Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

O que é o Kemetic Yoga, a Yoga de base africana

Conheça a origem e os princípios da Kemetic Yoga, prática ancestral de equilíbrio e cuidado do corpo com origem no norte da África.

O que é o Kemetic Yoga, a Yoga de base africana

Imagine uma civilização extremamente avançada em práticas e ciências de preservação do corpo e da saúde mental cujos habitantes, mesmo sem a existência da internet, desenvolveram tecnologias que usamos ainda hoje.

Agora, imagine que eles registraram filosofias de vida que garantissem a manutenção e o equilíbrio dos corpos, além de uma prática de movimentos físicos que ajudasse nesse processo.

Pois bem, a filosofia e os movimentos físicos se chamam Kemetic Yoga. A antiga civilização que desenvolveu tudo isso chama-se Kemet. E o interessante: você a conhece, só que com outro nome.

O que significa Kemet?

O nome Kemet você conhece hoje como Egito. Sim, Egito da Cleópatra e das pirâmides. Essa região fica próxima ao Rio Nilo, no norte da África, e o termo Kemet significa terra preta ou terra dos homens pretos.

Sim, Cleópatra era africana e tudo indica que com pele preta. Os olhos não eram azuis.

Você provavelmente não sabia disso, porque quando os gregos colonizaram regiões africanas e escravizaram a população, buscaram de diversas formas apagar a identidade cultural desses povos.

Uma das formas de buscar esse apagamento é não dar o crédito devido àqueles que desenvolveram inúmeras tecnologias de cura, como Kemetic Yoga, ou destruir conhecimentos avançados de diversas áreas, como arquitetura, medicina e navegação. Então, agora você já sabe: o nome certo é Kemet e Kemetic Yoga.

E como provar tudo isso?

Esse é um grande desafio, porque muitos registros em papiros foram destruídos.

Nos anos 70, o Mestre Yirser Ra Hotep e o mestre dele Asar Hapi, nascidos na América do Norte,  iniciaram pesquisas para resgatar as informações referentes à prática de Kemetic Yoga, após ver no trono do Faraó Tutancâmon, a imagem de Shu, uma deidade que simboliza respiração e imortalidade. Mestre Yirser Ra Hotep fez sucessivas viagens a Kemet em busca de evidências.

Nessa imagem, existem símbolos que afirmam os princípios da prática semelhantes ao que hoje é conhecido como yoga. Além disso, ainda existem alguns documentos que trazem essa história, e os principais são os papiros, escrituras sagradas em que os escribas registravam conhecimentos ancestrais africanos. Outra evidência são as escrituras grafadas nas paredes das Merkuts (pirâmides), na linguagem ancestral Mdu Ntr, que hoje conhecemos como hieróglifos.

O que é a Kemetic Yoga?

A Kemetic Yoga traz então conhecimentos ancestrais para questões atuais. É uma antiga ciência espiritual – mas não religiosa – africana que tem a natureza como guia para manter o equilíbrio.

Reconhece cada um de nós como seres naturais, por isso a natureza torna-se guia de respostas para manutenção de equilíbrio, harmonia e verdade.

Além da filosofia de vida, as práticas de corpo incluem posturas, meditação, respiração e palavras de poder. Tem como marca a sincronização da respiração com movimentos desacelerados para trazer um estado meditativo e de profunda autopercepção através de diversos princípios, dentre eles:

  1. Lei da respiração em quatro tempos: 1. Inspira, 2.  Pausa, 3. Expira, 4. Pausa.
  2. Progressão geométrica: atencioso desenvolvimento do passo a passo até atingir uma determinada postura, respeitando a geometria física e energética dos corpos.

Quais são os objetivos da Kemetic Yoga?

Dentre seus objetivos a Kemeitc Yoga visa:

  • à ampliação de energia vital através do elemento shu (respiração) para cura;
  • ao autoconhecimento para desenvolver habilidades que podem ser utilizadas na vida para realização de projetos, como maior foco e respeito aos próprios limites;
  • ao equilíbrio e harmonia dos corpos físico, mental, emocional.

A melhor forma de você entender o que essa prática rara aqui no Brasil proporciona é fazer uma aula com um dos apenas 33 instrutores no país.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Ana Sou

Ana Sou

Faz parte da primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil. Na yoga de base indiana, está em formação em Yin Yang Vinyasa (Edson Ramos) e Hatha Yoga (Arte de Viver). Também tem formação em Yoga Massagem Ayurvédica (Pune – Índia); e terapia de respiração Rebirthing (Renascimento). Saiba mais