Simone Kobayashi
  • Por Simone Kobayashi
  • Leia em 3 min.
  • 23/08/2016
  • Atualizado em 26/11/2018 às 19:27

Quartzo ajuda a lidar com conflitos

Descubra significado e formas de uso de 7 tipos de cristais

Quartzo ajuda a lidar com conflitos

O quartzo é um dos minerais mais abundantes da crosta terrestre e também um dos mais usados. Além daqueles caracterizados pela cor que possuem – como Quartzo Rosa, Quartzo Verde, etc. – muitos dos cristais que conhecemos e usamos também são Quartzos. Por exemplo: Ágata, Ametista, Citrino, Olho de Falcão e muitos mais.

Curiosidade

Apesar da forma perfeita de Quartzo possuir um prisma de seis lados, os cristais de Quartzo encontrados na natureza são muitas vezes irregulares e mistos. Isso acontece pois são desenvolvidos com cristais adjacentes de outros minerais, ou mesmo com faces cristalinas difíceis de identificar. As partículas que o compõem (átomos, moléculas ou íons) estão organizadas em um padrão definido, que se repete formando uma estrutura com geometria específica, em geral em um alto grau de simetria tridimensional. No momento de sua formação, cada partícula tende a ocupar determinada posição, de acordo e em harmonia com a partícula vizinha. Como resultado de sua ordenação interna, o cristal vai propagando no espaço essa tendência à simetria, à harmonia. Esse é um dos seus atrativos, sua organização interna para essa bela harmonia.

Independente da cor, a forma de um cristal de Quartzo perfeita é aquela que possui um prisma de seis lados e, em cada um deles, pirâmides culminando em uma ponta. Suas seis faces simbolizam os seis Chakras (centros de energia localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano). A “coroa” presente nas terminações simboliza a ligação do indivíduo com o infinito.

Os cristais de Quartzo vibram em uma frequência tão alta que possibilita a dissolução e liberação de energias mais densas, ou seja, nos ajuda a lidar com situações (eventos, pessoas, sentimentos, pensamentos) conflituosas.

Como utilizar o Quartzo

  • A sugestão é utilizar o cristal de Quartzo escolhido por 10 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes na semana, segurando-o durante sua Meditação
  • Deite-se ou sente-se em posição confortável. Relaxe o corpo e respire lenta e profundamente.
  • Imagine o cristal aumentando de tamanho a cada respiração, sinta-se mais e mais próximo a ele, respire lenta e profundamente até ficar confortável na sua visualização.
  • Em ocasiões especificas, é válido levar o Quartzo dentro do bolso ou bolsa. Uma consulta holística pode pontuar melhor o desequilíbrio e ajudar a escolher as melhores pedras e técnicas para auxiliar em algum processo.

Quartzo Rosa

É ligado ao Chakra do coração (entenda aqui o significado deste e de outros Chakras), aliviando mágoas. Sua energia é essencial à autorrealização e à paz interior. Ensina o amor-próprio e o poder do perdão. Dissolve as cargas acumuladas que reprimem a capacidade do coração de dar e receber amor. Traz estímulo e consolo interior. Ante a presença do amor, as tristezas, os temores e os ressentimentos que comprimem o fluxo deste Chakra são substituídos por um profundo senso de realização pessoal, formando uma base para que a paz e a satisfação interior tornem-se realidade.

Quartzo rosa também harmoniza vida amorosa

Após uma sessão de energização com o Quartzo Rosa – que pode ser feita com Reikristal (descubra como os cristais são usados em uma sessão de Reiki), Equilíbrio e Harmonização com Cristais ou Meditação (aprenda aqui uma mentalização para fazer com este Quartzo) – as pessoas tendem a ficar extrassensíveis, vulneráveis e emotivas. É uma das melhores pedras para cuidar da criança interior.

Quartzo Verde

O Quartzo Verde oferece conforto ao coração atormentado, neutraliza as emoções e produz sentido de equilíbrio e bem-estar ao corpo físico. Tem uma carga dinâmica elevada que dissolve pensamentos doentios, além dos sentimentos e problemas físicos a eles relacionados. É um Quartzo que reflete um verdadeiro e puro raio verde que reequilibra a aura. Usado nos períodos de agitação, ajuda a manter o equilíbrio interior, harmoniza e acalma. Neutraliza as emoções reprimidas.

Junto com o Quartzo Rosa – seja com Reikristal, Equilíbrio e Harmonização com Cristais ou uma Meditação – seu uso proporciona harmonia ao Chakra do coração. Associado ao jaspe verde e ao citrino amarelo, ele também ajuda nos distúrbios do meridiano do pulmão.

Quartzo Negro ou Morion

O Quartzo Negro ensina a enxergar luz dentro da nebulosidade, principalmente a emocional ou em um estado mental confuso. Dá a possibilidade de se sentir “em casa”, mesmo quando está em meio à neblina.

Quartzo Fumê

Sua energia desencadeia a movimentação das forças primárias do corpo, ativando os nossos instintos de sobrevivência de forma purificada. Inspira-nos a aceitar o desafio e a responsabilidade de mudar a qualidade de nossas vidas, equilibrando a forma que lidamos com o mundo. É uma pedra muito boa para aplicações em pessoas com tendências suicidas ou ambivalentes em relação ao mundo. Por trazer mais força de luz ao plano material, pode transformar atitudes escapistas em incentivo necessário para mudar a vida de alguém.

Devido à exposição ao magma incandescente durante sua formação, este cristal foi profundamente impregnado pelo elemento Fogo. Por isto, nos fornece energia de trabalho, ânimo inquebrantável e determinação para a conquista de nossos objetivos. É benéfico empregá-lo com pessoas em estados de tristeza profunda, fatigadas, morosas ou possuidoras de altos ideais e aspirações, mas incapazes de corresponder aos próprios padrões.

O Quartzo Fumê tende a dissolver padrões negativos reprimidos. Ele apresenta uma vibração de luz de alta frequência, que dissipa e purifica a maioria da negatividade que carregamos dentro de nós. É a pedra capaz de processar psíquica e fisicamente os elementos da vida e liberar o que é inútil. Como todas as pedras e cristais escuros, o Quartzo Fumê deve ser usado com respeito e consciência, ou seja, não carregue-o para a “balada” ou deixe-o jogado na bolsa, por exemplo. Este Quartzo representa o arquétipo do Sábio.

Quartzo Amarelo ou Citrino

A energia do Citrino assemelha-se à do sol, que aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida. Por seu aspecto solar, ela é muito utilizada nos casos de cansaço geral, desânimo, preguiça, tristeza extrema e para estimular a alegria. Também estimula a atividade, auxilia a transformar os eventos da vida, colocá-los em ordem e livrar-se do que é supérfluo. Atua como um depurador de toxinas de todo o organismo. Ele ajuda a pessoa a ficar menos suscetível a vibrações e influências negativas. Transfere um senso de certeza interior, oferecendo confiança e segurança.

Quartzo transparente

É o tipo de cristal de Quartzo mais conhecido. De modo geral, é possível utilizá-lo para todos os fins, ou seja, toda e qualquer situação que precise de maior equilíbrio, calma e energia, uma vez que vibra a pura luz branca que contém todas as outras cores. Ele representa a soma total da evolução no plano material. Como equilibra nossa alma, ele também fortalece a profundidade interior de uma pessoa, construindo uma base sólida sobre a qual podemos nos assentar e viver.

Quartzo Rutilado ou Sagenítico

Também chamado de cabelo de Vênus, é relacionado ao estímulo da força vital e da energia positiva. Com um alto poder condutivo e penetrante, ajuda também a se livrar de resistências, aqueles pontos onde é mais difícil fazer a mudança (necessária), como hábitos destrutivos, padrões mentais negativos e apegos. Facilita a comunicação com seu próprio impulso de aprimoramento pessoal.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica. Saiba mais