Pesquisar
Loading...

Ano Novo Astrológico 2022: tudo o que você precisa saber

Ano Novo Astrológico 2022 começa no dia 20/03, às 12h33min, e chega com a energia de Gêmeos. Análise para o Brasil indica previsão de instabilidade financeira e acontecimentos súbitos

Ano Novo Astrológico 2022: tudo o que você precisa saber

O Ano Novo Astrológico 2022 vai começar. Anote aí: 20/03, 12h33min do Brasil. É a entrada do Sol em Áries que marca o início de um novo ano para a Astrologia. E o que esperar deste ciclo que começa?

Assim, todo ano, astrólogos do mundo inteiro levantam o mapa do momento em que o Sol toca o grau zero graus de Áries para a capital de seus países, o que gera mapas grandes semelhanças, por ter como base o mesmo Céu, mas também com diferenças. Foi o que fizemos para o Brasil e, por isso, a partir de agora você vai ler as previsões para o Ano Novo Astrológico 2022 com foco no Brasil.

O mapa astral do ingresso do Sol em Áries para um país é uma das técnicas preditivas mais significativas para entender como vai se passar o período de março de um ano até março do ano seguinte. Essa análise vai revelar padrões que serão recorrentes, por isto é muito importante entendê-lo.

Cada um desses pontos foi analisado em profundidade para você entender o Ano Novo Astrológico. Acompanhe.

2020 x 2021 x 2022

Antes de falar de 2022, vamos relembrar os dois últimos anos astrológicos para você entender como o mapa do ingresso do Sol em Áries é revelador:

Como foi o ano de 2020

  • Três planetas fizeram parte de uma intensa configuração que marcou exatamente o início da pandemia mundial: Júpiter, Saturno e Marte (que estavam em Capricórnio).

  • A pandemia, você sabe, exigiu (e ainda exige) grande resiliência e paciência (Capricórnio), fé (Júpiter), frieza (Saturno) e iniciativa (Marte) para resolver a grave situação. Todos tivemos que puxar esta força dentro de nós.
  • A Lua estava em em tensão com Vênus. Lua estava em Aquário, o signo da quebra da rotina, e Vênus estava em Touro, que rege o que a chamada “zona de conforto”. A rotina familiar, governada pela Lua, virou de cabeça para baixo da noite para o dia, o que é bem aquariano.
  • No Brasil, a quadratura Lua-Vênus envolveu diretamente o setor financeiro e a criatividade para fazer frente às mudanças súbitas, além da evidente dependência (Lua) da tecnologia (Aquário), que em muitos casos precisou ser implantada às pressas.

Como era o mapa de 2021

  • O

    Ascendente de 2021 era Áries despontou no mapa do ano novo astrológico para o Brasil, marcando a hora de recomeçar, regido por Marte, que estava em harmonia com Saturno.

  • Foi o ano da vacinação em massa e da retirada gradual de barreiras e restrições.
  • O mapa 2021 de tinha forte tensão entre Gêmeos, que rege a circulação e o contato entre pessoas, e Peixes e a Casa 12, que regem as hospitalizações. O que significou no aumento das contaminações e mortes por Covid-19 no Brasil.

O mapa do ano novo astrológico 2022 para o Brasil

O ingresso do Sol em Áries em 2022 ocorre pouco depois do início de a Rússia invadir a Ucrânia. Essa guerra começou no mesmo dia em que Vênus, Marte e Plutão em Capricórnio chegaram aos mesmos graus de concentração de planetas em Capricórnio em 2020.

Há uma clara conexão entre dois eventos em Capricórnio que liga 2022 a 2020: depois da guerra contra o vírus por dois anos, o mundo mergulhou em outra guerra, que embora até o momento seja localizada no Leste Europeu (este artigo foi escrito na primeira quinzena de março), tem consequências para o restante do mundo.

No dia exato do início do Ano Novo Astrológico 2022, 20/03, Vênus e Marte estarão em Aquário em tensão com Urano (que está em Touro), indicando grande incerteza, instabilidade e mudanças financeiras e nas relações mundiais. Essa insconstância é praticamente continuidade do que sentimos em 2021, quando ocorreu grande tensão entre Saturno e Urano.

Falsas promessas e golpes em alta no Ano Novo Astrológico 2022

Chama a atenção no mapa do Ano Novo Astrológico 2022 a tríplice conjunção de Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes na Casa 9 (você pode entender tudo sobre a Casa 9 aqui). Esta combinação tem facetas muito bacanas, mas outras bem problemáticas:

  • Fake news, vazamento de dados, invasão de sites por hacker são possibilidades fortes em 2022 por causa da conjunção entre Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes. Fique de olho em transações e dados digitais. Proteja suas informações e senhas.
  • Ilusões, mentiras e grandes escândalos também devem ocorrer mais em 2022. A conjunção entre Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes é o paraíso do embuste, dos golpes, e dos falsos gurus. Cuidado com gente prometendo mundos e fundos.
  • Em um ano eleitoral, a conjunção entre Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes alerta para ilusões, dificuldade de discernimento e falsas promessas. Não é hora de sair acreditando em qualquer coisa sem examinar os fatos – embora a tentação e a empolgação possa levar a problemas. Cheque dados para não cair em golpes ou qualquer coisa milagreira.
  • Escândalos, inclusive envolvendo figuras religiosas, também devem ocorrer em nível mundial. Em tempos de crise, gurus salvadores, mas pouco idôneos, se destacam. Não endeuse alguém.
  • No Brasil, a configuração Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes está na Casa da Justiça. Isso indica ambiguidade: algumas pessoas podem ter sorte mais sorte em questões judiciais, mais outras podem ser prejudicadas por distorção, processos incorretos e corrupção. Aliás, a Justiça em um nível global também poderá ser confusa.

Como aproveitar o lado positivo de Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes

Mercúrio, Netuno e Júpiter juntos em Peixes indica que vai ser um ano incrível para a parte cultural e criativa. Afinal, estamos muito saudosos disso depois de dois anos de restrições. Cinema, arte, espetáculos, música e toda a indústria do entretenimento devem voltar a florescer – e este é um ano de Rock in Rio, Lollapalooza e Copa do Mundo de Futebol, por exemplo.

A combinação é ótima para fé, meditação, espiritualidade, resguardados os excessos que já foram ponderados. Este é um ano de destaque para a atividade religiosa e espiritual, terapias alternativas, misticismo e interesse no inconsciente e simbolismos.

Nas eleições, pode haver destaque para as bancadas religiosas. Peixes é um signo compassivo e o Brasil poderá ter um papel importante em acolher refugiados.

Estudos e viagens estão favorecidos. Entusiasmo por ampliar horizontes e fazer cursos. 2022 é um ano especial para viagens, sobretudo para locais inspiradores, com natureza, praias e também locais místicos, como Machu Picchu. Muita gente pode se interessar por estudos superiores, sejam os livres ou acadêmicos.

Grande destaque para líderes no Ano Novo Astrológico 2022

No Brasil, o Sol estará no Meio-do-Céu (casa 10) na hora que entrar em Áries, às 12h33min do dia 20/03, quando inicia o Ano Novo Astrológico. E isso ocorre muito próximo da concentração de planetas em Peixes (Mercúrio, Netuno e Júpiter).

Pensando em eleições, isso indica a tendência a endeusar pessoas e também a possibilidade de mais personalidades participando do pleito – lembrando que neste ano brasileiros vão votar para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

O Sol no Meio do Céu coloca o Brasil em uma posição de destaque. Não passaremos em branco e pode ser que, no esquema geral, estejamos melhor do que muitos países.

O Meio do Céu é a Casa 10, que trata de carreira. Isso pode significar que, no coletivo, as pessoas estarão com mais vontade de brilhar, atingir objetivos e obter reconhecimento. Junto com a configuração pisciana, isto pode indicar o poder do marketing, que pode elevar o que é bom, mas também propagar o que não é tanto assim. Há potencial para se ter um marketing poderoso e hipnótico.

Se você tem um bom trabalho, promova-se, divulgue-se, pois o mapa do Ano Novo Astrológico 2022 favorece isto! Mas seja realista na parte financeira.

Economia: cintos apertados em cenário cheio de instabilidade

Vênus e Marte estão conjuntos em Aquário e ambos em tensão com o regente desse signo, Urano. A leitura para isto é clara: 2022 é um ano de muita instabilidade financeira e volatilidade em bolsa de valores. Oscilações bruscas podem acontecer.

Além disso, Vênus já caminha para conjunção com Saturno, o que significa restrição. No mapa para o Brasil, estes planetas estão na Casa 8, que aponta possibilidade de endividamento e crise. Pode não ser fácil conter o impacto inflacionário e o efeito que isto gera em termos de aperto financeiro.

A mensagem para os brasileiros é cristalina: deve-se optar pela prudência. Não é tempo de correr riscos desnecessários, se endividar sem pensar e ficar no limite da reserva. Imprevistos podem acontecer, como o corte de uma fonte financeira.

Previna-se para lidar com crises

Apesar dos pontos fortes que estamos realçando, como visibilidade, marketing, fé, entusiasmo por estudar e viajar, o mapa do Ano Novo Astrológico 2022 é bastante delicado para crises.

No que tange à pandemia, a ênfase em Aquário pode assinalar um efeito surpresa, com alguma onda vindo do nada, ainda tendo potencial para ceifar muitas vidas de forma brusca. Guarde uma informação importante sobre 2022: não estamos em um ano previsível.

Além disso, o ingresso do Sol em Áries ocorre em uma época turbulenta no Céu Astrológico, prenunciando um período de muitos fenômenos na natureza e acidentes, não só no Brasil, como no mundo.

Vênus e Marte em quadratura com Urano sinaliza acontecimentos súbitos, que vão envolver muitas perdas e mortes, como vai ficar claro já na segunda quinzena de março, quando esta configuração estará atuando no Céu.

A ênfase em Peixes assinala a importância da fé para quem tem conexão com o lado espiritual da vida. A fé muitas vezes suaviza circunstâncias e ajuda a encontrar saídas, seja no âmbito coletivo ou no individual.

Trabalhos internos profundos e realizar grandes mudanças também estão favorecidos neste novo ciclo astrológico. Pode ser um bom ano para mudar conceitos e ideias, se libertar, em especial na esfera afetiva e sexual, em razão da conjunção de Vênus com Marte.

O Amor no Ano Novo Astrológico 2022

Em 2020, o mapa do ingresso do Sol em Áries revelou grandes tensões em relacionamentos que, de alguma forma, já estavam passando por problemas. Foi notável o impulso para separações na esteira da pandemia.

Já o mapa de 2021, colocou as relações mais em uma zona de conforto. Alguns casais ficaram na base do não-ata-nem-desata. Para muitas pessoas solteiras, pode ter sido um ano de amores platônicos, mas não realizados.

Em 2022, estão favorecidas as relações com base madura, entre pessoas que sabem lidar com a matéria e têm objetivos em comum uma vez que Vênus se aproxima de Saturno, um planeta realista e concreto. Relações assim tendem a se manter e se fortalecer, inclusive com uma boa química, pelo fato de Vênus estar em conjunção com Marte, o planeta da atração física.

Mas as relações que não tenham esta base podem romper, com Vênus-Marte quadrando Urano. Não é um aspecto de compreensão e de “um caminho de volta”.

Nas relações em geral, que não só afetivas, é importante considerar que o ano tem polarização e intolerância fortes marcando o mapa. Por isso, pode haver divisão de famílias, grandes desentendimentos, principalmente porque é um ano de grandes paixões e idealizações de personalidades. As parcerias em geral vão pedir resultados concretos para que se mantenham.

Ano com Ascentende em Gêmeos e Lua em Libra

O Ascendente do mapa Ano Novo Astrológico 2022 é Gêmeos, prenunciando um ano muito bom para comunicações, lives e cursos. O desejo de troca será intenso. Gêmeos também fala em flexibilidade, como, por exemplo, ter dois empregos ou manter duas atividades.

No tabuleiro de forças internacional, o Brasil tende a ter posição “em cima do muro”, o que também é realçado pelo fato de o Ascendente quadrar Netuno. Isso significa indefinição e camuflagem para sobreviver.

Para os brasileiros, no coletivo, é preciso tomar cuidado com “muito papo e pouca ação”, se perder e se dispersar, ao invés de focar nos objetivos e ter sucesso. Não dá para ficar só fazendo cursos, com pouca ação. Isso pode custar caro mais a frente.

Mandala do mapa do ano novo astrológico 2022 tem concentração de planetas a linha acima do horizonte

A Lua está em Libra na casa 4 no mapa do Ano Novo Astrológico 2022. Essa casa fala em família e raízes.

Isso indica a importância de relações íntimas e familiares – em um mapa com nove planetas acima da linha do horizonte, fortemente extrovertido e voltado para fora.

Mas sentiremos que será importante nos abastecermos e buscarmos esta harmonia e conexão familiar.

Contudo, um difícil aspecto da Lua com Plutão pode trazer crises em muitas famílias e até perdas, materiais ou financeiras. A agricultura, que é regida pela Lua, pode sofrer bastante.

Junto com Vênus-Marte-Urano, Lua-Plutão é um aspecto que reforça radicalismo, embates e barracos, considerando que o Ano Novo Astrológico 2022 começa com a Lua Cheia, há potencial para que o lado mais ligado a poder das pessoas seja revelado.

Se você perceber que está indo para este caminho, lembre-se que o mote de Libra é procurar a racionalidade, o equilíbrio e meios de conciliação com menor desgaste. Nem sempre vai ser fácil, mas é importante lembrar.

A Lua rege o povo, e a quadratura entre Lua e Plutão sinaliza um ano difícil. O período sugere aperto financeiro e chance de perdas. Mas é a criatividade que pode fazer a diferença para renovar fontes de renda. Quem acreditar em si – e trabalhar por isto – pode ter avanços e vitórias!

O Ano Novo Astrológico 2022 e os signos

  • Se você tem Lua, Sol e/ou Ascendente em signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) no mapa astral: tome cuidado com muita empolgação e pouca ação. Algo como: fiz um monte de cursos, mas onde isto me levou?

  • Se você tem Lua, Sol e/ou Ascendente em signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) no mapa astral: atenção com radicalismo e teimosia excessivos. O resultado pode ser a ruptura. Se houver caminho intermediário, melhor.
  • Se você tem Lua, Sol e/ou Ascendente em signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) no mapa astral: pode se dividir entre enriquecer a vida particular, e ter tempo para si, e se lançar na carreira, tendo de buscar equilíbrio entre as duas esferas.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente e online. É autora do ebook “Signos astrológicos – as doze etapas para a auto-realização”. Trabalha com o Iluminare, terapia que acessa o inconsciente e que tem seus fundamentos no Xamanismo. É idealizadora do curso Alimentação no Mapa Astral no Personare. Saiba mais