Você sente dificuldade em encontrar seu propósito?

Caminhos para quem quer se ouvir e entrar em sintonia com seus reais desejos

Você sente dificuldade em encontrar seu propósito?

O tema propósito está em alta nos tempos atuais. Você sabe por que tem se falado tanto nisso? E por que pode parecer complicado acessar o seu?

Propósito significa “sentido / intenção”. Isto quer dizer que, para nos realizarmos na vida e nos sentirmos plenos, precisamos estar alinhados com aquilo que realmente faz sentido para nós e agir de forma coerente com nossas intenções. Para alcançar esse alinhamento e coerência, antes de tudo é necessário conseguir se ouvir, entrar em sintonia com seu eu interior.

Você costuma se ouvir? Existem diversas maneiras de sintonizar com seu interior e desconectar da pressão externa:

  • O silêncio tem essa capacidade, é uma grande ferramenta de reconexão.
  • A contemplação da natureza, ou simplesmente estar na natureza, é outra forma incrível de fazer essa viagem para dentro de si.
  • Práticas que utilizam o corpo como forma de expressão ou para mudar padrões mentais e energéticos, como danças ou yoga, por exemplo.
  • A meditação também é um caminho para ouvir o seu eu interior e não a mente.

O que faz sentido para você?

Muitos de nós têm dificuldade para nos conectar com nosso propósito por estarmos envoltos no barulho externo, distraídos com o mundo lá fora, quando tudo que realmente importa acontece dentro de nós.E para conseguir nos acessar, é necessária muita coragem para nos conhecer, para fazer o enfrentamento de partes nossas que temos medo, desgostamos ou negamos. Para trazer à tona crenças equivocadas que nos afastam do que queremos e nos fazem ter atitudes mais reativas que proativas, são indicadas terapias e técnicas como ThetaHealing, Barras de Access, Reiki, Biodanza e Alinhamento Energético, Terapia Floral, entre outras, que propiciam o autoconhecimento.

Intenções em ação

Enquanto estamos neste processo de autodescoberta para acessar nosso propósito maior, podemos começar com propósitos menores, isto é, dar sentido e colocar intenção em nossos afazeres diários.Quando começamos a qualificar tudo que fazemos, e fazer da melhor forma possível as mínimas coisas, estamos dando direcionamento e colocando sentido em nossas vidas, porque “a vida acontece nos detalhes”.

Nossa intenção se revela em tudo o que fazemos, a cada pensamento, a cada emoção, a cada ação

Nossa intenção se revela em tudo o que fazemos, a cada pensamento, a cada emoção, a cada ação. Vivenciamos assim, pequenos propósitos diários, que vão se somando, preenchendo e nutrindo nossas vidas e nos aproximando do nosso propósito maior. Por exemplo, não importa o trabalho que você faça hoje em dia, faça-o com todo seu amor e coloque uma intenção no que está fazendo. O que você quer atingir/alcançar com seu trabalho? Qual o propósito das suas ações? E saindo do ambiente de trabalho, qual seu propósito em outras esferas da vida, como pai/ mãe, parceiro (a) num relacionamento afetivo, como amigo(a), como ser humano?

*Com a colaboração da terapeuta Tatiana Martinho.

EVENTO DA AUTORA

Alessandra Dietrich e Tatiana Martinho promovem encontros sobre este tema, em Blumenau durante o mês de maio. Mais informações: pulsarnoproposito@gmail.com

Olá, essa matéria foi útil para você?
Alessandra Dietrich

Alessandra Dietrich

Terapeuta holística. Tem como intenção inspirar as pessoas para que vivam mais conectadas com elas mesmas. Contato: pulsarnoproposito@gmail.com Saiba mais