Frases de autoestima: como usá-las e os benefícios

Saiba porque a autoestima é tão importante e o que você pode fazer para cultivá-la

Frases de autoestima: como usá-las e os benefícios

A autoestima é fundamental para termos uma vida mais leve e feliz, pois a maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos afeta todas as áreas da nossa vida. Além do processo terapêutico, repetir frases de autoestima, como mantras, pode ser um bom recurso, de fácil acesso e bons resultados se você souber usá-lo.

A seguir, veremos exemplos de frases, além de usá-las e os benefícios.

Como a autoestima afeta nossa vida

A forma como reagimos no cotidiano ou nos relacionamos está diretamente relacionada à imagem interna que carregamos sobre nós. Por isso, avaliar como lidamos com ela é tão importante.

A autoestima depende de uma série de fatores, mas, de maneira geral, ela está ligada a uma postura interna diante da vida. É preciso reconhecer que ela é um processo ativo, e não passivo.

Ou seja, ninguém vai lhe dar autoestima. Você a busca dentro de você com atitudes internas e externas.

E ela depende de alguns fatores fundamentais, tais como: autorresponsabilidade, autoconsciência, amor-próprio, congruência entre palavras e atitudes. E, talvez o mais importante, soltar o julgamento.

A baixa autoestima, geralmente, parte de um processo autodestrutivo, em que a própria pessoa se julga e se culpa constantemente.

Se formos mais além, frequentemente, há um grande julgamento e críticas excessivas aos pais. Se a vida chega a você a partir de um pai e uma mãe, então eles fazem parte de quem você é. Se você os julga ou rejeita, faz isso em dobro com você mesmo.

Sistemicamente, há uma ordem que precisa ser respeitada. Se seus pais fizeram algo que lhe feriu na sua infância, você não podia fazer nada para mudar. Mas se você é adulto, pode seguir em frente.

O que não será possível se ficar olhando para os dores do passado e permitindo que elas continuem agindo em você.

Como (re)construir a autoestima

Para (re)construir sua autoestima é preciso agir. É preciso refletir sobre os fatores mencionados e sua postura diante da vida. É um processo.

Mas como talvez já tenha se passado um bom tempo com a autoestima baixa, você talvez precise de ajuda.

Em um processo psicoterapêutico com a visão sistêmica, será possível perceber quais posturas te impedem de viver com leveza e recuperar a autoestima perdida.

Também há alguns recursos que podem ajudar, como as frases de autoestima.

Como usar frases de autoestima

Repetir frases sem um processo reflexivo talvez não seja de grande ajuda.

Mas se você está realmente disposto a mudar e assumir a responsabilidade sobre sua história sem julgamentos externos as frases de autoestima podem ser um bom recurso para criar novos padrões positivos de pensamento que irão lhe ajudar no processo.

Exemplos de frases:

  • Estou disposto a mudar
  • Decido estar em paz e harmonia
  • Eu libero o padrão em mim que criou tudo isso
  • Deixo amorosamente o passado para trás
  • Tudo está bem como está
  • Eu aceito a realidade e olho para o que funciona
  • Sou uma experiência divina de vida
  • Eu tenho valor
  • Sou saudável, pleno e completo
  • Trago a força dos meus ancestrais
  • Para mim pode ser mais leve
  • Minha vida pode fluir com leveza
  • Eu me amo e me aceito profunda e completamente

Você pode criar suas próprias frases também. Perceba quais pensamentos que mais lhe afligem e transforme-os em algo positivo.

Se algo como “Estou gorda” surgir, mentalize “Estou em processo de aceitação e mudança do meu corpo”. Caso você diga o oposto talvez soe como mentira e perca a força.

Por isso, se algo for ainda muito difícil de você concordar, comece sempre com “Estou em processo de…”, pois coloca em ação um movimento de mudança e você sai da passividade.

Quanto mais você fizer, mais ficará natural para você alterar o padrão de pensamento e logo tudo será natural para você.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Maria Cristina

Maria Cristina

É psicóloga e atende em consultório em BH e online, por Skype. Tem amor pela profissão e o desejo constante de auxiliar as pessoas a enfrentar suas crises e a buscar o autoconhecimento. Saiba mais