Pesquisar
Loading...

Chakra frontal: o que é e como funciona

Aprenda a equilibrar o sexto chakra, que está diretamente ligado à nossa mente

Atualizado em

O sexto Chakra é também chamado de Chakra Frontal, Terceiro Olho ou Ajna. Localizado no centro da testa, logo acima do nariz e entre as sobrancelhas, representa nossa visão e a função psicológica é o mental. Sua cor é anil ou índigo com um pouco de amarelo e violeta.

A chamada “Glândula Mestra”, Hipófise ou Pituitária é a representante deste vórtice e responsável pela organização e funcionamento de todas as outras glândulas de nosso corpo.

Por isso, podemos também nos referir ao 6º Chakra aqui citado, como Olho Interior e Chakra do Comando, e ele está ligado diretamente ao nosso Corpo Mental ou à nossa mente.

É através dele que produzimos formas de pensamentos benéficas ou prejudiciais, e que desenvolvemos a mente impessoal, que sabe discriminar sobre pensamentos motivados por crenças e medos ou pela sabedoria natural e inata.

Essa clareza da mente e da personalidade é a essência da sabedoria e poderes deste Chakra.

As características do chakra frontal

Os princípios básicos do terceiro olho são intuição, centro de clarividência, telepatia, poder da mente e autoconhecimento.

Por isso, está sempre ligado ao amor celestial e todas as formas de vida.E tem a capacidade de compreender e avaliar conceitos e habilidades mentais e racionais para materialização de ideias.

O funcionamento harmônico do Chakra Frontal nos faz vivenciar uma mente com mais destreza, um intelecto mais ativo e maior intuição sobre as situações. Além disso, durante as meditações, podem ter lampejos de outras dimensões da realidade.

Como saber se o chakra frontal está desequilibrado?

Quando o vórtice está girando anti-horário, pode causar confusão mental e pensamentos negativos e manipulação para ter mais poder sobre os outros.

Mas se o mesmo estiver bloqueado, vai eliminar a criatividade, tornando a mente rígida, dificultando o raciocínio e o aproveitamento de ideias. Só o mundo exterior e visível vai parecer como realidade.

No entanto, pode também se tornar bastante esquecido, e perder facilmente a cabeça, deixando a emoção negativa prevalecer.

Como melhorar o chakra frontal

Para facilitar, num plano inicial, devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, onde a integração e potência do mesmo possa ser recuperada e tratada.

Feito isso, podemos começar um caminho de auto-observação para reconhecermos como pensamentos e desejos podem estar limitando e desenergizando o centro de energia mental.

Um bom ponto a ser questionado para este chakra é “como estão meus pensamentos? positivos ou negativos?“.

Outras questões boas de se responder são:

  • Como me sinto em relação às minhas habilidades intelectuais?
  • Tenho medo ou alguma paranoia?
  • Sou muito crítico ou julgador de mim e dos outros?
  • Me sinto em culpa por alguma situação?
  • Mereço ser feliz? (deixe a resposta vir com verdade)
  • Sou receptivo às ideias dos outros?
  • Sou mentiroso de pequena escala ou de grande?
  • Como está meu discernimento?
  • Tenho me recusado a aprender com as experiências da vida?
  • Tenho tido algum problema em meus olhos físicos?
  • Tenho tido dificuldade de concentração?
  • Tenho sentido confusão mental com frequência?
  • Tenho muitas dores de cabeça nos últimos tempos?
  • Será que posso e me permito escolher fazer diferente?
  • Como posso ser mais criativo nesta autoinvestigacão?

Crie suas próprias perguntas e se quiser mande para mim.

EQUILIBRANDO O CHAKRA FRONTAL

Após ter feito com muita honestidade este mergulho profundo em você, chega o momento de acalmar a mente, parar as críticas e os julgamentos.

1. Preste atenção na respiração, do ar que entra e sai do seu nariz.

Dê espaço para o novo ar entrar e o velho sair. Observe-se. Observe sua mente e deixe ela falar sozinha. Foco na respiração. Faça por algum tempo este exercício todos os dias.

Todo este processo de auto-observação deve ser cauteloso, amoroso e com disciplina, pois entrar em contato com nossas verdades mais profundas pode ser bem desafiador.

Se for muito forte para você, procure um profissional para te ajudar a organizar as ideias e seguir com mais facilidade.

2. Trabalhe no seu equilíbrio

Algumas sugestões para isso são:

  • A meditação/atenção plena (entenda aqui) é realmente uma grande ferramenta de ajuste de chakras, e pode/deve ser usada sempre.
  • Praticar os exercícios físicos da Yoga (que pode ser feito em casa) também são muito recomendados para este chakra.
  • Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento.
  • Manter a mente sob observação e controle, para se escolher os pensamentos adequados são excelentes exercícios.
  • Outra técnica que é bem recomendável após e durante a investigação é o Ho’oponopono (conheça mais aqui). Assumir suas responsabilidades, perdoar e liberar conceitos indesejáveis sempre ajudam imensamente nas questões.

3. Foque na beleza do mundo

Baseada no desenvolvimento de meu trabalho “Virtudes com Consciência”, sugiro que invista seu foco na “beleza” do mundo a sua volta. Esta prioridade interna acaba despertando no nosso dia a dia mais gratidão.

Nesse sentido, olhando para a beleza dos detalhes, você pode potencializar imediatamente seu 6º Chakra e muito mais.

4. Medite muito

No vídeo a seguir, ofereço uma meditação guiada para equilibrar os sete principais Chakras do corpo, incluindo o Chakra frontal.

ENTENDENDO MELHOR OS CHAKRAS

Temos sete chakras que são os centros energéticos. Neles, a consciência ou sabedoria natural da vida percebe e realiza duas funções ao mesmo tempo: representa próprio o órgão, bem como nossas emoções relacionadas ao mesmo.

Assim, desenvolvemos a consciência do que está bem em nossa vida ou o que não está. O chakra nos mostra nosso inconsciente em ação.

Todos estes centros são distribuídos próximos e ao longo da coluna vertebral. Sua forma se assemelha a uma antena parabólica e sua percepção, a um radar. Por isso, percebem o mundo e sofrem o impacto de acontecimentos e pessoas a nossa volta.

Além disso, funcionam como verdadeiras usinas de irradiação de energia, emoções e pensamentos.

Por isso, são fundamentais na regulação de nosso organismo, proporcionando harmonia e equilíbrio entre o físico, o emocional e o mental, fazendo a ligação entre o corpo material e o mundo subjetivo.

Sendo assim, cada um dos sete chakras guarda todas as emoções que vivenciamos, o que afeta, imediatamente, nos resultados físicos e energéticos do nosso dia a dia. Um dia estressante, com muita raiva, afeta negativamente nosso campo energético, os chakras e corpo físico.

E agora?

Agora que você já tem estas informações preciosas, é de sua total responsabilidade o que vai fazer com elas. Claro que nada do que foi dito aqui substitui ir ao médico ou fazer tratamentos. Muito pelo contrário, recuperar seu chakra pode acelerar qualquer um destes processos de cura.

Espero sinceramente que venha trilhar um caminho de consciência com muitas alegrias e conquistas. Que suas investigações lhes tragam conquistas maravilhosas.

Namastê! O meu Ser reconhece o seu Ser em todo o seu esplendor!

Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Faz atendimentos online no Personare. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.

Saiba mais sobre mim