, para se estabelecer em Los Angeles, um dos lugares do mundo mais propícios para o prazer.

Série Lúcifer estreiou com a Lua em Leão

O primeiro episódio foi ao ar em 25/01/2016. Neste dia, a Lua estava em Leão, o signo do entretenimento e lazer, o que é exatamente a proposta da série: diversão.

Além disso, a Lua em Leão responde pelo seu chamativo e autoconfiante protagonista, interpretado pelo belo ator britânico Tom Ellis: o diabo em pessoa.

Sincronicamente, Tom Ellis com Júpiter em Leão em aspecto com Vênus em Escorpião. Na sua infância e adolescência, teve uma sólida educação musical a partir da sua mãe, professora de música (Júpiter em Leão), o que poderia ser uma representação deste feminino (Vênus) envolvido com o palco (Leão). O pai do ator, por sua vez, era ministro de uma religião batista, o que é uma outra forma de estar nos palcos.

O fato de ter se tornado mais conhecido como ator interpretando um personagem com grande carga simbólica e controverso tem também a ver com Vênus em Escorpião no seu mapa. Ellis não se notabilizou por um herói, e sim, por um personagem que não é um vilão, mas está bem longe de ser um mocinho, o que bem representa esta Vênus que não se agrada pelo óbvio e se afiniza com um personagem sedutor.

Na série, Lúcifer toca piano e canta belamente, usando todo o background do ator britânico ligado a este artístico e performático Júpiter em Leão. Destaque-se que estes talentos foram descobertos ao longo das filmagens, e não antes, e reverberaram na criação de um diabo incrivelmente performático.

Tom Ellis: ator escorpiano e um diabo anárquico

O protagonista que dá vida a Lúcifer é um escorpiano com o Sol conjunto a Urano (no seu mapa astral também é possível ver os aspectos que os planetas faziam quando você nasceu). Tradução: um intenso e sexy representante deste signo com envergadura interpretar um personagem exótico, rebelde e totalmente anárquico (Urano).

A conjunção do Sol com Urano fez com que o papel de Lúcifer caísse como uma luva para o ator, pois é um papel  fora de todos os padrões imaginados, algo uraniano.

Marte estava em Escorpião (signo do ator) no dia da estreia da série, remetendo a este personagem masculino intenso e com forte apelo sexual, algo escorpiano.

O Lúcifer da série não quer corromper mentes e corações, mas, sim, se divertir e ter prazer, o que, por sua vez, alude a Lua em Leão e ao Marte em Escorpião, que caracteriza o mapa da série, e, notavelmente, também o mapa do ator, também com um binômio Leão/Escorpião.

Um ponto importante é que quando um ator interpreta um personagem que reverbera o mapa dele, se for um personagem forte, isto pode catapultar a sua carreira, como ocorreu com Tom Ellis, que só foi realmente notado a partir desta série, que estreou quando ele estava com 37 anos.

No mapa da estreia, o Sol estava no inconvencional Aquário, mostrando que nascia um personagem para “ser aquariano e quebrar todas as regras”, e isto é o que Lúcifer faz quase que o tempo todo. E a principal regra era o que se esperava de uma série com o nome de “Lúcifer”.

O Sol em Aquário da série faz, por sua vez, um paralelo com o mapa do ator, que tem o Sol conjunto com Urano, o regente de Aquário. Como se vê, a Astrologia prova que nada no Universo é aleatório e tem inúmeras conexões.

O signo dos personagens de Lúcifer

Como é uma daquelas séries divertidas e deliciosas de se assistir, comecei a pensar nos signos dos personagens. Há que se entender que, depois de cinco temporadas, os personagens evoluem, como nós fazemos na vida, mas a essência dos signos prevalece. Vamos começar com o próprio Lúcifer.

O diabo é de Gêmeos

Se Ellis é um intenso escorpiano, seu personagem não é: o Sol do personagem título está em um signo que faz quincunce, um aspecto que expressa antítese, com Escorpião: Gêmeos. Ou seja, Lúcifer seria geminiano. E por que eu arrisco este palpite?

Começa que Lúcifer é bissexual. Ops, geminianos são bissexuais? Não, geminianos são duais, sendo a bissexualidade uma característica dual. A dualidade é uma marca registrada deste signo que, é claro, pode ser expressa de muitas maneiras. Lúcifer, muito marcadamente nas primeiras temporadas, tem uma mescla de ser intensamente masculino em alguns momentos, em especial quando se impõe e se defende, comportamentos, em outros, aparentemente delicados, em que se pergunta: mas este personagem seria gay (considerando, é claro, que há gays bastate masculinos)? É um tipo de dualidade.

O que mais Lúcifer tem de Gêmeos? É extremamente curioso, características que o ajuda a se misturar entre os seres humanos. Recém-chegado no universo terrestre, acha os humanos incríveis em suas contradições e está sempre tentando aprender algo sobre eles. E, neste contínuo aprendizado, não raro imita alguém como uma forma de assimilação. E imitar é algo que Gêmeos faz muito bem.

Outra característica deste signo é pertencer ao elemento Ar.  O Ar acessa fácil o plano racional, das ideias, mas não acessa tão bem o plano emocional, domínio da Água, elemento oposto ao Ar. E a dificuldade de Lúcifer com o plano emocional é notória.

Ele, inclusive, inicia terapia com uma das personagens para entender o misterioso mundo dos sentimentos, algo do qual ele estava bem distante quando era o gestor do Inferno. Mas, aos poucos, ele vai aprender. Todavia, sem a ajuda de Linda, a sua terapeuta humana, é bem possível que este processo fosse ser bem mais demorado.

Linda faz com que Lúcifer desenvolva atributos dos dois signos que formam quincunce (ângulo de 150 graus) com Gêmeos, Escorpião e Capricórnio, isto é profundidade e amadurecimento de forma gradual. Bem gradual, por sinal.

A falta de profundidade e amadurecimento de Lúcifer conferem ótimos momentos de diversão na série. Mas, ao longo de várias temporadas, ele evolui, saindo da superficialidade que por vezes também é algo imputado a Gêmeos (entenda que aqui se fala do arquétipo, e não de todos os indivíduos deste signo).

Lúcifer geminiamente faz perguntas inusitadas, é curioso, e também tem uma língua rápida e afiada. Todas características do terceiro signo do Zodíaco.

E um último ponto que garante que o diabo é geminiano é a própria dualidade de ser um diabo na Terra, isto é, de transitar entre dois mundos, o Inferno e a Terra. Lúcifer é um homem no âmbito físico, mas um imortal. Tem, inclusive, tem uma face humana e uma face de diabo. A duas faces. Tudo isto é muito Gêmeos.

E, mais adiante (aqui vem um spoiler), vai se revelar que Lúcifer tem um irmão gêmeo. Portanto, alguém ainda tem dúvida qual é o signo solar do protagonista?

Um detalhe interessante: Tom Ellis nasceu no dia da virada da Lua em Gêmeos para Câncer. Como desconhecemos o horário de nascimento, dá para supor que talvez a Lua dele esteja em Gêmeos.

A detetive Chloe

Lúcifer passa boa parte chamando Chloe pela sua profissão: “detective”, em inglês. Para surpresa da astróloga, que nem deveria mais se surpreender com estas coisas, Chloe está também no mapa de estreia. Vênus, o planeta do feminino, está nada mais, nada menos, do que em Capricórnio, que representa tudo o que a detetive é: séria, empenhada e responsável.

O fato de ser identificada por uma profissão e ser chamada pelo nome que a designa também é algo capricorniano. Enquanto Lúcifer é brincalhão, e muitas vezes irresponsável, Chloe é madura. Mas é claro que desde o início fica evidente que o diabo garotão (Gêmeos, o eterno adolescente) e bom vivant vai se interessar pela linda, mas séria detetive, divorciada e mãe, a quem ele prazerosa e divertidamente ajuda, sem, é claro, deixar de atrapalhar de vez em quando.

O contraste entre os dois é motivo de divertimento na série. Para Lucifer, os “casos da detetive” são entretenimento puro, desafiando seu cérebro inventivo a trabalhar.

Na vida real, uma curiosidade: a atriz que interpreta a personagem nasceu apenas 12 dias depois que Tom Ellis e é uma exuberante sagitariana interpretando uma focada capricorniana. Diz-se, nos bastidores, que é comum que ela caia na gargalhada, e faça todos rirem, e depois retorne para o jeito concentrado da sua personagem, que está sempre tendo de chamar a atenção de Lúcifer.

No início da série, e por muito tempo, a vida dos dois personagens é bem distinta: Lúcifer com sua divertida, variada e extensa vida sexual e a linda Chloe totalmente empenhada na carreira e na criação da filha, e sem muito tempo para o restante.

Ella, a perita investigativa

Ella é uma divertida perita investigativa de origem latino-americana, bastante competente e perspicaz como profissional. Como pessoa, contudo, é muito afetiva e fala pelos cotovelos. Na série, é mostrado como o seu estilo afetuoso desconcerta e encanta os personagens, que, afinal, são americanos, e nada acostumados com a facilidade em criar intimidade dos descendentes de latinos.

Ella parece ser um misto de Sol em Câncer, acolhedora, valorizando muito a família, com Ascendente em Gêmeos, seu lado que fala sem parar e é juvenil, adolescente e animado, tendo vindo de uma família grande, de incontáveis irmãos e primos, o que é algo geminiano também (este signo rege os parentes), nem todos eles seguindo caminhos lícitos (esta ambiguidade pode pertencer a Gêmeos no arquétipo também).

A bruta e doce Maze

Mazikeen, ou Maize, é um demônio que Lúcifer traz consigo e que o defende. É uma bela e letal mulher e que a começa a série fechada e antipática. Mas aos poucos o jeito sincerão dela conquista personagens e espectadores.

Maze é uma guerreira, respondendo totalmente ao signo de Áries. Luta, domina (e ama) facas como ninguém (são regidas por este signo), namora (com homens e mulheres) com irrefreável desejo sexual, é franca, honesta e direta, todos atributos arianos.

Maze é zero sutileza, no extremo do papel do primeiro signo do zodíaco. Contudo, tem também a ingenuidade e bondade deste signo. Defende quem gosta cegamente, até de forma perigosa, e, quando nervosa, o que não é difícil de acontecer (outro traço ariano), realmente vira uma fera fora de controle, sendo até perigosa para Lucifer quando se enfurece com o seu protegido.

Maze passa por várias situações hilárias dada ao seu temperamento impulsivo e direto, tendo, também, muita dificuldade, com seu temperamento ariano reto e transparente, em entender as nuances e códigos sociais do planeta Terra e dos mortais humanos, a quem ela acaba relutantemente se afeiçoando.

Amenadiel, o anjo persistente

Amenadiel é outro anjo, um dos vários irmãos de Lúcifer. É designado para trazer o irmão de volta para o Inferno, mas, é claro, encontra todas as resistências, pois Lúcifer adora a nova vida que leva.

O personagem tem um claro perfil taurino: tem grande força bruta, é leal, focado e persistente em sua missão, mas também muito afetuoso. O fato de seguir as regras do pai, ao invés de querer burlá-las, como Lúcifer faz, reitera este signo do elemento Terra.

Observe-se, porém, que nem todo taurino tem de ser exatamente assim, pois temos um mapa astral completo, como nuances, mas o personagem possui realmente traços deste signo. Amenadiel busca estabilidade, outro traço taurino, e que o mundo seja estável, tarefa praticamente impossível com Lúcifer por perto e com as confusões em que acaba envolvido.

Dan, o ex-marido de Chloe

O ex-marido de Chloe, também policial e colega dela, pode ser pisciano. Dan, no início da série, é um tanto ambíguo, algo que pode ter a ver com Peixes, um signo duplo como o Gêmeos de Lúcifer. Além disso, tem várias dúvidas existenciais ao longo do percurso da série, e tem uma faceta artística, que gosta de se apresentar em teatros de improviso. É visto, de vez em quando, tomando uma bebida em um bar, algo associado a Peixes.

Apesar de aparentemente durão (o Ascendente deve ser de outro signo), no fundo, tem coração mole e é empático, acaba ajudando e entendendo os outros, e, em muitos momentos, vive a indecisão, depressão e confusão que podem ser comuns a este signo.

Linda, a terapeuta bem resolvida sexualmente

A terapeuta de Lúcifer parece ser uma escorpiana, sendo bastante sexual e bem resolvida neste campo. Além disso, ela tem a perspicácia deste signo para entender pessoas e seus códigos não ditos, em especial seu complexo paciente, Lúcifer.

Linda também passa por transformações na série, algo que tem a ver com Escorpião. Ela entende de sentimentos, sendo este signo, apesar do seu lado forte, pertencente ao elemento Água, que detém este tipo de conhecimento.

Linda talvez tenha também o signo de Libra em destaque, já que é uma excelente mediadora. Acaba sendo também amiga de vários personagens, que vêem nela uma ótima parceria, algo associado a este signo.

Lúcifer, a série aquariana em sua quinta temporada

Estes são os principais personagens da série. Outros aparecem, mas estes permanecem e se torce para que a série continue sua quinta temporada ainda em 2021, seja para fechar com chave de ouro a série que nasceu com Sol em Aquário e Lua em Leão (signos opostos e complementares), ou quem, sabe partir para uma próxima temporada.

Esta instabilidade, aliás, é algo que pode fazer parte de Aquário, pois mais de uma vez a série esteve para ser descontinuada. Contudo, para alegria dos fãs, teve uma vida mais longa do que o imaginado.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais