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Meditação guiada de 10 minutos: como fazer e benefícios

Meditação guiada de 10 minutos: como fazer e benefícios

Confira o áudio com meditação e um passo a passo para incluir esse hábito no seu dia a dia

Você tem 10 minutos para dedicar somente a você todos os dias? Já pensou em aproveitar esse tempo para praticar mais foco através de meditações guiadas ou outras práticas? Se após ler este texto quiser manter esse hábito, saiba que só dependerá da sua vontade para fazer Meditação guiada de 10 minutos.

A seguir, trago alguns dos principais motivos e benefícios que a meditação por 10 minutos pode trazer para a sua vida, assim como um passo a passo super simples e uma meditação guiada de 10 minutos. Por fim, te faço um convite. Vem comigo?

Por que meditar todos os dias por 10 minutos

Entre outros estudos e pesquisas os cientistas acreditam que o corpo produz mais óxido nítrico quando está profundamente relaxado, e essa molécula atua como um antídoto contra o cortisol, o hormônio do estresse.

Dos relaxamentos mais pesquisados nos últimos anos, a meditação tem gerado uma grande atenção.

Meditar aumenta a produção de endorfinas (hormônio que reduz o estresse) e previne a perda natural de neurônios.

Segundo a Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a meditação reduz também a ansiedade, ajuda no combate à depressão, melhora os níveis de atenção e estimula o sistema imunológico.

Hoje, eu recomendo aos meus clientes que comecem com apenas 1 minuto de meditação várias vezes ao dia, ou apenas 5 minutos ao acordar pela manhã e mais 5 minutos antes de dormir.

A soma destes 10 minutos começam a fazer diferença, incentivando-os a continuar e até aumentar naturalmente o tempo dedicado a esta prática.

Benefícios de 10 minutos de meditação

Na verdade, não importa com que tipo de meditação você mais se identifica, o importante é a frequência destes momentos em sua vida diária.

É a continuidade e determinação em buscar o relaxamento físico e mental, chegar até ele, se reequilibrar e sentir-se cada vez mais em paz é que vai determinar seus benefícios.

Com apenas 10 minutos de prática, desde que seja constante, diariamente, você poderá, entre muitos outros benefícios:

  • Aumentar a capacidade de concentração
  • Diminuir o estresse e ansiedade
  • Equilibrar o complexo mente/corpo
  • Melhorar do sistema imunológico
  • Aumentar a autoestima
  • Melhorar da memória
  • Estimular novas conexões neurais
  • Desenvolver o foco mental para alcançar os novos objetivos
  • Ampliar a consciência de seu poder pessoal de realizações

Passo a passo: meditação de 10 minutos

  1. Reserve um tempo e um lugar calmo. Certifique-se que não será incomodado ou interrompido. E programe um timer com os minutos para que você não fique preocupado com o tempo.
  2. Sente-se com a coluna ereta, para a melhor circulação de energia, e também para não dormir. Este é um exercício que traz sua consciência para o agora.
  3. Feche os olhos, respire profundamente 3 vezes, relaxe seu corpo e acomode-o confortavelmente sentado. Mantenha a atenção na sua respiração, no ar novo que entra (e como entra) e no ar velho que sai (e como sai). Reflita sobre as sensações trazidas e mantenha todo o tempo sua mente ocupada com esta tarefa.

  4. Logo nas primeiras experiências você vai ter noção da quantidade de pensamentos inúteis que sua mente fica produzindo, e é natural encontrar dificuldade em silenciar esta habitual produção que não costuma parar de interferir logo de início. Comigo também ainda é assim dependendo do momento da vida, mas não desista! Afinal quem manda aí dentro, você ou sua mente desordenada?
  5. Faça isso sempre quando acordar e quando for dormir e finalize com uma boa afirmação para começar o dia: “Eu acredito que o decorrer de meu dia será suave e repleto de boas concretizações”.
  6. E para a noite, sugiro: “Agradeço tudo que aprendi hoje e me entrego a um sono profundo, restaurador que me prepara para as atividades do próximo dia.

Até hoje minhas meditações ainda têm este perfil e garanto que fazem muita diferença no meu dia a dia.

ÁUDIO: Meditação guiada de 10 minutos

Que tal experimentar?

Eu agora volto a perguntar: você tem 10 minutos para meditar, ou seja, para se dedicar somente a você todos os dias?

Te convido a experimentar a prática durante um mês seguido, todos os dias sem desculpas e faltas. Depois deste tempo você terá uma leve noção dos benefícios que ainda poderá ser alcançado e a leveza que vai sentindo no dia a dia.

Esse novo hábito só custa a sua própria dedicação e determinação de ir passo a passo conquistando mais presença e equilíbrio.

Se ame acima de tudo, não se esqueça de você, pois a vida é sua.  Divirta-se com mais presença, coloque atenção no agora.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Faz atendimentos online no Personare. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação. Saiba mais