Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 10/10/2016
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:11

O que significa sonhar com gravidez?

Saiba o que representam sonhos com gravidez (desejada ou não), nascimento e aborto, entre outros | Glossário Personare

O que significa sonhar com gravidez?

Sonhar com gravidez não significa que a pessoa do sonho esteja de fato esperando um filho. Essa gravidez pode referir-se a algo que está sendo criado e gerado a partir de dentro e pode ser uma ideia, um projeto, um desejo, um sentimento ou o planejamento de uma atividade nova.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com gravidez

  • A gravidez é do sonhador ou de outra pessoa?
  • Caso seja de outra, como essa pessoa é e que representação ela tem para o sonhador?
  • Quais as impressões e os sentimentos que a gravidez gera no sonho?
  • Algum nascimento ocorre no sonho?
  • Como o sonhador lida ou pensa sobre gravidez?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com gravidez

  • Como venho lidando com meus processos criativos? Expresso todo meu potencial criativo ou o contenho por insegurança, medo?
  • Estou permitindo que meus projetos e ideias se desenvolvam?
  • Dou vazão aos meus insights e ideias ou desvalorizo e deixo-os de lado?
  • Tenho paciência para desenvolver e concretizar meus projetos ou desisto deles no meio do caminho? Aceito o tempo dos acontecimentos ou forjo sua concretização precipitadamente?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com gravidez:

Sonhar que a gravidez é algo positivo

A gravidez no sonho como algo positivo e desejado para o sonhador pode indicar um forte processo criativo em andamento, e tais processos estão sendo devidamente gestados e desenvolvidos ainda numa dimensão interior do indivíduo.

Sonhar com uma gravidez indesejada

Uma gravidez que gera desespero, medo ou é indesejada pode remeter à própria maneira como o sonhador lida com sua criatividade: temendo a sua própria fertilidade e possibilidades criativas, a expressão de suas ideias ou lidando com um impedimento interno de insegurança em relação aos próprios projetos. Vale aqui, investigar a origem desses medos.

Sonhar que acontece um nascimento

Se no próprio sonho acontece um nascimento, há uma indicação de que esse processo criativo é possivelmente frutífero e validado a existir, e, ainda que internamente, já possui algum contorno mais definido ou conhecido para o sonhador em sua realidade.

Sonhar que acontece um aborto

Já um aborto pode indicar a interrupção ou o impedimento de qualquer processo criativo que tenha se iniciado. Muitas vezes, uma pessoa pode ser tão machucada do ponto de vista psíquico, que suas ideias e todo o desenvolvimento de seu potencial criativo ficam submetidos à uma crítica ferrenha ou à invalidação, impossibilitados de nascerem.

Sonhar com uma gravidez bem sucedida

Uma gravidez bem sucedida que culmina em um nascimento demonstra que o sonhador provavelmente está fluindo e concretizando ideias e processos que já foram amadurecidos internamente.

Sonhar com um nascimento prematuro

Da mesma maneira, um nascimento prematuro pode indicar um passo precipitado, uma falta de paciência com o tempo de desenvolvimento natural dos acontecimentos internos e externos.

O que a gravidez simboliza?

A gravidez em si é o ato de gestar, gerar, permitir o desenvolvimento de algo em formação, criar a partir de dentro. O útero é o local da experiência de concavidade, de envolvimento, de aconchego e acolhimento, embora para muitas pessoas possa ser uma experiência bastante turbulenta e traumática. Por essa razão, o sonhador deve fazer uma análise mais pessoal de suas próprias experiências com este símbolo.

Estar grávida(o) em um sonho não quer dizer que se esteja efetivamente grávida ou que a pessoa com quem sonhamos esteja ou vá ficar grávida. Embora existam relatos de sonhos premonitórios com relação à gravidez e/ou morte, entre outros acontecimentos, são mais raros, e o símbolo em si é mais do que uma antecipação – é amplo em suas possibilidades.

E quando homens sonham que estão grávidos?

Entre sonhos que são constantes para muitas pessoas, sobretudo mulheres, há o sonho com gravidez. A concretude da gravidez é um processo que ocorre exclusivamente no interior do corpo da mulher, embora homens fiquem “grávidos” emocionalmente quando curtem, aguardam e acompanham toda a gestação e o nascimento de seus filhos. O feminino não é exclusivo das mulheres. Há uma parte da psique masculina em que o feminino existe, e para alguns homens essa parte é mais consciente do que para outros. Por essa razão e pela liberdade e fluidez com que o inconsciente se comunica, um homem poderia sonhar que está grávido.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais