Marcia Fervienza
  • Por Marcia Fervienza
  • Leia em 5 min.
  • 01/12/2017
  • Atualizado em 11/12/2018 às 21:35

Previsões para Virgem em 2018

Confira principais tendências para quem tem Sol ou ascendente no signo

Previsões para Virgem em 2018

Em 2018, alguns virginianos sentirão um imenso desejo de promover mudanças em suas vidas, enquanto outros precisarão tomar cuidado para não criar expectativas demais em relação às pessoas. Abaixo, você encontra previsões detalhadas para Virgem, divididas por decanato. Mas o dia que um decanato inicia ou termina pode sofrer leves variações anualmente. Portanto, caso tenha nascido no dia de início ou término de um decanato, é importante consultar um astrólogo para tirar a dúvida.

No final do conteúdo, você também encontra as principais tendências para quem tem ascendente em Virgem.

Vale reforçar, ainda, que as previsões focam nos aspectos que o Sol (ou o ascendente) em Virgem viverá ao longo de 2018. Por este motivo, pode acontecer de um decanato ter trânsitos mais expressivos que outros.

Por último, lembre-se que você é muito mais do que apenas seu signo solar e ascendente. Portanto, para ter uma análise completa de como será seu ano, é preciso analisar outros aspectos de seu Mapa Astral.

Confira abaixo as previsões para seu signo e ascendente (caso não saiba seu ascendente, clique aqui e descubra gratuitamente).

Primeiro decanato – 23 de agosto a 2 de setembro

O período que vai de 16 de maio a 7 de novembro é especialmente relevante para os nascidos no primeiro decanato de Virgem, especialmente entre 24 e 28 de agosto, porque estes nativos receberão um trígono de Urano em Touro em sua breve passagem por este signo. Mesmo o planeta estando em Touro durante seis meses em 2018, ele estará em movimento direto (sua fase mais ativa) somente até meados de agosto, período que será mais favorável para lançar novos projetos e dar início a qualquer situação na qual se deseja promover mudanças. Sim, usei a palavra “deseja”, porque este é o sentimento trazido por um trígono de Urano: desejo! Queremos criar e abrimos espaço para o novo.

Se em trânsitos tensos nos sentimos obrigados a mudar, em trânsitos harmônicos sentimos vontade de promover mudanças. E justamente porque o trânsito é harmônico, tais mudanças tendem a ocorrer de maneira menos destrutiva do que ocorreriam com trânsitos difíceis. A busca aqui é por uma vida mais excitante e por novas experiências.

A busca aqui é por uma vida mais excitante e por novas experiências.

Sonhamos com viagens que nos ofereçam oportunidades de explorar, de conhecer coisas novas, de experimentar situações que aportem para a construção da nossa identidade e para o nosso crescimento como ser humano. Mas isso não precisa acontecer somente através de viagem: às vezes, começar a estudar algo novo, seja um curso de curto prazo ou um compromisso mais prolongado, como uma faculdade, pode ter o mesmo efeito. Ou podemos ampliar o nosso círculo social, dando lugar à entrada de novos amigos, pessoas com experiências, estilos e culturas diferentes. É hora de misturar e experimentar. O que será que você descobrirá de novo sobre si mesmo, a partir disso?

Segundo decanato – 3 a 12 de setembro

Os nascidos no segundo decanato de Virgem, especialmente entre 4 e 9 de setembro, estão sob influência da oposição de Netuno no signo de Peixes. O que isso significa na prática? Para começar, indica uma maior dificuldade para abordar as situações e os relacionamentos de maneira prática e objetiva, porque Netuno confunde aquilo que toca. Com a oposição temos sempre o risco de projeção e ela geralmente fala daquilo que ocorre em nossa relação com o outro, então, não é difícil imaginar que tais confusões podem se tornar ainda mais preponderantes quando estivermos falando de decisões envolvendo relacionamentos: com quem ficar, com quem não ficar, quem manter e quem deixar partir.

Mais do que isso: no Mapa de mulheres, a oposição entre Sol e Netuno pode trazer para a sua vida homens que precisam ser salvos ou resgatados (de si mesmo, de uma situação, etc.), homens confusos e perdidos, ou homens falsos e mentirosos.  Com Netuno em trânsitos tensos, ou as coisas nunca são como parecem (a gente sempre acha que elas são muito melhores do que realmente são), ou elas requerem da gente algum tipo de sacrifício.

Em Mapas de homens, esta oposição pode torná-los confusos, debilitados (inclusive em nível de saúde) e pode levar os outros a terem uma percepção sua ou das suas intenções que não tem qualquer relação com as suas reais motivações. Ou seja, pode levar os outros a interpretarem mal seus gestos, comportamentos e palavras, razão pela qual é sumamente importante que estes homens sejam cuidadosos com a maneira como se apresentam, com o que dizem e fazem. A melhor maneira de neutralizar essa influência é sempre ser o mais direto possível, assegurando-se de não deixar qualquer espaço para diferentes interpretações das suas atitudes ou mal-entendidos.

Terceiro decanato – 13 a 22 de setembro

O terceiro decanato de Virgem não tem nenhum trânsito significativo lento ocorrendo sobre o Sol, mas alguns trânsitos menores merecem comentários (caso queira se aprofundar em outros trânsitos que podem estar ocorrendo no seu Mapa Astral, agende aqui um atendimento individualizado com a autora deste artigo).

Primeiramente, Mercúrio (regente do seu signo) ficará retrógrado três vezes este ano (como ocorre em todos os anos) entre 23 de março e 15 de abril, entre 26 de julho e 19 de agosto, e entre 17 de novembro e 7 de dezembro. Durante estes períodos, você perceberá uma redução no ritmo da sua vida de forma geral, tanto no que diz respeito à comunicação e contatos, como em relação a situações e relacionamentos. E é bom que seja assim: estes são períodos de revisão, nos quais, se as coisas continuarem avançando, provavelmente sairão errado e acabarão desfavorecendo o alcance dos seus objetivos.

Dentro destes períodos de retrogradação de Mercúrio, é sumamente importante desacelerar entre 26 de julho e 19 de agosto, porque neste período Marte também estará retrógrado, o que significa que tentar avançar pode, inclusive, causar acidentes. Vale notar que Marte estará retrógrado em Aquário e Mercúrio estará retrógrado em Leão, ou seja, em signos opostos, criando entre eles um aspecto tenso no céu, indicando que estaremos com a língua afiada em um momento no qual deveríamos manter a boca fechada.

E para agregar ao quadro temos Júpiter em Escorpião (também retrógrado) fazendo uma quadratura em T por signo no céu, com estes dois planetas pessoais, adicionando uma pitada de excesso e autoconfiança que, fluindo em aspecto desarmônico, pode se transformar facilmente em arrogância e criar uma situação ideal para uma grande tempestade. Dê ouvidos ao ciclo da natureza representado pelo movimento dos planetas no céu e espere estas semanas passarem para retomar planos e projetos.

Ascendente em Virgem

Os nascidos com ascendente em Virgem estão com Saturno entrando em sua Casa 5 no signo de Capricórnio. Como sempre ocorre com Saturno, este é um período de aprendizado sobre como se expressar melhor, especialmente em relação às pessoas mais próximas e aos seus próprios prazeres.

Este é um período de aprendizado sobre como se expressar melhor, especialmente em relação às pessoas mais próximas e aos seus próprios prazeres.

Neste sentido, embora a Casa 5 seja dos prazeres e da diversão, quando Saturno está presente parece que tudo precisa ter um objetivo e envolver uma lição. Nada é somente por prazer ou somente para desfrutar. Fica meio chato, sim. Mas, como todo e qualquer trânsito, é temporário. Logo, alinhe-se à energia e espere passar, porque vai passar.

Outras manifestações para este trânsito incluem: o surgimento de um novo namoro sério depois de um longo período sem companhia, que começa devagar e com restrições, mas pode vir para ficar; trabalhar (Saturno) com algo que se gosta (Casa 5); dificuldade em passar tempo com filhos devido a trabalho; problemas com filhos de uma forma geral (filhos que estão amadurecendo ou se tornando mais difíceis de lidar); ou dificuldades em algum namoro existente, no qual parece que fica difícil simplesmente curtir e desfrutar um ao outro. Novos namoros nos quais uma das partes é mais velha e representa um papel mais paternal/maternal também podem ocorrer. E para as pessoas mais criativas, este pode ser tanto um período no qual o processo criativo que antes era realizado só por prazer agora começa a dar dinheiro, ou uma fase na qual qualquer produção criativa demanda muita dedicação e trabalho.

Consulta com a autora

Se tiver interesse em se aprofundar nas suas previsões, agende uma consulta com a astróloga e autora deste artigo, Marcia Fervienza.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais. Saiba mais