Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.08/06/2018 

Virada Sustentável no Rio terá programação zen gratuita

Atrações, feiras, tendas e atividades ao ar livre estarão espalhadas pelo estado

A Virada Sustentável é um festival que visa difundir os conceitos da sustentabilidade, que vão além do cuidado com o meio ambiente. No segundo ano da edição carioca do festival, mais de 140 atividades zen (entre as mais de 550 atrações previstas) estão na programação que se espalhará por todo estado do Rio de Janeiro. Voltadas para qualidade de vida, bem estar e autoconhecimento,  atividades como Meditação guiada, Mentalização coletiva, Yoga, Ho’oponopono, Feng Shui, Geobiologia, Reiki, BodyTalk, Entoação de mantras e músicas auxiliam para  uma profunda mudança de paradigmas.

Para Gabriela Alves, que assina a programação zen da edição carioca da Virada Sustentável, é de fundamental importância contemplar o público com práticas e vivências de autocuidado para expansão das consciências. Dessa forma,  podemos voltar a nos ver como parte de um todo, já que a mudança começa mesmo dentro de cada um de nós. “As técnicas de autoconhecimento e cura natural despertam em nós o conceito de unicidade. Não há separação. Quanto mais cuidamos de nós mesmos, maior é esta consciência e compromisso com a vida”, explica Gabriela.

Por todo Rio de Janeiro

Este ano, parceiros como o Personare (que terá uma tenda e programação especial no Parque das Figueiras, Lagoa) e todas as 18 unidades do Sesc ajudam na expansão dos conceitos de sustentabilidade e bem-viver. Dessa forma, aumentam as chances de ocorrer o fortalecimento de agentes sociais que se dedicam a projetos e ações por causa da Virada.

Ao ar livre ou em locais fechados, diversas atrações como feiras, tendas, palestras, workshops, oficinas, rodas de conversa e outras atividades – gratuitas e para todas as idades – estarão espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro: nos municípios de Petrópolis, Niterói, Três Rios; nas comunidades da Maré, Babilônia, Cantagalo, e em diversos bairros como Jacarepaguá, Vargem Grande, Sepetiba, Grajaú, Tijuca, Laranjeiras, Cosme Velho, Ipanema, Copacabana e Lagoa.

A abertura da Virada Sustentável será no dia 8 de junho, nos Arcos da Lapa, a partir das 18h, com as apresentações do Afrojazz, do grupo de maracatu Baque Mulher e da cantora Julia Vargas. Às 21h30, a cantora Elza Soares subirá ao palco com o show “A voz e a máquina”.

Iniciativas como a Virada Sustentável vão de encontro com um movimento, cada vez maior, de pessoas em busca de qualidade de vida. Ajudar a compreender que nós fazemos a diferença e que a mudança vem de dentro, nos dá autonomia sobre nossa felicidade. “Para se ter um planeta sustentável é preciso se tornar um indivíduo sustentável”,  afirma Gabriela Toulier.

Entre as atividades da programação zen, destacam-se:

DIA 8/6  (Sexta-feira)

  • Dança para mães grávidas e engatinhantes (15h, no Rampa, Lugar de Criação, Rua Sá Ferreira, 202 – Copacabana)
  • Yoga Restaurativa (8h, no Espaço MOVA – Rua Hermenegildo de Barros, 73 – Santa Teresa)
  • Meditação com monges da Tailândia (20h, no Spa Maria Bonita – Rua Prudente de Morais, 729 – Ipanema)

DIA 9/6 (Sábado)

  • Contato Improvisação, Acroyoga ( 9h, no Espaço Mova, na Glória, às 9h)
  • Jornada Consciente (10h, no Espaço Saúde, em Laranjeiras)
  • Feira Vida Liberta (10h às 19h, na Rua Ituverava, 665 – Jacarepaguá)
  • Yoga no Aquario com o Grupo Cataratas (8h30, no Aquario, na Gamboa)
  • Kai Woman – Círculo de mulheres baseado na tradição nativa (16h, no Spa Maria Bonita – Rua Prudente de Morais, 729 – Ipanema)
  • Tenda Personare – Meditação Guiada, Aula de Yoga para liberar tensões,, Mindful Walking, Exercícios Corporais para harmonizar relações e show de mantras (9h às 18h, no Parque das Figueiras, na Lagoa)

DIA 10/6 (Domingo)

  • Feira Desapegue-se Multirão de Horta, da Casa Anitcha (8h às 12h, na Praça Edmundo Rego, s/n – Grajaú)
  • Satsang (encontro com a sabedoria) online com o guru indiano Atma Nambi Ji (10h, no Spa Maria Bonita – Rua Prudente de Morais, 729 – Ipanema)
  • Festa matinal WAKE – Roda de mantras, DJ, música ao vivo e pinturas faciais (10h, na Casa de Cultura Laura Alvim – Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema)
  • Ilumna Rio – Grupo de músicos se unirá ao United in Babylon International (movimento que reúne músicos de rua pelo mundo) para entoar juntos o mantra OM (10h30, no Aterro do Flamengo, na altura do número 200)
  • Tenda PersonareWorkshop de Ho’oponopono, Oficina Propósito, Missão e Valores de Vida, Aula de Yoga para realizações, Vivência de BodyTalk (9h às 18h, no Parque das Figueiras, na Lagoa)

Para a programação completa da Virada Sustentável, clique aqui.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.