Leo Chioda
  • Por Leo Chioda
  • Leia em 3 min.
  • 31/10/2018
  • Atualizado em 22/11/2018 às 13:54

Arcano do Mês: O Imperador

Novembro traz senso de organização e força diante das prioridades, segundo o Tarot

Arcano do Mês: O Imperador

Tarot of Prague • Baba Barock, 2016. Foto: Leo Chioda

Novembro é representado pelo arcano O Imperador. O lado favorável desta carta do Tarot diz respeito aos ideais de ordem, progresso, paternidade, defesa, cuidado e estabilidade. O lado desfavorável, por sua vez, indica tirania, beligerância, excesso de controle e abuso de força.

O Imperador como arcano do mês marca um novo tempo. Ainda mais depois de eleições presidenciais. Quem se sente legitimamente representado pelos novos dirigentes passa a ter mais confiança nas perspectivas de desenvolvimento e correção de injustiças e abusos. Quem se sente com medo dos resultados, tende a estar cada vez mais atento aos rumos que o país passará a tomar nos meses próximos.

Em ambos os casos, a postura desperta e preocupada diante de situações extremas tende a fazer com que os novos governantes sejam acompanhados de perto e devidamente cobrados por suas promessas. Mas O Imperador é sinal bem claro de que não é hora de comemorar nem de se desanimar: o tempo chama a população à luta por mais direitos, pela manutenção dos excessos e pela erradicação dos grandes problemas.

O mesmo vale para o mundo particular de cada um, já que abrir os olhos e colocar a mão na massa são indicativos de atenção ao que se faz e ao que tem de ser feito a partir deste mês. O trabalho e as finanças tendem a ser vistos mais de perto e com o devido cuidado. Já o próximo ano terá O Pendurado como arcano regente. Veja aqui as recomendações do Tarot para o próximo ano.

O Imperador e os relacionamentos em novembro

O Imperador, no âmbito afetivo, representa uma postura racional em vez de perdidamente apaixonada. É a cabeça pensante em vez do coração desenfreado, já que não só de amor se vive esta vida. Aos compromissados, as tendências apontam para uma estabilização da rotina, como se passasse a haver uma noção cada vez mais clara de estrutura familiar e mesmo afetiva. O que está bem continua bem, mas o que tem de ser revisto merece atenção. Um não poderá se sobrepor ao outro, ainda que esta também seja uma tendência. O jogo de poder de um envolvimento amoroso merece ser avaliado com o coração, não com argumentos.

Para quem não está em um compromisso afetivo, tanto a desconfiança quanto a impressão de solidez pode ser o principal fator quando se começa um flerte ou mesmo uma relação. Isso tende a ocorrer porque depositar o coração nas mãos de outra pessoa requer certezas. Ao mesmo tempo, O Imperador se apresenta sempre com uma postura de rei, o que remete à primeira impressão, boa e segura, que se pode ter de alguém com quem talvez comecemos a nos relacionar.

A figura paterna e a importância de cuidar do que é nosso

O Imperador rege também a figura paterna, ainda que seja uma mãe ou outra pessoa que represente o pai. No âmbito familiar, o choque de autoridade pode ocorrer e é providencial que haja diálogo e administração dos próprios limites e das relações para que sejam sempre saudáveis, significativas e duradouras. O ideal deste arcano é fazer as coisas funcionarem e durarem.

É bom não confundir genitores com políticos, ainda que esses últimos devam cumprir o papel de representante e mantenedores do que é de todos. Mas o momento é voltado sobretudo a homens de poder que acabam sendo exaltados, estejam vivos ou não. A memória, o exemplo e o legado de professores, filósofos, trabalhadores e pensadores tendem a ser revisitados durante este mês.

O Imperador: a força de cada um é colocada à prova

O Imperador, a nível pessoal, é também um convite irrecusável ao poder que reside em cada um de nós. Novembro é o tempo mais que oportuno para um choque de realidade, bem aquele em que acordamos e já nos sentamos com a coluna ereta para fazer o que é devido. Toda a força desta figura masculina é um recado para depositar cada vez menos expectativas nos outros e nas coisas, mas dar o melhor de si quando for preciso. E sempre é preciso.

A força desta figura masculina é um recado para depositar menos expectativas nos outros e a dar o melhor de si

Nem só de luz é feito um arcano, por isso que, em novembro, muita atenção e posição devem ser dadas a toda e qualquer medida machista, abusiva, irresponsável, misógina e inconsequente por parte de quem tem algum poder em mãos. Em especial às mulheres, o conselho é o de não esmorecer. O Imperador tem a obrigação de oferecer a sua excelência naquilo que diz e faz. Mesmo assim, cabe a cada um de nós não deixar passar nada em branco a partir de agora. Novembro é o tempo em que nos tornamos mais despertos aos nossos desejos e aos nossos compromissos diante da vida e do mundo. Agora, a força de cada é colocada à prova. E é assim, dando o melhor de cada um, que as mudanças tão esperadas e tão necessárias começam a se estabelecer.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor do Tarot Direto e Tarot Mensal do Personare. Saiba mais