Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

4 exercícios de Mindful Eating ao comer fora de casa

Conheça técnicas de como praticar o Mindful Eating fora de casa

4 exercícios de Mindful Eating ao comer fora de casa

A aplicação do Mindful Eating no intuito de equilibrar nossas relações com a comida apresenta desafios maiores quando desejamos colocá-la em prática em ambientes externos, como em lanchonetes, restaurantes e em comemorações familiares.

Nesse sentido, exercitar a atenção plena na alimentação dentro de casa, durante uma ou duas refeições que fazemos dentro dos nossos domínios, ou seja, de locais que estamos habituados, caracteriza-se como algo mais fácil, justamente por conhecermos os elementos que compõem este ambiente, pois vivemos nele diariamente.

São locais que possuem situações surpresas, que demandam nossa adaptação e resiliência para reduzir o estresse crônico, a ansiedade e o burnout e que podem impactar diretamente a prática de comer consciente.

Por isso, praticar o Mindful Eating ao comer fora de casa é um genuíno ponto de virada, ou seja, um aspecto desafiador que nos estimula à verdadeira mudança de hábito e/ou despertar de consciência perante nossos comportamentos.

Reflita: o Mindful Eating será oportuno naquele momento?

Imagine a cena. Você está no restaurante com seus familiares para celebrar algo, rever pessoas que há muito tempo não vê ou simplesmente “jogar conversa fora” após o trabalho.

Vamos pensar no mandamento do Mindfulness que reluz de forma intensa nesta atitude: a observação do ambiente, isto é, ter discernimento sobre o que não fazer também posiciona-se como um exercício significativo de autocontrole e autoconhecimento no cotidiano.

Baseado nesse contexto, temos o outro advento de percepção de situações. Se você foi ao restaurante para um jantar a dois, sozinho ou para mergulhar o paladar em uma experiência gastronômica diferenciada, você possui os cenários perfeitos para desfrutar o máximo a prática de quatro exercícios de Mindful Eating no restaurante.

4 exercícios de Mindful Eating para praticar ao comer fora de casa

1. Respire por um minuto pelo diafragma: o ato de respirar pelo diafragma potencializa a conexão com si próprio e ativa o sistema nervoso autônomo parassimpático, responsável pelo equilíbrio dos biorreguladores (frequência cardíaca, frequência respiratória e ondas cerebrais) nos tornando mais receptivos para o comer consciente;

2. Beba um pouco de água para limpar os resíduos gustativos: ao bebermos 200 ml de água (principalmente gaseificada), efetuamos uma limpeza dos nossos marcadores de palatabilidade, nos proporcionando um paladar mais neutro para os alimentos que virão na refeição;

3. Aprofunde a conexão olfativa com o prato que pediu durante 30 segundos: feche os olhos e sinta os aromas de cada alimento que faz parte do seu prato, aprofundando assim as conexões com os efeitos benéficos gerados pela neurociência do olfato em termos de sensações de prazer e saciedade;

4. Mastigue da forma mais lenta possível a primeira jornada: é como se você estivesse aprendendo a comer neste momento! Permita-se explorar este primeiro trajeto de garfada, colherada ou mordida, de modo que você mude o estado do alimento dentro da sua boca (se for um alimento sólido transformá-lo em pastoso, se for pastoso, mudá-lo para líquido).

Marcelo Anselmo, autor deste artigo, possui um Curso Online de Formação em Mindful Eating, o Comer Consciente, com chancela internacional. Confira em:

https://plenitudebemestar.com.br/produtos/cursos/online/mindful-eating-o-comer-consciente/

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br Saiba mais