Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Tudo sobre meditação guiada: benefícios e como fazer

Tudo sobre meditação guiada: benefícios e como fazer

Exercite no seu dia a dia e comece a sentir os benefícios da prática na sua vida

Basta sentar-se de forma confortável, fechar os olhos, respirar profundamente e esvaziar a mente… Será que é tão simples assim meditar? Na verdade, nem sempre é possível e muitas pessoas desistem antes de realmente alcançarem o estado meditativo. É por isso que a meditação guiada é uma excelente forma de iniciar a prática.

Ela faz com que o processo de conduzir a mente para o estado meditativo seja seguro e confortável, e aconteça de forma natural e sem sofrimentos.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é meditação guiada, como praticar e quais seus benefícios, além de sugerir áudios e vídeos com práticas para diferentes momentos e motivações.

O que é meditação guiada

Meditação é uma prática ancestral que envolve, fundamentalmente, esvaziar a mente, aprender a ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior. Mas nem sempre é fácil ou intuitivo começar a praticar sozinho, sem nenhuma orientação.

Por isso, a meditação guiada é uma prática meditativa orientada. Como o próprio nome sugere, conta a ajuda de um guia, que tanto pode ser uma pessoa, uma música, um texto escrito, um vídeo ou áudio, ou uma combinação de mais de um formato. Pode ser presencial, à distância, por aplicativo, on-line ou off-line.

O guia, quem quer que seja, tem como objetivo principal conduzir o praticante, estimulando a sua concentração e facilitando o relaxamento. Por isso, a meditação guiada para iniciantes é excelente, porém, não deixa de ser uma aliada para quem já está familiarizado com a prática, mas tem dificuldade em atingir o estado de atenção plena.

Meditação guiada: como fazer?

De meditação mindfulness à meditação guiada ho’oponopono, de meditação guiada para dormir bem à meditação guiada para ansiedade. São muitos os tipos de prática e até mesmo os meios onde acessá-las.

O Personare tem uma página completa sobre meditação, onde você encontra muitos conteúdos, assim como um canal onde você encontra dezenas de especialistas, dicas e práticas em vídeo de meditação guiada no YouTube, e uma playlist especial de áudios com meditação guiada no Soundcloud.

Além disso, muitos outros canais e aplicativos confiáveis em que você pode encontrar boas práticas. É difícil indicar um só, por isso, a dica é encontrar uma opção, tal e qual um guia espiritual mesmo, com a qual você se identifique, goste da voz e do direcionamento.

Pesquise e experimente vários até encontrar aquele com quem se sinta confortável e confiante para praticar. Então, foque em sua escolha, para fortalecer e criar o hábito.

Se toda vez que você quiser meditar, precisar fazer uma nova busca por áudios de meditação, perderá tempo e poderá desanimar.

Melhor centrar num guia e apostar em sua metodologia – só assim você pegará o jeito e conseguirá, um dia, deixar de ser um iniciante e, principalmente, colherá todos os benefícios da meditação.

Quanto tempo meditar por dia?

Não existe uma regra sobre o período ideal de uma sessão de meditação. Um minuto de prática pode ser o estímulo necessário para quem não sabe nem por onde começar. Por ser breve, a curiosidade e a disposição certamente irão te ajudar neste processo de autoconhecimento.

O importante é a frequência destes momentos em sua vida diária. Comece com a meditação guiada de três minutos abaixo, repetindo-a todos os dias. Como se fosse um compromisso – e é, com você mesmo. Tente por, pelo menos, 21 dias consecutivos.

Depois, aos poucos, aumente o tempo para meditação guiada de 5 minutos, 10 minutos, depois 15, 20…  Mais abaixo haverá outras sugestões de áudios, com diferentes durações e motivações.

É importante ter um tempo razoável de meditação diariamente, ainda mais para quem está começando, pois pode ser difícil “treinar o cérebro” a se concentrar na meditação nos primeiros minutos. Logo, se a sessão termina muito rápido, a sensação pode ser de frustração.

Mas não existem regras. O ideal é a meditação seja diária. Para quem tem dificuldade de se organizar, a dica é fixar um horário ou momento específico do dia.

Por exemplo, todas as manhãs, antes de levantar da cama, mentalizando o dia incrível que você quer. Ou então fazer uma meditação guiada para relaxar e dormir rápida e profundamente.

Isso confere uma certa flexibilidade, quanto ao relógio, mas reforça o compromisso com a prática, tornando-a verdadeiramente um hábito.

Onde meditar?

Meditar é se sentar e mais “nada”. Não importa realmente qual técnica vai usar, qual postura vai adotar ou em qual lugar você vai fazer. O que interessa é a sua determinação para conseguir meditar cada vez mais profundamente e colher com isso todos os benefícios destes momentos.

Se você medita cada dia um lugar diferente e está com dificuldade de se conectar à meditação guiada, a dica é criar um cantinho da meditação só seu. Pode ser um espaço na sala, no quarto ou no corredor. Se for direto no chão, em um banquinho, com almofada, na cama ou numa poltrona.

Não importa, desde que seja um lugar onde você se sinta confortável e consiga torná-lo especial para silenciar sua mente e escutar suas respostas. É legal ter um tapete, uma almofada, um incensário, umas velas ou outros objetos que te ajudem a se concentrar e trazer a sua mente para o momento presente.

