Pesquisar
Loading...

Salada quente de bacalhau

Peixe preparado com legumes possui baixa quantidade de gordura

Atualizado em

Nesta receita, o bacalhau é preparado da maneira mais tradicional possível. Além disso, o prato leva a adição de legumes e de temperos como a páprica e o tomilho, tornando o alimento mais saboroso e saudável. De acordo com a nutricionista Flavia Morais, o bacalhau é uma proteína que possui uma baixa quantidade de gordura. Além disso, quando é preparado com legumes, ainda torna-se rico em antioxidantes, benéficos ao organismo. “Apesar dos benefícios do peixe, ele não é indicado aos hipertensos, pois o bacalhau já é normalmente muito salgado”, aconselha.

Receita de salada quente de bacalhau

Por: Mônica Souza

Preparo: 1 hora | Serve até 10 pessoas

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau em lascas, limpo e dessalgado
  • 1 kg de batata bolinha
  • Páprica doce (ou picante, se preferir)
  • 1/2 kg de tomate sweet grape (ou cereja)
  • 1/2 Kg de minicebolas
  • 5 dentes de alho bem picados
  • Tomilho
  • 400 ml de azeite extravirgem
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Dessalgando o bacalhau: quando o peixe está em lascas, é mais fácil dessalgá-lo e o processo leva menos tempo. Na manhã da ceia, logo cedo, lave as lascas de bacalhau salgado. Em seguida, coloque-as numa bacia com bastante água na geladeira. Troque a água duas vezes ao longo do dia, que à noite o bacalhau já estará dessalgado. Para um almoço, comece o procedimento na noite anterior. Depois de dessalgado, escorra a água e limpe as lascas, retirando espinhas e resíduo de pele, deixando o bacalhau pronto para o preparo (depois disso, volte com ele para a geladeira até a hora de finalizar o prato).

  • Lave bem as batatas, usando uma escova ou bucha. Aqueça uma panela de fundo grosso e coloque 100 ml de azeite. Em seguida, coloque as batatas, sem descascar. Tempere com sal, pimenta do reino e páprica a gosto. Não mexa mais a batata, apenas sacuda de tempos em tempos a panela, para que elas mudem de posição. Este procedimento é importante para que a batata cozinhe por igual, mas não tenha sua casca rompida pelo contato de uma colher ou escumadeira. Se necessário, vá pingando água, só para não deixar a batata pregar no fundo da panela. A batata vai cozinhar e ficar levemente dourada por fora. Reserve.
  • Enquanto a batata cozinha, lave os tomates e descasque as cebolas. Coloque os tomates e as cebolas numa assadeira, regue com 150 ml de azeite, desfolhe ramos de tomilho sobre os vegetais e tempere com sal e pimenta do reino. Leve ao forno a 180ºC, até que a casca do tomate comece a enrugar, tomando cuidado para não cozinhar demais. Reserve.
  • Um pouco antes da hora de servir, retire o bacalhau dessalgado e limpo da geladeira. Aqueça uma panela grande, coloque 150 ml de azeite e o alho, dourando levemente. Em seguida, refogue o bacalhau, mexendo delicadamente para não desfazer as lascas. Este procedimento é rápido (3 minutos são suficientes) e é bom que a panela esteja bem quente para evitar a formação de líquido. Se acontecer, retire o excesso com uma colher.
  • Acrescente os tomates e as cebolas assados, junto com o azeite que sobrou na assadeira. Coloque as batatas douradas cozidas, corrija o sal e a pimenta e, se quiser, pode acrescentar mais tomilho. Deixe no fogo alguns minutos para aquecer.
  • Coloque em uma travessa bonita e sirva imediatamente.
Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim