Luciano Flehr
Por Luciano FlehrLeia em 3 min.28/05/2018 

Body Talk: desbloqueio de padrões emocionais pelo físico

Dores e desconfortos trazem informações que o corpo quer nos passar

Alguma vez você já teve a nítida sensação de estar se autossabotando por puro medo do que estava por vir? Imagine a  seguinte situação: uma pessoa tem uma entrevista importante de trabalho. Ela está há 3 anos esperando esta chance acontecer e está animada e confiante. Coloca o despertador para acordá-la horas antes, repassa todo o texto que elaborou. Mas no dia, na hora que desperta, está febril. Sente-se sem energia. Coincidência? Acaso? Ou a mente subconsciente produziu isto e a sabotou? Você já viveu alguma situação semelhante?

Padrões emocionais armazenados podem ser desprogramados

Desde nossa fase embrionária, já começamos a armazenar padrões no nosso subconsciente, que têm um grande  impacto no corpo físico.

Estes padrões vêm da nossa hereditariedade e também  do que vamos aprendendo ao longo da vida. É possível dissolver, desfazer, desprogramar tais padrões por meio do Sistema BodyTalk, método criado pelo acupunturista e quiroprata autraliano John Velthein. O BodyTalk vasculha o corpo-mente buscando as questões que desestruturam, física, emocionalmente e energeticamente. O terapeuta faz  perguntas para o corpo e obtém resposta sim e não, detectando o que é prioridade para o corpo do paciente.

O Sistema BodyTalk visa buscar o equilíbrio natural do corpo. Soma princípios da Medicina Chinesa, Medicina Ocidental, técnicas de Yoga, Cinesiologia Aplicada e Terapia Bioenergética e baseia-se no conceito de que todos nós temos uma sabedoria inata, responsável por administrar tudo o que acontece no nosso organismo. Esta inteligência mantém o equilíbrio e saúde do corpo.

Voltando ao exemplo do início do artigo: hipoteticamente, o que fez a pessoa perder a grande chance da sua carreira? Um sentimento de desmerecimento e menos valia, gerado na infância. Aos 8 anos, ao mostrar os resultados da escola ao pai, teve como resposta: “Não faz mais do que a sua obrigação”.  Desde então, essa pessoa foge de confrontos, de disputas com outras pessoas, com medo de decepcionar este pai exigente fixado na sua mente subconsciente. Esse padrão, em seu corpo estava se refletindo no timo e no Chakra do plexo solar. Por meio do BodyTalk seria possível acessá-lo e desbloqueá-lo.

O que seu corpo está dizendo?

Cada dor, desconforto, sensação que temos, tem uma informação pertinente que o corpo quer nos passar. Alguns exemplos comuns:

  • Onde o medo se instaura? Nos rins, gerando um cálculo renal, ou uma grande contratura no trapézio.
  • Raiva, impaciência e irritabilidade se concentram no fígado e nos olhos, gerando falta de organização. Pode gerar um excesso de energia e trazendo confusão mental, caso a pessoa não consiga exteriorizar esses sentimentos.

Com o trabalho do BodyTalk é possível escutar o seu corpo, para trazer uma capacidade de auto equilíbrio e lhe possibilitar entendê-lo e respeitá-lo frequentemente.

Luciano Flehr

Luciano Flehr

Massoterapeuta com formação em Medicina Chinesa, Reiki, Auriculoterapia e Reset. Terapeuta Certificado de BodyTalk System pela International BodyTalk Association – IBA