Simone Kobayashi
  • Por Simone Kobayashi
  • Leia em 5 min.
  • 04/07/2017
  • Atualizado em 07/04/2020 às 14:48

Pedras e cristais para o dia a dia

Veja como usá-los em momentos de ansiedade, tristeza e baixa autoestima

Pedras e cristais para o dia a dia

Em várias situações na nossa vida, precisamos de uma “forcinha” extra. Que tal contar com a ajuda de pedras e cristais? Esses materiais nos encantam há milênios e a energia que emanam pode nos ajudar em situações cotidianas.

As pessoas sempre perguntam quais pedras e cristais devem utilizar em determinada situação e de que forma. Sim, eles ajudam a dar uma forcinha extra, mas não é mágica.

Nada e nem ninguém pode colocar dentro de você uma característica que já não tenha.

O trabalho funciona com o intuito de ressaltar um determinado aspecto em alguém, como, por exemplo, a autoestima em uma entrevista de emprego.

Para trabalhar com pedras e cristais, basta colocá-los no chakra correspondente à área que você quer trabalhar, de 10 a 20 minutos, de uma a três vezes na semana. Em ocasiões especificas é válido levá-los dentro do bolso ou bolsa.

Dicas para usar pedras e cristais no dia a dia

Citrino para aumentar a autoestima

O Citrino é uma das melhores pedras para lidar com a autoestima. Associado ao chakra do umbigo ou plexo solar, sua energia assemelha-se a do sol, que aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida. Por manifestar-se com firmeza, transfere esse senso de certeza interior, ajudando as pessoas que necessitam de confiança e segurança.

Ametista para atenuar a ansiedade

A Ametista pode ser usada no chakra frontal (testa), induzindo a um estado meditativo. Afasta a mente de padrões egocêntricos de pensamento, atraindo-a para uma compreensão mais profunda.

Água-Marinha para expressar ideias com clareza

A Água-Marinha é uma pedra extremamente suave e pode ser utilizada no chakra laríngeo (garganta). Ela ajuda a sair do turbilhão de emoções e a expor o que se sente em palavras. Perfeita para ajudar na exteriorização da criatividade.

Ágata de Fogo para aguçar sensualidade

Como o nome diz, a Ágata de Fogo tem ligação com este elemento e é utilizada para estimular e ativar o chakra sacro, localizado abaixo do umbigo.

Quartzo Rosa para buscar sucesso no romance

O Quartzo Rosa é um cristal relacionado ao quarto chakra (coração), que é o centro energético que rege as nossas emoções. Esta pedra dissolve as cargas acumuladas no coração que nos impedem de dar e receber afeto. O sucesso no romance é diretamente ligado à nossa capacidade de amor-próprio, do amor incondicional e do amor pelo amor.

Pirita para atrair prosperidade

A Pirita é muito usada como amuleto para atrair riqueza e prosperidade. Atua principalmente no chakra do umbigo ou plexo solar, estimulando a junção de forças para o sucesso pessoal.

Cristal de Enxofre para combater a tristeza

O Cristal de Enxofre trabalha no chakra do umbigo ou plexo solar e sua principal função é a de eliminação. Não deve ser colocado em água, pois se dissolve muito facilmente. Sua utilização no plexo solar ajuda a eliminar sentimentos negativos como raiva, tristeza profunda, irritabilidade e egoísmo.

Turmalina Negra para afastar as energias negativas

A Turmalina Negra desvia as energias negativas, ao invés de absorvê-las. Pode-se usá-la ou carregá-la quando vamos a ambientes negativos ou ao encontro de energias densas ou pesadas. Ela dá proteção e rumo.

Granada para ter mais determinação

A Granada simboliza vitalidade, rejuvenescimento, criatividade, atração e apetite sexual. Conhecida por despertar paixões, principalmente pela vida, é muito utilizada quando estamos apáticos. A pedra nos coloca em alerta, prontos para qualquer coisa, com “borboletas na barriga” e coração na boca. Por isso, é muito indicada para quem é menos ativo e possui pouca determinação.

Obsidiana para sair da estagnação

É uma pedra terapêutica, possui uma energia que detecta exatamente aquilo que atrapalha nosso conhecimento e crescimento, trabalhando exatamente nisso, mostrando a você o que é e onde incomoda.Mas também é uma pedra que tem um lado doce, capaz de tornar-se receptiva e emitir respostas que logo nos aliviam. Mas como toda pedra escura, deve ser empregada com cautela.

Turquesa para ter mais calma

Além de bonita, relaxa todo o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda a verbalizar os pensamentos. A Turquesa oferece energia de paz, harmonia e equilíbrio. Além disso, combate ansiedade e ameniza dificuldade para dormir, excitamento nervoso, falta de fé em si mesmo, negativismo e a inflexibilidade.Também trabalha o bem-estar físico e o aumento da imunidade.

Jaspe para lidar com problemas

Quando estamos fragilizados, cansados e sobrecarregados, uma boa alternativa é usar a Jaspe, também conhecida como a “Pedra dos Problemas”. Vale esclarecer que ela não elimina as dificuldades, mas as guarda para que você volte a elas em um momento mais propício. Também é indicada para situações de crise. Quando sobrecarregados, podemos usá-la para focar em uma coisa de cada vez.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica. Saiba mais