Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 2 min.03/11/2016 

O que é uma quadratura?

Planetas a 90° de distância entre si formam aspecto astrológico que sinaliza conflito | Glossário Personare

Dividindo os 360 graus de um Mapa Astral pelo número 4 (por isso o nome quadratura), obtemos 90, valor da distância em graus entre dois planetas em quadratura. A partir dessa divisão, obtemos um quadrado, que simboliza conflito – por isso, a quadratura é um aspecto considerado tenso. Existe uma competição entre os planetas aspectados. Mercúrio e Marte em quadratura, por exemplo, indicam uma maneira um tanto mordaz (Marte) de se comunicar (Mercúrio).

Os três ritmos dinâmicos

Os 12 signos do zodíaco são classificados também em 3 ritmos dinâmicos: cardeal, fixo e mutável. O cardeal representa a impulsividade, o impulso conquistador, e os signos são os 4 que iniciam as estações ao redor do mundo: Áries (primavera no hemisfério norte e outono no sul), Câncer (verão no hemisfério norte e inverno no sul), Libra (outono no hemisfério norte e primavera no sul) e Capricórnio (inverno no hemisfério norte e verão no sul). O fixo representa o ponto mais alto da estação, caracterizando signos mais concentrados e de pouco movimento: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Já o mutável abrange os 4 signos de transição, de mudança de uma estação para outra. São os signos “duplos”: Gêmeos, Sagitário (metade homem, metade cavalo), Peixes (mais de um) e Virgem (o único cuja representação iconográfica não expressa mutabilidade).

É um aspecto favorável ou desafiador?

Além da possibilidade de conflito citada anteriormente, os signos em que os planetas estão em uma quadratura são não-opostos de mesmo ritmo (ambos são cardeais, fixos ou mutáveis; entenda no box ao lado), o que reforça o atrito desse aspecto. Mesmo assim, ele pode sempre trazer qualidades à tona. Um exemplo é Marte e Plutão em quadratura: ainda que signifique obsessão na luta pelos desejos, indica força em batalhar para transformar o mundo.

Curiosidades

A quadratura ainda existe caso os dois planetas aspectados estejam entre 84 e 96 graus de distância um do outro. Caso Sol e/ou Lua estejam envolvidos, essa margem muda para 83 a 97 graus.

Exemplos:

  1. Mercúrio a 17° de Leão e Plutão a 22° de Escorpião: a distância entre ambos é de 95°, portanto é quadratura.
  2. Lua a 0° de Peixes e Marte a 23° de Touro: ambos estão a 83° de distância. Como a Lua é um dos aspectados, temos uma quadratura, ainda que fraca em decorrência de Peixes e Touro não serem signos do mesmo ritmo. A quadratura existe por conta da distância angular, mas é enfraquecida.

Um aspecto não é todo o seu mapa

Por mais desafiador ou harmonioso que um aspecto seja, é importante evitar pautar-se apenas por ele ao interpretar um Mapa Astral. O mapa é um conjunto de aspectos e posicionamentos distintos, o que significa riqueza de conteúdo e, por consequência, a necessidade de um olhar amplo. Enquanto uma oposição pode sugerir dificuldades em determinado âmbito, um trígono no mesmo mapa pode equilibrar essa tendência negativa. Ponderação faz toda a diferença.

+ Quer saber mais? Acesse aqui o canal de Astrologia do Personare

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.