Marcia Fervienza
Por Marcia FervienzaLeia em 3 min.06/01/2015 

Trânsitos de Urano: quando tudo muda de repente

Ao transitar pelo Mapa Astral, planeta ensina lição da flexibilidade e liberdade

Dificilmente um cliente que procura uma orientação astrológica vivendo um trânsito de Urano estará entediado. Ele pode estar assustado com o dinamismo assumido pela sua vida de repente. Ele pode estar temeroso. Ele pode estar confuso, porque tudo aquilo que ele pensava ter sob controle e planejado para os próximos seis ou doze meses, de repente, mudou. Mas entediado, certamente, não é uma palavra que defina o sentimento do nativo durante um trânsito de Urano.

Tudo que antes seguia um planejamento detalhado, agora parece ter ganhado vida própria e ocorre quando bem entende. Surgem opções onde antes não havia, compromissos são inesperadamente cancelados e outros que antes não eram sequer uma opção finalmente acontecem. Tudo parece mudar de lugar, de jeito, de forma, de cor e de sabor, à velocidade da luz. Para alguns signos mais terrenos e fixos, como Touro e Escorpião, estas mudanças assustam. Outros, como os aquarianos, adoram o movimento. Mas o que nos pede exatamente um trânsito de Urano?

Urano ensina que o impossível não existe

Primeiro, que brinquemos com cenários imaginários de infinitas possibilidades. Parece difícil? Talvez seja. Mas com Urano tudo pode acontecer. Tudo mesmo! Especialmente o inimaginável! Por isso, é preciso ser criativo. Quer saber um segredo? Se imaginar o inimaginável, por pior ou melhor que seja, ele provavelmente não vai acontecer. Porque, uma vez imaginado, ele deixa de ser inesperado. Acha impossível? Mas não é. Com Urano, o impossível não existe. Deseja muito uma coisa específica e está esperando que o trânsito de Urano a traga para você? Esquece. Vai acontecer aquela outra possibilidade que você nem imaginava. Está com medo de que uma mudança específica ocorra em uma situação que você preza e está superestabelecida? Pode ficar tranquilo: se você puder prever a mudança, ela certamente não será trazida por Urano.

De repente o saco encheu, aquilo deixou de nos representar e partimos para outra, assim, com total desapego, sem nem olhar para trás.

De repente o saco encheu, aquilo deixou de nos representar e partimos para outra, assim, com total desapego, sem nem olhar para trás.

Evoluímos, enquanto aquela pessoa ou situação não quis ou não pode evoluir com a gente. Então, de repente, deixamos de nos identificar com aquilo e fomos em busca de outras afinidades, outras identidades.

Muitos dizem que Urano representa a liberdade e a independência. E é verdade, mas talvez não da maneira como geralmente se pensa. A independência representada pelo planeta é a independência daquilo que está estabelecido como norma social, que é ditado externamente por valores que não os do próprio indivíduo. Seu compromisso com a liberdade, por outro lado, não significa necessariamente estar sozinho, mas a liberdade de ser ou não ser (casado, separado, solteiro, “ficante”, homossexual, heterossexual, religioso, ateu etc.). Até mesmo a liberdade de escolher ser dependente de algo ou alguém é regida por Urano. E, acima de tudo, a liberdade de ser fiel a você mesmo naquele momento específico da sua vida, respeitando suas próprias necessidades e singularidades. O problema de Urano é com o excesso de individualidade, que pode se transformar em egoísmo.

O problema de Urano é com o excesso de individualidade, que pode se transformar em egoísmo.

Com Urano, ficamos mais autocentrados e menos empáticos – o que, para muitos, é ótimo e necessário. Mas para outros, é preciso um pouco de reflexão e tentar exercitar algum “pé no freio” para não sair atropelando e ferindo pessoas que nos são caras.

Sim, disse tentar, porque dificilmente com Urano conseguiremos parar para pensar no outro em primeiro lugar. Mas se pelo menos o considerarmos no nosso processo, já é um início.

O mais importante em trânsitos de Urano é renunciar completamente ao controle e desfrutar a viagem. Deixe-se levar pelas mudanças. Não faça planos. Planeje somente viver o dia conforme ele se apresentar. Saiba que tudo aquilo que você está vivendo naquele momento pode ou não redefinir a sua história. Mas se não for tão relevante em sua vida, pelo menos terá sido um bom momento e algum aprendizado terá deixado.

Esteja aberto para ser surpreendido pela vida e por você mesmo. Você será assaltado por novos gostos, novos desejos, novas iniciativas e novas afinidades. Poderá se tornar mais criativo, independente, rebelde ou conformista, tudo dependendo de quem você era antes do início do trânsito. No fundo, o trânsito de Urano pode ser uma época de muito estresse – se tivermos a ilusão de poder controlar ou antecipar o curso dos acontecimentos – ou de muita diversão. Qual dos dois você vai escolher?

Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais.