Carregando pagina

Alimentação > Receitas

Suco verde detox pós-festas

Saiba como eliminar toxinas e digerir os alimentos mais pesados

Por: Carolina Senna

 
Imagem: acervo pessoal

Quando falamos em detox, em geral, as pessoas pensam em dieta ou em vários dias de redução calórica e alimentar. Pouco se fala, porém, em adicionar ingredientes ou escolher alimentos que ajudam o organismo a eliminar o que foi consumido em festas e feriados. O suco "detox pós-festas" promove exatamente isso. Simples de ser feito e com ingredientes fáceis de encontrar no mercado, deve ser consumido em jejum para ajudar o corpo no processo de eliminação dos excessos como bebidas alcoólicas, gorduras, toxinas e comidas de mais difícil digestão.

+ Detox ayurvédico no pós-festas

Consequências dos exageros

No dia seguinte de festas, finais de semana ou volta de férias dá aquela sensação de que temos que compensar a farra gastronômica, não é? Muitas vezes, nos sentimos até mais cansados e nem sempre isso ocorre porque dormimos menos, mas pelo desgaste do organismo em tentar digerir comidas mais pesadas e eliminar tudo o que consumimos. A falta de energia também pode ser fruto da desidratação, em função do alto consumo de álcool.

Nesse processo, também tendemos a sentir inchaço e até sobrepeso, pois o corpo tenta reduzir a desidratação retendo líquidos. Com todo esse desgaste, a imunidade cai. Não poderia ser diferente: consumimos alimentos com menos nutrientes, nosso organismo gasta mais energia no processo digestivo, o álcool (se você beber) desidrata e, de quebra, ainda dormimos menos.

A seguir ensino como você pode fazer o suco e explico os benefícios específicos dos principais alimentos, para você também adicionar aos demais pratos do seu cardápio nos dias de detox.

Ingredientes do suco detox pós-festas:

  • 2 laranjas seletas;
  • 1 limão (pode ser meio limão se você quiser um suco mais doce);
  • De 5 a 6 folhas de Couve;
  • De 5 a 6 ramos de Salsinha inteiros;
  • 1 pedaço de Gengibre, correspondente a uma colher de sobremesa;
  • 1 Cenoura grande ou 2 pequenas;

Fica pronto em 15 minutos

Serve 1 pessoa

Que aparelho usar para fazer o suco?

Você precisará de um espremedor para o limão e a laranja. Para os demais ingredientes pode usar uma centrífuga, liquidificador ou um aparelhos de fazer suco prensado a frio. Esse último costuma ser difícil de encontrar no Brasil e acabam sendo mais caros, mas é o que mais mantém os benefícios nutricionais dos vegetais durante o preparo do suco.

Dependendo do aparelho, você pode precisar adaptar as quantidades dos ingredientes. Na prensa, por exemplo, em geral é preciso adicionar mais folhas do que no liquidificador. Na centrífuga, alguns vegetais também não rendem tanto. O importante é seguir as proporções e ir adaptando ao seu paladar. Não é para tomar como remédio, precisa ser gostoso e prazeroso.

No preparo, vou explicar como fazer no liquidificador, que é mais comum.

Como é o preparo:

  • Esprema as duas laranjas e o limão;
  • Adicione os demais ingredientes, bata numa potência forte até obter um suco bem ralo;
  • Coe numa peneira fina. É importante coar bem, pois queremos obter nutrientes para a fácil absorção pelo organismo. Pedacinhos e fibras, em geral, estimulam o organismo a trabalhar mais e no processo digestivo acabamos consumindo energia também. O objetivo desse suco é dar vitalidade imediata e injetar de forma fácil e rápida diversos nutrientes. Em outras palavras, o processo digestivo tem que ser "moleza", com poucos pedacinhos;
  • Pronto! Seu suco estará preparado e deve ser consumido em jejum. Você deve ficar, pelo menos, cerca de 20 minutos sem consumir nenhum outro alimento. Tome logo pela manhã.

Benefícios do suco detox

Nesta receita de suco, combinei alguns ingredientes potentes para limpeza e restabelecimento do organismo. Destaco a seguir os mais importantes, que você pode adicionar ao seu cardápio semanal quando quiser estimular o processo de desintoxicação. O que eu faço é usá-los semanalmente em sucos vegetais, saladas e pratos, para garantir o bom funcionamento do meu metabolismo. Afinal, quando moramos em grandes cidades, estamos sempre expostos a toxinas, nem que seja apenas na poluição do ar.

Benefícios do suco detox

LARANJA

Os benefícios dessa fruta são mais conhecidos, mas vale lembrar que a laranja é rica em Vitamina C e antioxidantes o que reduz os processos inflamatórios e retardam o envelhecimento. Nesse suco, ela tem o objetivo de aumentar a imunidade e para dar o volume de líquido necessário sem adição de água. A água presente nos sucos e vegetais é a estruturada, que tem efeito mais hidratante e dá mais energia do que a água normal. Portanto, no pós-festas, ela tem o poder de restabelecer mais rapidamente o corpo da desidratação.

Benefícios do suco detox

LIMÃO

Como a laranja, também fornecerá água estruturada ao suco. Mas não é só isso, o limão possui inúmeros benefícios para a saúde e um dos seus principais efeitos neste suco é estimular o metabolismo do corpo a quebrar os alimentos, principalmente os mais pesados até sua unidade básica de nutrição tanto para absorção mais rápida dos nutrientes, quanto para a eliminação de toxinas. Também é rico em vitaminas auxiliando no fortalecimento da imunidade.

Benefícios do suco detox

SALSINHA

Dá pra escrevermos um livro inteiro sobre os benefícios da salsinha. Ela é riquíssima em cálcio e, portanto, importante em casos de osteoporose, além de ter alta concentração das vitaminas C, A, K que fortalecem o sistema imunológico de formas diferentes. Também auxilia o processo digestivo em casos de enjôos, má digestão e gases. A salsinha é também diurética, anti-inflamatória e antioxidante.

Benefícios do suco detox

GENGIBRE

Também é altamente digestivo, auxiliando no enjôo e na eliminação dos gases. Pode ser inclusive tomado como chá após as refeições. Aumenta a sensação de saciedade pois retarda a absorção do açúcar pelo organismo e ajuda na boa absorção dos alimentos. Muitas vezes, nossa fome é o corpo sinalizando que está com deficiência de algum nutriente. O gengibre também acelera o metabolismo nos auxiliando no processo de queima calórica e emagrecimento.

IMPORTANTE: se, ao tomar o suco, você achar que ficou com gases não estranhe. A mistura estimulou o processo de eliminação de toxinas, tendo esse como efeito colateral. Continue tomando bastante líquido e mantenha o suco por mais dias até perceber que a formação de gases diminuiu, pois indicará que o corpo eliminou o que estava te fazendo mal.

Lembre-se de servir numa taça bacana e tomar na mesa, como uma refeição mesmo. Aproveite esse momento para se curtir, sem celulares ou outras distrações. Comer e beber em pé, andando pela casa e fazendo outras atividades também atrapalha o processo digestivo.

Bom detox para você!

Sobre a autora

Carolina é sócia-fundadora do Personare, o maior portal de autoconhecimento e qualidade de vida do Brasil, com mais de cinco milhões de visitantes por mês. Também é Coach de Saúde Integrativa, formada pelo Institute of Integrative Nutrition, de Nova Iorque.

Há 11 anos, atua como diretora do portal, mergulhada em técnicas de equilíbrio mente/corpo e é pessoalmente adepta a um estilo de vida mais saudável e ecológico.

IG: @carolasenna

E-mail: senna@personare.com.br

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Carolina Senna

Carolina Senna

Carolina é sócia-fundadora do Personare. Também é Coach de Saúde Integrativa, formada pelo IIN, de NY. Há 11 anos, atua como diretora do portal, mergulhada em técnicas de equilíbrio mente/corpo e é pessoalmente adepta a um estilo de vida mais saudável.

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS