Lua Minguante e Menopausa: como aproveitar essa fase para seu bem-Estar
Movimentos e rituais simples realizados durante a Lua Minguante podem minimizar os desconfortos da Menopausa
Por Monica Rocha
Talvez você já saiba que as fases da Lua estão muito conectadas com os ciclos da mulher. Mas será que sabe o poder da Lua Minguante para quem está na Menopausa?
Em seguida, você vai descobrir como a Lua Minguante e Menopausa estão relacionadas e como essa fase lunar pode ser aproveitada para melhorar seu bem-estar com práticas simples e naturais.
👉 Autocuidado na Maturidade: práticas simples para transformar sua vida
O impacto da Lua Minguante na Saúde Feminina
Existem diversos estudos científicos que comprovam o impacto das fases lunares no nosso ritmo biológico e até da Lua no sono.
Um estudo publicado na Science Advances, por exemplo, revela que, antes da Lua Cheia, as pessoas tendem a dormir mais tarde e por menos tempo.
O estudo não menciona a Lua Minguante, mas existem evidências científicas, e a própria sabedoria ancestral mostra que muitas mulheres sentem que é um momento propício para desacelerar e nutrir o corpo com práticas de bem-estar.
Nesse sentido, a fase Minguante está associada à introspecção, à renovação e à eliminação do que já não serve.
Para mulheres entre 40 e 50 anos que estão atravessando o Climatério e a Menopausa, a Lua Minguante pode ser um convite para desacelerar e adotar práticas terapêuticas que ajudam a aliviar sintomas como ansiedade, insônia, dores articulares, ressecamento íntimo e baixa libido.
Leia também:
- Chás para insônia na Menopausa
- Desejo na menopausa: dicas naturais para aumentar a libido
- Práticas de autocuidado para a maturidade
Práticas para aliviar os sintomas da Menopausa na Lua Minguante
Incorporar alguns movimentos e rituais simples durante a Lua Minguante pode ajudar a minimizar os desconfortos da Menopausa e trazer mais vitalidade ao seu dia a dia.
Em seguida, veja algumas sugestões:
🌿 1. Respiração e Consciência Corporal
Exercícios de respiração profunda aliados a movimentos sutis ajudam a reduzir a ansiedade, melhorar o sono e aliviar tensões. Assim, técnicas como o PelvikFlow, que combinam movimentos lentos e conscientes, são especialmente eficazes para equilibrar corpo e mente.
💃 2. Dança Terapêutica
Movimentos ritmados e suaves melhoram a circulação, aliviam dores articulares e aumentam a flexibilidade. Além disso, a dança libera endorfinas, promovendo mais prazer e bem-estar.
✨ 3. Exercícios para o Assoalho Pélvico
Fortalecer essa musculatura pode prevenir incontinência urinária, reduzir o ressecamento vaginal e aumentar a libido. Pequenas práticas diárias fazem uma grande diferença na saúde íntima da mulher madura.
🛁 4. Banho de Imersão com Ervas Relaxantes
Ervas como camomila, lavanda e erva-cidreira possuem propriedades calmantes e ajudam a reduzir o estresse e a tensão corporal. Dessa forma, adicionar um punhado dessas ervas em um banho morno pode ser um verdadeiro ritual de renovação.
📅 Salve aqui o Calendário Lunar 2025 para aproveitar a fase Minguante
Os Benefícios de praticar durante a Lua Minguante
Ao incluir essas práticas na rotina, você pode notar melhorias. Por exemplo:
- menos ansiedade e mais equilíbrio emocional;
- sono mais profundo e restaurador;
- alívio de dores articulares e musculares;
- melhora na libido e na lubrificação íntima.
Quer experimentar esses benefícios na prática?
Se você quer aprender exercícios de consciência pélvica e fitoterapia para melhorar o ressecamento íntimo de forma natural, participe da minha aula gratuita e se inscreva aqui.
👉 Desejo na menopausa: dicas naturais para aumentar a libido
Fundadora do projeto Território Mulher e especialista em Saúde Integral, com mais de 20 anos de experiência. Oferece consultas online focadas em menopausa, utilizando fitoterapia e exercícios terapêuticos.
Saiba mais sobre mim