Salada de guacamole para receber a primavera

Receita rica em ômega-3 traz renovação para pele e cabelos

A chegada da primavera em terras lusitanas acionou meu dispositivo carioca, ávido por temperaturas mais altas e comidas mais frescas. Finalmente, após cinco meses de frio, abandonei os casacos, cachecóis, vinhos tintos, sopas e janelas fechadas para receber mais frutas e hortaliças, sol, flores e alegria! Para comemorar o primeiro dia do ano em que o termômetro atingiu 20ºc, abusei dos sabores cítricos e latinos montando uma salada de guacamole, que você vai conseguir fazer num estalar de dedos! Além de saborosa e refrescante, é rica em nutrientes que renovam nossa autoestima, trazendo mais vitalidade para a pele e os cabelos.

Além de saborosa e saudável, receita  de guacamole é ótima para pele e cabelos

Conversei com Melissa Setubal, coach de saúde e especialista em Saúde Integrativa da Mulher, para conhecer os benefícios do abacate, principal ingrediente do guacamole. “Existem diversas espécies nativas no Brasil, desde os menos aos mais cremosos. Mas o avocado, aquele pequeno com casca rugosa, é o mais produzido e consumido mundialmente exatamente por sua cremosidade incomparável”.

Essa textura se dá por causa da sua concentração de gorduras, como ômega-3, essenciais para as funções cognitivas, para o equilíbrio hormonal e também para pele e cabelos mais cheios de vitalidade e com mais brilho. “É ideal para pessoas com cabelos e pele seca ou madura, exatamente por proporcionar substâncias que ajudam a devolver a maleabilidade e capacidade de reter umidade,  porém todo tipo de pele e cabelo pode se beneficiar, incluindo quem tem pele oleosa”, destaca a coach.

A presença de gorduras essenciais e a concentração específica de vitaminas e minerais dessa fruta ajudam na proteção e reparação dos danos ambientais, apoia na prevenção e cuidados relativos à acne e outras condições da pele causadas tanto por distúrbios hormonais quanto condições autoimunes, como eczema.

Salada de guacamole

(Serve de 4 a 6 pessoas)

  • Rúcula e chicória frisée
  • 2 abacates maduros
  • 2 tomates italianos picadinhos
  • 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
  • 1/2 cebola roxa picada bem miudinha
  • 1 punhado de coentro fresco picadinho
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa
  • sal a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco
  • Nachos ou torradinhas sabor tomate

Modo de fazer:

Lave as hortaliças, seque e reserve. Amasse os abacates levemente com um garfo. Não deixe formar uma pasta, a guacamole deve ter pequenos pedaços e um aspecto rústico. Misture todos os ingredientes da receita (já picadinhos) ao abacate e misture.

Na hora de servir, faça uma cama com as hortaliças e coloque algumas colheradas de guacamole por cima.  Para finalizar e dar crocância, esfarele com as mãos nachos ou torradinhas sabor tomate.

Mariana Daemon

Mariana Daemon

Mariana é jornalista por formação, chef autodidata por paixão e empresária por ousadia. Há dois anos dedica-se a cozinhar um pouco de tudo e a criar suas próprias receitas. Assim nasceu a sua empresa de gastronomia, a Un peu de tout. Atualmente, mora em Lisboa, Portugal, e espera inspirar as pessoas a realizarem o que desejam.