Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.31/10/2016 

O que é uma conjunção?

Conjunção é um aspecto astrológico formado por dois planetas bem próximos um do outro. Conheça características | Glossário Personare

Uma conjunção astrológica ocorre quando dois planetas estão a uma distância de 0 graus entre si, num Mapa Astral. Esse aspecto provém da divisão dos 360 graus da mandala astrológica pelo número 1, que remete à unificação – justamente o significado da conjunção. A divisão resulta em 360, ou seja: quando dois planetas estão no mesmo grau, temos uma conjunção.

Contudo, a conjunção ainda é considerada quando a distância máxima entre os astros é de 10 graus, para mais ou para menos. Caso um dos envolvidos seja o Sol ou a Lua, essa distância aumenta para 12 graus.

Veja exemplos:

  1. Marte a 4 graus de Libra e Júpiter a 12 graus de Libra: como a distância entre ambos é de 8 graus, trata-se de uma conjunção.
  2. Sol a 4 graus de Sagitário e Mercúrio a 15 graus de Sagitário: um dos envolvidos é o Sol e ambos estão a 11 graus de distância. É uma conjunção.

O que a conjunção significa?

Na conjunção, há uma fusão das características dos astros aspectados. Sol (a própria essência) e Mercúrio (comunicação) conjuntos no Mapa Astral de uma pessoa, por exemplo, sugerem que ela tem grande facilidade em falar a respeito de si mesma.

É um aspecto favorável ou desafiador?

Uma conjunção astrológica normalmente é neutra. Quando não é o caso, é preciso avaliar os planetas envolvidos para saber se ela sugere mais tensão do que harmonia ou vice-versa. Na tabela abaixo, é possível conferir o valor das diferentes possibilidades desse aspecto:

 

 

 

 

 

Quando esse aspecto é neutro, tanto as qualidades quanto as tendências negativas dos planetas estão presentes; quando é favorável, as qualidades ficarão mais evidentes; e quando é desafiadora, as características mais tensas poderão ser vistas facilmente. Voltando ao exemplo anterior, Sol em conjunção com Mercúrio tem uma interpretação que tende a ser neutra, de acordo com a tabela, então as características podem ser favoráveis ou desafiadoras em mesma intensidade.

Uma conjunção pode ocorrer em signos diferentes. Um exemplo é Marte a 25 graus de Touro e Saturno a 2 graus de Gêmeos – ambos distam 7 graus um do outro, mas em signos diferentes. Quando isso ocorre, consideramos a conjunção existente, porém fraca se comparada às que normalmente ocorrem no mesmo signo.

Esse tipo de enfraquecimento pode ocorrer em qualquer outro aspecto, seja ele quadratura, trígono, sextil ou oposição, seguindo as mesmas regras: a distância angular é respeitada, mas os signos envolvidos, não.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.