Pesquisar
Loading...

Reflita, escreva e queime: como para lidar com Mercúrio retrógrado

Com essas dicas, você poderá entender melhor os desafios desse período do ano na sua vida e viver uma fase mais suave

Atualizado em

É importante aprender a lidar com Mercúrio retrógrado. Afinal, a retrogradação do planeta ocorre de três a quatro vezes por ano, com duração de 20 dias em cada ciclo. E isso acontece todos os anos.

Por isso, embora possamos passar por perrengues e confusões, você tem como se preparar para essa fase.

Mas cabe a você decidir se quer sofrer por antecipação por todos os imprevistos que podem (ou não) acontecer ou parar de lutar contra esses períodos e mergulhar na revisão que essa retrogradação te propõe.

No passo a passo a seguir, proponho um caminho para você lidar com Mercúrio retrógrado e viver esse período de modo mais suave.

Passo a passo para lidar com Mercúrio retrógrado

As já conhecidas falhas que marcam os períodos de Mercúrio retrógrado (veja aqui as datas de 2024) podem se tornar ferramentas para nos ajudar a desacelerar. Mas elas só serão válidas se você se abrir para esses aprendizados.

Para te ajudar a refletir sobre eles e para que o lado mais desafiador seja melhor processado e suavizado, preparamos um passo a passo focado nesse período.

1. Entenda que parte da sua vida será impactada

Sempre que Mercúrio muda de signo, o planeta vai atuando sobre o Mapa Astral de cada pessoa. Por isso, a cada retrogradação, podemos sentir mais os atrasos, pequenos problemas e questões do passado.

No Personare você tem a previsão personalizada e gratuita para o seu Mapa toda vez que Mercúrio fica retrógrado, com as possibilidades do que pode ocorrer nesse período e dicas específicas para você.

Para ver as suas previsões, basta seguir este passo a passo:

  • Acesse o Horóscopo Personalizado do Personare — é gratuito!
  • Se você não tem cadastro, preencha os seus dados. Se você tem, faça o login no site.
  • Então, você verá todos os trânsitos que estão acontecendo na sua vida agora.
  • E quando Mercúrio Retrógrado acontecer, você terá um destaque pedindo sua atenção (veja a imagem abaixo um exemplo de como pode aparecer para você)
  • No exemplo abaixo, perceba que a pessoa tem 14 trânsitos ativos (na lista que está à direita), e está vivendo um trânsito de Mercúrio na Casa 9.
  • Então, ao clicar sobre o trânsito de Mercúrio (na lista à direita), você poderá ver a análise personalizada sobre este período na sua vida (à esquerda).
  • No período de retrogradação, haverá um destaque pedindo sua atenção. Basta clicar na seta para ler o que pode acontecer na sua vida com Mercúrio Retrógrado em Virgem

2. Reflita sobre como estão os temas dessa área

Agora que você sabe a Casa em que Mercúrio vai ficar retrógrado, é essa área que pode sofrer mais com atrasos, problemas de comunicação, retorno de questões do passado ou falta de clareza.

Reflita sobre como essa área (de acordo com a Casa onde Mercúrio está) se conecta ao seu momento atual.

Aqui estão algumas sugestões:

  • Casa 1: autoestima e imagem pessoal. O que você precisa mudar em si? O que quer começar e está adiando e por quê?
  • Casa 2 dinheiro e, além disso, sua vida material. Como está investindo seu dinheiro? Quais planos quer realizar?
  • Casa 3: comunicação e mídias. Mas também seus irmãos, vizinhos e transportes. O que precisa ser dito? Quais conversas precisam ser retomadas ou encerradas?
  • Casa 4: família, progenitores e suas raízes. O que você quer mudar na sua casa ou de casa? Ou então quais questões familiares precisam ser resolvidas ou retomadas?
  • Casa 5: prazer, criatividade, identidade, filhos. Aquilo que te divertia, por que parou? O que você pode aprender que te dê prazer?
  • Casa 6: saúde, trabalho e rotina. Quais hábitos não servem mais? Como sua rotina pode ser melhor e mais saudável?
  • Casa 7: relacionamentos, parceria e inimigos. Quais discussões de relacionamento você precisa enfrentar? Ou então o que você precisa escutar ou dizer ao outro?
  • Casa 8: valor da outra pessoa, encerramentos e sombras. Mas também crises e transformações. Que tipo de ajuda você precisa buscar ou pode oferecer? Quais traumas precisa resolver?
  • Casa 9: viagens internacionais, estudos, espiritualidade e processos jurídicos. Quais estudos você pode retomar? Ou então que viagem você quer realizar?
  • Casa 10: carreira e propósito de vida. Quais mudanças na carreira você está adiando? Quais mudanças de vida deve fazer?
  • Casa 11: amigos, papel e projeção social e política. Como você pode retomar ou fortalecer alguns laços? Ou então quais amizades podem levar a novos planos?
  • Casa 12: medos, inconsciente, empatia e sacrifícios. Quais mudanças internas você precisa fazer? Além disso, qual espiritualidade você quer resgatar?

3. Escreva

Feitas as reflexões acima, pegue um papel e um lápis.

Então, escreva uma frase que represente algo que você precisa rever na sua vida, ou seja, algo que você sinta que precisa curar.

4. Beba uma colherinha de mel e fale em voz alta

“Eu abro minha fala para comunicar o que tem no meu coração com sabedoria e entrega, e abro minha escuta para receber com compreensão. Permito que a minha relação com (questão a ser trabalhada) seja revisitada para entender todos seus ensinamentos por completo.”

5. Hora de queimar

Guarde esse papel durante toda a retrogradação com você. Por fim, quando essa temporada de Mercúrio retrógrado acabar, queime-o.

O poder está nas suas mãos

Lembre-se que a Astrologia é apenas uma bússola. O caminho é você quem faz. Então, use as dicas para lidar com Mercúrio retrógrado e fazer escolhas mais conscientes e tranquilas.

Boa retrogradação! Fica o lembrete final:

Nai Tomayno

Nai Tomayno

Astróloga e terapeuta holística, desenvolve um trabalho como facilitadora de (re)conexões voltado para cura, utilizando o Mapa Astral como ferramenta principal. Formada em terapia de cristais e Magnified Healing é especialista em unir esses saberes e terapias às necessidades do mapa.

Saiba mais sobre mim