Clique aqui e veja aqui mais dicas para montar o seu espaço de meditação.

Pode meditar deitado? Não existem proibições no que se trata à meditação. No entanto, quando estamos deitados nossa mente naturalmente entende que devemos adormecer. Por isso, deitar na cama pode não ser muito produtivo para quem quer viver a experiência de um estado de consciência alterado/meditativo.

Por outro lado, se o seu objetivo é fazer uma meditação guiada para dormir rápido e relaxar, você pode adaptar a técnica a seu modo.

Afinal, cada pessoa se identifica com uma maneira específica, que pode ser usada como ferramenta auxiliar para entrar no estado meditativo.

Benefícios da meditação

Além do fato que já abordamos sobre facilitar o processo de meditar para quem está começando, a meditação guiada tem inúmeros benefícios para quem pratica, entre eles:

  • auxilia no autoconhecimento
  • ajuda a relaxar
  • melhora na qualidade do sono
  • ameniza o estresse
  • ajuda a reduzir quadros de depressão
  • controle da ansiedade
  • aumentar a produtividade
  • melhora a concentração
  • aprimora a memória
  • redução de dores crônicas
  • equilíbrio de emoções
  • ajuda a superar traumas
  • desperta a mente
  • traz motivação
  • traz paz interior
  • desenvolve a criatividade
  • mais consciência do corpo
  • aumenta a autoestima
  • liberta de crenças limitantes

10 meditações guiadas

Meditação guiada para ansiedade

Se ultimamente você está com falta de concentração, mudanças de apetite, pensamento acelerado, insônia, irritação e dores tensionais, você provavelmente está se sentindo ansioso. Para te ajudar a colocar todas essas sensações em ordem, tente esta meditação guiada para ansiedade:

Meditação guiada para cura

Fazer uma limpeza energética, um momento de faxina do peso dos desafios, dos pensamentos recorrentes, dos sentimentos que aprisionam e do cansaço mental, deveria ser obrigatório para qualquer pessoa. É, na verdade, uma meditação guiada para cura. A prática a seguir reúne exercícios de respiração do yoga (pranayamas), visualização ativa, algumas técnicas do Reiki e momentos de silêncio.

Meditação guiada para dormir

Quando deitamos, acabamos surpreendidos por um falatório mental que muitas vezes nos impede de relaxar e adormecer. A boa notícia é que basta determinação para treinar o foco na hora em que você deve silenciar a mente, para dormir e conseguir restabelecer a saúde mental e física. Tente a meditação guiada para dormir rápido e relaxar a seguir.

Meditação guiada para relaxar

A maioria das práticas de meditação guiada são para ansiedade e relaxamento. O importante é a frequência destes momentos em sua vida diária. A continuidade de buscar o relaxamento, chegar até ele, se equilibrar e sentir-se em paz é o que vai determinar seus benefícios. A seguir, sugerimos uma meditação guiada para relaxar de 10 minutos. Tente e persista!

Meditação guiada de 5 minutos

Sim, não é preciso longos períodos de dedicação para meditar e colher benefícios como dormir melhor, reduzir a ansiedade e o estresse e renovar energias e pensamentos. Encontre um lugar em que você fique confortável e em silêncio, para poder se concentrar. No áudio abaixo, veja dicas super simples e faça a meditação guiada de 5 minutos.

Meditação guiada de 10m

Na verdade, não importa com que tipo de meditação você mais se identifica, o importante é a frequência destes momentos em sua vida diária. É a continuidade de buscar o relaxamento, chegar até ele, se equilibrar e sentir-se em paz que vai determinar seus benefícios. Com apenas 10 minutos de prática, desde que seja constante, diariamente, você poderá colher muitos benefícios. Tente essa meditação guiada de 10m:

Meditação guiada manhã

Meditar é um experiência que vale qualquer esforço para arranjar um tempo. A hora mais fácil é assim que acordamos, pois o falatório da mente ainda está suave. Po isso, fazer uma meditação guiada de manhã, como parte de um ritual matinal, é uma ótima estratégia para ter um ótimo dia.

Meditação guiada Mindfulness

Vivemos em um mundo que exige um ritmo mais acelerado e o estresse pode nos acompanhar até a hora de dormir. Aproveitar o fim do dia para fazer uma meditação no pôr do sol é uma ótima forma de relaxar, que ajuda a acalmar a mente e ajuda a dormir melhor. Que tal testar essa experiência da respiração Mindfulness?

Meditação guiada chakras

Chakras são os nossos centro energéticos que podem proporcionar um estado físico, mental e emocional de equilíbrio perfeito. Cada um dos sete Chakras está associado a diferentes sentimentos, emoções, desejos ou medos. Todos guardam lembranças do que vivemos. Nesse áudio, confira uma meditação guiada para os chakras ficarem equilibrados e, consequentemente, conseguir lidar melhor com os desafios, sem comprometer nosso equilíbrio físico, mental e emocional.

Meditação guiada Thetahealing

O ThetaHealing é uma técnica espiritual de autoconhecimento, conexão e transformação, que consiste em um exercício de meditação profunda por meio do qual terapeuta e praticantes se conectam com a Energia Universal. Se você quiser entender um pouco mais e sentir os efeitos, faça a meditação guiada Thetahealing a seguir, que ajuda a liberar os sentimentos ruins e ajuda a elevar a sua vibração energética.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais