Tudo o que você precisa saber sobre Vitamina D

Entenda os benefícios para o corpo e saiba onde encontrar a Vitamina D

Tudo o que você precisa saber sobre Vitamina D

Afinal, pra que serve a Vitamina D? Em geral, todas as vitaminas são imprescindíveis para o funcionamento do nosso organismo.

A única vitamina que pode ser produzida pelo corpo é a Vitamina D, a partir do efeito da luz solar sobre a pele. O sol é fundamental, portanto, para todos nós. Este guia vai ajudar você a entender a importância da Vitamina D na sua vida.

Pra que serve a Vitamina D

A principal função da vitamina D é a de contribuir para a absorção do cálcio, beneficiando as funções celulares e a saúde óssea, inclusive dos dentes.

Trata-se de um nutriente que não é importante apenas para a saúde dos ossos, como também para a imunidade e o humor, evitando doenças como depressão e ansiedade.

A Falta e o excesso de Vitamina D

Tanto o déficit quanto o excesso podem provocar reações indesejáveis.

A falta de Vitamina D no corpo pode causar raquitismo (em crianças), fraqueza de ossos e dentes, diarreia, miopia, nervosismo, deficiência do metabolismo e propensão à osteoporose e à osteopenia.

Além de  enfraquecer o sistema imunológico e deixar o organismo propenso à várias doenças como a pressão alta, câncer e esquizofrenia.

Vitamina D para as mulheres

A terapeuta ortomolecular Adriane Splendore explica que o cálcio é considerado um calmante. As mulheres que têm baixa de cálcio estão mais propensas aos desconfortos da TPM.

Alimentos com Vitamina D

A exposição ao sol é a principal fonte de vitamina D, porém alguns de seus nutrientes estão presentes em alimentos, como peixes (sardinha, atum, salmão), ovos, manteiga e cogumelos (portobello, paris e shiitake, por exemplo).

A importância do Sol para Vitamina D

Outro fator importante é que a exposição saudável à luz do sol faz com que o organismo produza a vitamina D, que é fundamental para regularizar os níveis de cálcio e fósforo, que entre várias funções protegem nossos ossos e dentes. Os horários mais adequados são antes de 10h e depois de 16h.

Vitamina D e coronavírus

Existem estudos em andamento que investigam a relação entre Vitamina D e coronavírus. Mas as pesquisas ainda são inconclusivas. Em geral, doses adequadas de Vitamina D no organismo podem trazer benefícios para quadros de grupes comuns.

Importante sempre lembrar que suplementos de Vitamina D só devem ser tomados com recomendação médica. Em geral, para ter os níveis adequados basta tomar sol todos os dias nos horários indicados.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais