Pesquisar
Loading...

Chá de alecrim: para que serve e como preparar

Especialistas do Personare destacam os principais benefícios da erva

Atualizado em

Uma xícara de chá pode ser sua melhor aliada para um momento de autocuidado e relaxamento. Mas, dependendo da planta que você usar, terá benefícios terapêuticos adicionais. Aqui te contamos sobre o Chá de Alecrim, para que serve e como preparar.

Além do sabor gostoso, o chá de alecrim tem incríveis propriedades medicinais e fitoenergéticas.

As especialistas Aline Lang, Adriana Feijó, Solange Lima e Aline Mendes explicam a seguir quais são esses benefícios.

Mas é preciso lembrar que a Fitoenergética não substitui tratamentos médicos tradicionais, mas serve como uma poderosa aliada no cuidado complementar da saúde.

Leia também:
+ Os melhores chás para trazer equilíbrio
+ 9 chás para os dias frios, seus benefícios e como fazer
+ Guia com 22 tipos de chás para diferentes problemas

O poder do chá de alecrim

O alecrim, chamado oficialmente de Rosmarinus Officinalis, é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. 

Mas o principal dela é que é uma planta rica em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam excelentes propriedades medicinais.

O alecrim é antisséptico, antibiótico e diurético, e por isso pode ser usado para prevenir e tratar vários problemas de saúde.

Além dos benefícios físicos, a planta ajuda a equilibrar as emoções e auxiliar em casos de doenças relacionadas a fatores psicológicos, como a depressão e a ansiedade.

Por fim, o alecrim é uma erva extremamente equilibradora, tranquilizadora e que traz alegria. Por isso, tem quem a chame de alegrim! Você pode entender mais sobre o alecrim e o poder de outras ervas aqui.

Chá de alecrim: para que serve?

Afinal, para que serve o chá de alecrim? A seguir, especialistas do Personare destacam os principais benefícios da bebida.

1. Digestivo

O chá de alecrim tem propriedades digestivas, sendo recomendado tomar logo após as principais refeições. Ajuda a combater a acidez e o excesso de gases.

2. Revigorante

É um chá revigorante, que restitui rapidamente a energia perdida, gerando vontade de mudar e conhecer o novo. Possui um efeito revitalizante, sendo especialmente útil para quem sofre de cansaço e gripes. O chá de alecrim descongestiona e revitaliza, conferindo mais energia e vigor.

3. Clareza e foco

Também melhora a memória e proporciona clareza mental. Além disso, é excelente para estudantes e idosos, estimulando a memória, a concentração e o raciocínio.

4. Reduz estresse e ansiedade

O chá de alecrim traz uma sensação de conforto e otimismo, especialmente útil para quem sofre de baixa autoestima e depressão. Além disso, alivia o estresse, a ansiedade e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

5. Desintoxicante e diurético

Com propriedades diuréticas, o alecrim atua como um poderoso desintoxicante. Por isso, é usado em dietas para baixar de peso e combater a retenção de líquidos no corpo. 

6. Equilíbrio do Plexo Solar

É um chá eficaz no reestabelecimento do fluxo energético do Chakra Plexo Solar, nosso centro do controle das emoções e autocontrole. Quando o Plexo Solar está em desequilíbrio, pode gerar sensação de baixa autoestima, irritabilidade e compulsões.

Como preparar Chá de Alecrim

Preparar o chá de alecrim é simples e rápido. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Selecione uma pequena quantidade de alecrim.
  2. Aqueça a água em uma fonte não elétrica, como o micro-ondas, evitando ferver.
  3. Coloque o alecrim em uma xícara e despeje a água aquecida.
  4. Deixe em infusão por 5 minutos.
  5. Faça a ativação da erva, mentalizando a energia de cura do alecrim para o seu equilíbrio.
  6. Consuma o chá e sinta seus efeitos positivos.

Mais formas de usar o Alecrim

O alecrim tem inúmeros benefícios quando usado em outras formas, além do chá. Chamado por muitas pessoas de “erva mágica”, pode ser incorporado na sua rotina para equilibrar emoções, melhorar a saúde física e revitalizar o corpo e a mente. 

Veja outras formas de utilizá-lo além dos chás:

  • Óleo essencial para a saúde: o óleo essencial de alecrim, que pode ser utilizado na forma de spray ou em difusores a frio, aqueles das varetinhas de madeira, ajuda a equilibrar as energias da sua casa.
  • Banho de purificação: além de promover limpeza energética, o alecrim pode ser adicionado à água morna e jogado pelo seu corpo após o banho. 
  • Escalda-pés para limpar energias negativas: para se livrar dos acúmulos do dia ou mandar a inveja e o mau-olhado para bem longe, faça um escalda pés usando galhos de alecrim ou use de 2 a 3 gotas do óleo essencial em um difusor de ambiente.
  • Na comida: a erva fresca, misturada em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, oferece um gosto saboroso e exótico, além de ser ótima para a digestão. Outra dica é misturar alecrim nas manteigas e patês.

Lembre-se de sempre ativar o poder das ervas antes de usá-las, colocando sua intenção maior naquele momento para potencializar os seus efeitos. Aproveite os benefícios do chá de alecrim e transforme seus momentos de pausa em verdadeiros rituais de bem-estar.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim