Por que sua vida não anda depois que terminou com o ex?

Descubra se você ainda está presa à relação do passado

Por que sua vida não anda depois que terminou com o ex?

Parece que foi ontem que vocês terminaram. Você ainda não conseguiu encontrar uma pessoa especial para seguir com sua vida afetiva. Será que você ainda está na relação do passado?

Em muitos casos, a pessoa que sofre por isso acredita que o ex ainda a ama, que um dia ainda vão voltar a se dar bem, que a qualquer momento ele pode descobrir que não pode viver sem estar ao seu lado.

Mas será mesmo que isso é possível de acontecer? Será que quando se ama é preciso esperar o tempo do outro, inclusive quando esse alguém nunca disse que talvez vocês voltariam?

O que te leva a permanecer presa à relação do passado

Às vezes, as pessoas se perdem dentro de ilusões que o outro criou. Sim, muitas vezes, o par faz promessas que não se cumprem e ficamos presos na esperança de um dia tudo que foi prometido vá ser concretizado.

Mas tem muitos casos em que a própria pessoa se prende ao que decidiu acreditar.

Seja porque chegou a uma conclusão de que o outro a ama e não pode viver feliz sem ela ou porque alguém ajudou a plantar essa esperança através de leituras de oráculos ou revelações em cultos.

Assim, a pessoa passa seus dias parecendo que carrega correntes bem pesadas que a aprisionam ao ex, na esperança de um dia voltarem a ficar juntos.

E o tempo passa, a saudade aumenta assim como a tristeza de não conseguir dar continuidade à sua vida amorosa.

As consequências de manter-se presa à relação do passado

Ficar preso a uma pessoa através de uma ilusão de que um dia vocês podem voltar, que ninguém vai substituir a presença daquela pessoa na sua vida ou que o amor da sua vida realmente é ele, acaba colocando vários “nãos” na frente de pessoas com quem você poderia ter um relacionamento feliz.

Inclusive, parece até que a pessoa que fica presa a esse passado nunca está com os pés no presente.

Pode até ter um novo amor, mas nunca se entrega de verdade ao compromisso dessa relação e, nos pensamentos, sempre está conectada ao ex, levando, assim, a uma traição com o parceiro atual e consigo mesma.

Como romper o tormento emocional da relação do passado

Quem decide se livrar dessas correntes que lhe prendem só ao passado, a uma pessoa que já não é mais aquela que um dia foi, busca encontrar respostas dentro de si.

A ajuda profissional, neste processo, é de extrema importância, porque somos mesmo muito cegos e surdos para o que não conseguimos entender sobre nós.

Fazer análise ajuda muito a descobrir o que de fato prende a pessoa ao seu passado, ao seu ex, e também se abrir para o presente, construindo novos relacionamentos muito mais saudáveis e propensos a dar certo.

O efeito da Psicanálise é aprender a lidar com seus desafios emocionais, descobrir novas maneiras de viver e se desprender de algo que a pessoa acreditou que fosse seu destino, como um eterno sofrimento.

É libertador descobrir suas verdadeiras forças interiores e de bom você ainda pode viver na sua vida ao lado de quem você ama.

Eu noto pessoas que, ao depararem com o rompimento de seus relacionamentos não conseguem dar conta do seu sofrimento.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Bruna Rafaele

Bruna Rafaele

Psicanalista, especialista em Saúde Mental. Faz atendimentos presenciais no Rio de Janeiro e consultas online no Personare. Saiba mais