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Meditação para acalmar: como reduzir a ansiedade em 1 minuto

Meditação para acalmar: como reduzir a ansiedade em 1 minuto

Exercício rápido ajuda a equilibrar as emoções, o que, a longo prazo, pode trazer efeitos muito maiores e duradouros

Você sente que a sua vida está inundada de emoções que estão fora do lugar? Já tentou usar a meditação para acalmar mente e coração? Saiba que meditar ajuda a reduzir os estados de agitação, ansiedade, medo e tristeza.

A mente agitada e o coração intranquilo são o caminho certo para o estresse e alguma doença abalar sua harmonia. Para retomar o caminho da saúde e bem-estar, é preciso restabelecer a conexão saudável entre coração e mente – e a meditação é um dos caminhos mais indicados para essa jornada.

Para isso, não é preciso muito tempo ou esforço. Em apenas 1 minuto, se você seguir o passo a passo de meditação abaixo, vai conseguir trazer um pouco de tranquilidade e conforto para as suas emoções, o que, a longo prazo, pode trazer efeitos muito maiores e duradouros.

Por que meditar para acalmar a mente

A Neurociência já comprovou que experiências moldam o cérebro. Ou seja, quanto mais praticar meditação, mais rápido moldará seu cérebro e as respostas às sensações desagradáveis de algumas emoções diminuirão e o seu coração se sentirá mais acalentado.

É que quando as emoções desagradáveis estão descontroladas, nos sentimos fora do prumo e podemos sentir até incômodos físicos, no corpo, para além do emocional. Nesses momentos, a sensação é de que o coração fica pequenininho.

Como mudamos isso? Em um lindo momento de meditação, que pode ser de apenas 1 minuto ou mais, conforme se puder e se sentir confortável.

Ao desacelerar os pensamentos – por isso é tão necessária a meditação para acalmar a mente -, você começa a ficar mais consciente e no comando da sua vida, e não mais de seus pensamentos errantes ou sentimentos dissonantes.

Por que meditar para acalmar o coração

Antes de querer controlar seus pensamentos distorcidos ou negativos, foque no seu coração: respire calma e lentamente. Essa ação promove a coerência cardíaca, que traz bem-estar, tranquilidade e harmonia.

Quando a frequência cardíaca está descontrolada, vários problemas de saúde podem ser gerados a partir da ansiedade e do estresse que isso causa tanto no corpo físico, quanto na mente e nas emoções.

Tanto o cérebro como o coração atuam numa via de mão dupla. Quando um se acalma, reverbera no outro.

Uma ação meditativa tem o poder de acalmar o coração, e por consequência tranquilizar a mente.

É importante saber que sempre vão haver altos e baixos, mas quando você consegue equalizar esses desníveis, cuidando do seu coração através da meditação, sua jornada se torna mais saudável e, quem sabe, até mais divertida, pois sua vida terá mais leveza.

Seu coração é a chave para encontrar a felicidade e a alegria que uma vida tranquila pode proporcionar.

Passo a passo: meditação para acalmar

Antes de começar a mediação para acalmar, busque criar o ambiente ideal para esse momento tão importante para você encontrar a paz interior.

Comece com 1 minuto de prática e, quanto mais se acostumar, mais tempo pode se dedicar e entrar em estado meditativo.

Meditação para acalmar a mente e o coração

  1. Num lugar tranquilo, busque ficar numa posição confortável. Seja sentada no chão ou numa cadeira.
  2. mudra meditaçãoGire os ombros para trás para abrir o peito. Deixe seu queixo paralelo ao chão e suas mãos repousando tranquilamente sobre suas pernas, com as palmas voltadas para cima ou fazendo um mudra (foto ao lado).
  3. Respirando devagar você vai conseguir se acalmar e entrar em harmonia e paz que a natureza traz.
  4. Visualize o seu coração sorrindo e a sua casinha interna cheia de amor. Essa ação vai te fazer se sentir muito melhor. Coloque um sorriso no rosto também para acompanhar sua jornada.
  5. Feche os olhos. Respire bem devagar, preste atenção no ar que entra e sai calmante.
  6. Comece sua jornada, visualize a si mesmo num lindo lugar no meio da natureza e continue respirando devagar.
  7. Perceba tudo ao seu redor, a beleza das cores e das flores, a beleza das árvores, das plantas e a energia do sol que te acalenta.
  8. Sinta a harmonia da natureza e a acolha dentro do seu coração.
  9. Respirando devagar, você vai se acalmar e a paz encontrar. Seu coração, a sua casinha interna cheia de amor, vai se sentir muito melhor.

Vídeo: meditação guiada para acalmar a mente em 1 minuto

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Andrea Leandro

Andrea Leandro

Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do Brain Gym®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes. Saiba mais