Arcano de 2019: O Pendurado sugere novo olhar sobre desafios

Tarot recomenda resignação para lidar com dificuldades e destaca a força feminina

Arcano de 2019: O Pendurado sugere novo olhar sobre desafios

Depois de um ano de tantas decisões como 2018, em que novos rumos políticos se desenham para o Brasil e de sérias alterações sociais, financeiras, ambientais e pessoais ao redor do planeta, nada melhor do que passar tudo a limpo o quanto antes. É assim que encaramos cada novo ano que entra: como uma possibilidade de renovação dos desejos, das atitudes e das esperanças sobre aquilo que queremos ou temos que fazer. Com o Tarot é possível saber de antemão o que será exigido, oferecido e cobrado de cada um de nós.

TENDÊNCIAS PARA O ANO NOVO

Sempre que se faz uma análise de um arcano regente de um ano, é importante levar em conta que ela é uma possibilidade de interpretação. Existem outros métodos para se encontrar a carta que diz respeito a esses doze meses, mas a maneira como calculamos aqui é a mais fácil e a mais popular entre tarólogos de diversas nacionalidades. Por ser um sistema oracular que assimila outros, como a Numerologia, fazemos o uso do cálculo para extrair este número-chave. 12 é O Pendurado, a carta tradicionalmente associada a bloqueios, impedimentos, privações e frustrações. Em 2019 será frequente vivenciar momentos de incapacidade e mesmo de inaptidão, porque o período exigirá frequentes revisões de medidas e posturas.

PREVISÕES DO TAROT PARA AMOR E AMIZADES EM 2019

Aos que namoram ou são casados, O Pendurado pode colocar a rotina em pé de guerra. Tendem a se agravar as particularidades e preferências de cada um que incomodam ou irritam. Mesmo assim, o período é propício para espairecer e oxigenar a rotina amorosa.

Mesmo que a convivência afetiva seja ou esteja em ordem, faz bem usar e abusar da criatividade para haver mais humor e mais amor.

Convém sair da zona de conforto e se colocar no lugar da pessoa amada para tentar mapear as faltas, as frustrações e as necessidades do momento. Quanto mais sincera for a relação, mais estável e alegre ela se torna.

Aos solteiros e descompromissados, o período é de crises constantes e enamoramentos que podem beirar o ridículo. Se todo o cuidado é pouco, na hora de se envolver com alguma pessoa os avisos são claros: antes só do que em má companhia! Fechar-se para balanço tende a ser mais auspicioso do que se render à mania de enxergar a pessoa única e perfeita em cada uma que cruza o seu caminho. Em 2019, menos é mais para o seu coração que precisa de ordem, autoconfiança e clareza

PREVISÕES DO TAROT PARA SAÚDE EM 2019

A vitalidade frequentemente em baixa. O Pendurado não está em perfeitas condições. Esta é uma das cartas mais significativas esteticamente porque nos faz ver o quão desconfortável pode ser esta posição invertida. Dores, doenças e complicações por conta de negligências constantes tendem a ser frequentes e cada vez mais sérias.

Se nunca fez uma bateria completa de exames, o mais importante é aproveitar o período para checar a saúde e fazer os devidos tratamentos, mesmo que preventivos. Os riscos de desenvolver doenças devido à exposição e contaminação são vários. Todo cuidado é sempre pouco.

PREVISÕES DO TAROT PARA FINANÇAS EM 2019

O Pendurado não aponta para altos ganhos de dinheiro, porém pressupõe uma economia constante. Não é tempo de gastos exagerados nem de esbanjar recursos. 2019 será o ano da contenção sistemática de poder aquisitivo. Somente os investimentos mais urgentes é que devem estar na pauta.

PREVISÕES DO TAROT PARA O MUNDO EM 2019

Verdade seja dita: assim como 2018, 2019 não tende a ser um ano fácil. O período será marcado por manifestações e reivindicações, muitas vezes violentas, que podem desencadear problemas sociais cada vez mais sérios. A força bruta como última instância em vez do diálogo e da postura omissa.

Associação entre O Pendurado e A Imperatriz

O décimo segundo arcano do Tarot, O Pendurado, está numericamente associado ao terceiro, A Imperatriz. Isso se dá porque 1+2=3, e o último ano correspondente a esse número final foi o de 2010. É frequente haver uma série de catástrofes ambientais, falhas técnicas e desastres sociais, mas sem deixar de haver o destaque de mulheres em posição de poder. Para ter uma noção de como é um ano 3 ou 12, relembre as principais notícias de 2010, já que 2+0+1+0=3, (1+2), o último período marcado pelo número 12.

No dia 12 de janeiro de 2010, no Haiti, um terremoto de 8,0 graus na Escala Ritcher provoca morte e destruição. Mais de 230 pessoas seriam mortas, incluindo a brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. No dia 25 do mesmo mês, um voo da Ethiopian Airlines cai sob o Mar do Mediterrâneo. A queda foi fatal para os 90 passageiros. De 5 a 7 de abril, o Rio de Janeiro sofre com a pior chuva em 44 anos: 257 pessoas perderam a vida. Em 21 de maio a sonda Ikaros é lançada no Japão para estudar a superfície de Vênus. Um voo da Air India Express explode na Índia, matando 158 pessoas das 166 a bordo. No dia 31 de outubro ocorre o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente mulher do país, com 56% dos votos. Em 19 de novembro, a explosão em uma mina na Nova Zelândia soterra 29 mineiros.

É possível perceber que será um ano marcado por dificuldades e perigos. Em 2019, tende a ser maior a denúncia e perseguição das mulheres contra homens violentos e corruptos, dada a figura masculina negada, por estar invertida, do arcano O Pendurado. Isso significa uma postura feminina e feminista cada vez mais acentuada e imbatível para reivindicar direitos e destituir o assédio, a discriminação racial, social e de gênero.

Mesmo assim, continua a haver medidas escusas para manter a impunidade:  golpes, furtos e assaltos tendem a ser frequentes até que a justiça seja de fato feita com as próprias mãos, um dos agravos de 2019. Todo cuidado é pouco diante do que não é certo, justo e legalizado. O ano é de distrações, descuidos e arrependimentos que decorrem de posturas pouco atentas às exigências de segurança, por exemplo.

UMA NOVA VISÃO DAS COISAS É IMPORTANTE

Em 2019, vale mais a pena reconhecer os próprios erros do que se achar superior a tudo e a todos. Ver com novos olhos, e com olhos livres, é mais que saudável para trilhar este novo ano com confiança e coerência. Você quer alcançar seus objetivos, mas para isso é imprescindível dar tempo ao tempo quando algo não sai ou não é como você quer.

Por isso é importante ver com novos olhos a tudo e a todos: o que parece errado pode apenas não ser a hora certa.

Em 2019 você vai precisar de equilíbrio emocional para driblar situações difíceis e diminuir o medo da vida e da morte.

Você percebe que a cada mês os desafios estão maiores? Isso indica que a sua coragem deve crescer na mesma proporção. Fazer o que deve ser feito e saber esperar são dois dos principais passos de sucesso que você deve dar no ano do arcano O Pendurado. E seguir essas diretrizes será, em longo prazo, determinante para você chegar onde tanto quer.

Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare.