Marcia Fervienza

Previsões para Libra em 2018

Confira principais tendências para quem tem Sol ou ascendente no signo

Previsões para Libra em 2018

Em 2018, alguns librianos precisarão desenvolver uma nova forma de enfrentar os desafios da vida, o que costuma gerar amadurecimento pessoal. Já outros poderão sofrer uma mudança radical de caminho de vida. Abaixo, você encontra previsões detalhadas para Libra, divididas por decanato. Mas o dia que um decanato inicia ou termina pode sofrer leves variações anualmente. Portanto, caso tenha nascido no dia de início ou término de um decanato, é importante consultar um astrólogo para tirar a dúvida.

No final do conteúdo, você também encontra as principais tendências para quem tem ascendente em Libra.

Vale reforçar, ainda, que as previsões focam nos aspectos que o Sol (ou o ascendente) em Libra viverá ao longo de 2018. Por este motivo, pode acontecer de um decanato ter trânsitos mais expressivos que outros.

Por último, lembre-se que você é muito mais do que apenas seu signo solar e ascendente. Portanto, para ter uma análise completa de como será seu ano, é preciso analisar outros aspectos de seu Mapa Astral.

Confira abaixo as previsões para seu signo e ascendente (caso não saiba seu ascendente, clique aqui e descubra gratuitamente).

Primeiro decanato – 23 de setembro a 4 de outubro

Os librianos do primeiro decanato, especialmente os nascidos entre 24 de setembro e 4 de outubro, estarão recebendo a quadratura de Saturno recém-ingressado no signo de Capricórnio durante 2018, tornando este um ano importante para o seu amadurecimento pessoal. Isso porque mesmo quando as dificuldades trazidas pelos trânsitos de Saturno não envolvem diretamente a vida privada, elas requerem a adoção de uma nova forma de enfrentar os desafios da vida, o que costuma gerar amadurecimento pessoal.

Neste ano, as circunstâncias (quadratura) parecem depositar continuamente novas responsabilidades sobre seus ombros e exigir cada vez mais de você, levando-o a se sentir muito à mercê de responder ao que a vida lhe apresenta, com pouco livre-arbítrio e liberdade de escolha. Figuras de autoridade, tanto na família como no ambiente profissional ou em esferas públicas, tendem a se mostrar especialmente difíceis de lidar neste momento: elas podem criar demoras desnecessárias, estar resistentes às suas ideias e ser extremamente críticas sobre tudo que você faz.

Figuras de autoridade tendem a se mostrar especialmente difíceis de lidar neste momento: elas podem criar demoras desnecessárias, estar resistentes às suas ideias e ser extremamente críticas sobre tudo que você faz.

Com isso, conflitos são prováveis. E as coisas demoram! Todas essas dificuldades podem comprometer sua motivação e vitalidade pessoal, o que torna este um período pouco recomendado para lutar contra o que lhe é apresentado.

Em vez disso, tente contornar os obstáculos que se apresentam com muita paciência e perseverança, preservando a sua (pouca) energia com a certeza de que esta é uma fase, que vai passar. E tente não desistir dos seus planos, projetos e ambições por causa dos entraves do trânsito astrológico: isto não é uma indicação de que “não tem que ser”, mas sim de que você ainda não está pronto e que ajustes são necessários.

Segundo decanato – 5 a 15 de outubro

Os nascidos nos últimos dias do segundo decanato de Libra, especialmente entre os dias 12 e 15 de outubro, estarão recebendo ainda a quadratura de Plutão em Capricórnio, que continuará a questionar quem são, suas ambições, seus princípios e valores, e seu lugar no mundo. Esse contato pode gerar uma mudança radical de caminho de vida, se o nativo identificar que aquilo que vinha fazendo não está mais alinhado à sua essência, ou pode despertar uma ambição interna desmedida que colocará à prova a integridade dos recursos que a pessoa está disposta a usar para chegar onde quer.

Em qualquer dos casos, você poderá perceber uma grande resistência externa às suas ações, seja porque as circunstâncias parecem não favorecer ou porque terceiros estão dispostos a agir impiedosamente para impedi-lo de chegar onde quer.

Com este trânsito, no entanto, é importante manter em mente duas coisas: primeiro, as pessoas têm interesses próprios em todas as situações nas quais você se envolve e elas não estão falando a você tudo que querem ou pensam. Segundo, porque Plutão fala de inconsciente, ou seja, a resistência percebida através das circunstâncias pode estar querendo mostrar a você algo sobre si mesmo. Medos, talvez? Não hesite em olhar para dentro e se perguntar, pois a melhor maneira de intervir no efeito externo dos trânsitos difíceis é através da autoanálise e autorreflexão.

Terceiro decanato – 16 a 23 de outubro

Os nascidos no terceiro decanato, especialmente entre 18 e 23 de outubro, estão vivendo os últimos momentos da oposição de Urano ao seu Sol, o que significa que até 15 de maio e depois de 8 de novembro ainda ocorrerão mudanças repentinas, que poderão, inclusive, desafiá-los a tomar decisões radicais a respeito de situações ou pessoas em sua vida.

É possível que desafios que chegam através de terceiros (oposição) os obriguem a tomar certas responsabilidades em sua vida ou, o contrário, a se livrar delas. Urano é ótimo para não aceitar responsabilidades que não lhe pertencem, e o Libriano, com seu inabalável desejo por harmonia, ainda pode ter certa dificuldade em não aceitar atribuições que não correspondem ao que acreditam – razão que por si só justificaria esta última passagem do trânsito.

Para as mulheres, este período pode inesperadamente trazer alguém incomum para a sua vida, que seja um rompimento com o seu passado em termos de padrão de homens e de relacionamentos (não só o homem pode ser diferente, mas também a sua forma de se relacionar com essa pessoa).

Para os homens, é possível que um evento significativo relacionado a trabalho ou a uma figura masculina relevante em sua vida ocorra e seja tão impactante que o obrigue a mudar rapidamente de curso para ajustar-se a uma nova demanda.

Para ambos os sexos, esse trânsito pode trazer ainda mudanças inesperadas em relacionamentos existentes, na vida profissional e familiar. E como o aspecto é de oposição, a percepção é que tais exigências por mudanças são indesejadas, mas é muito provável que em nível inconsciente você venha buscando isso nos outros e até plasmando isso no Universo. A pergunta que Urano está colocando nesta passagem final é: como você ainda pode se reinventar?

Ascendente em Libra

Os nativos de ascendente em Libra têm Júpiter entrando em sua Casa 2, dos recursos financeiros, indicando um momento de expansão nos ganhos (e nos gastos) de dinheiro. A área na qual o trânsito de Júpiter toca em nosso Mapa nos torna mais generosos. Ao nos tornarmos mais generosos, gastamos mais, porque a nossa generosidade é extensiva a nós mesmos: nos permitimos gastos com luxo e conforto, que não seria tão comum em outros momentos.

Ao mesmo tempo, quando nos relacionamos com o dinheiro no sentido de abundância, atraímos a generosidade alheia e, muitas vezes, acabamos ganhando mais também, o que justifica o aumento de gastos (geralmente gastamos mais quando temos mais para gastar). É assim que, para alguns, Júpiter em trânsito pela Casa 2 pode indicar promoção no trabalho ou mudança de trabalho que acarreta aumento na remuneração. Por outro lado, Saturno entra em sua Casa 4, do lar e da família de origem, para aí ficar por dois anos, indicando que gastos com reformas em casa podem ser necessários ou a compra do seu primeiro imóvel.

Em ambos os casos, a presença de Júpiter na 2 pode facilitar qualquer um destes investimentos, já que há um fluxo maior de dinheiro. Saturno na 4 pode indicar também um projeto de começar a trabalhar em casa: se este for o caso, o processo de estabelecimento da própria empresa, até que comece a dar o retorno esperado deve ser lento, mas nem por isso significa que não irá acontecer. Não desanime!

Consulta com a autora

Se tiver interesse em se aprofundar nas suas previsões, agende uma consulta com a astróloga e autora deste artigo, Marcia Fervienza.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais. Saiba mais