- Por Solange Lima
- Leia em 3 min.
Óleos essenciais para aumentar a imunidade e se proteger
veja um lista de óleos seguros que podem ajudar na imunidade do nosso organismo

Por causa da epidemia do coronavírus muitas pessoas vem me perguntando da eficácia da Aromaterapia e dos óleos essenciais para aumentar a imunidade e se proteger de vírus em geral.
Mas como podemos nos beneficiar de forma segura, usando os óleos corretamente? Quais óleos são indicados para essa prevenção?
Primeiro precisamos entender um pouco o que são vírus e o que é o coronavírus.
Os vírus são simples e pequenos, não têm células, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos.
O vírus sozinho não oferece riscos, mas tem a capacidade de se ligar a uma célula. Para se reproduzir precisa estar hospedado em alguma célula, tomando conta dela e a partir daí se espalha.
E o coronavírus?
Já o coronavírus (CoV) é uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.
Alguns coronavírus podem causar problemas respiratórios graves, como a síndrome respiratória grave (conhecida pela sigla SARS, do inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”).
Estamos acompanhando muitas dicas de cuidados pelas mídias para prevenção dessa epidemia que está no mundo todo e precisamos ficar atentos, por isso deixo uma lista de óleo essenciais seguros que são antivirais.
QUATRO ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE E PROTEGER DE VÍRUS
Conheça quatro óleos essenciais que vão atacar de forma bem efetiva as células que estão encapsuladas com vírus. Todos eles podem ser utilizados no dia-a-dia:
Óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia)
Antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida, estimula o sistema imunológico, radioprotetor.
É considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral.
Tem papel importante como coadjuvante nos tratamentos de pacientes oncológicos (radioterapia, quimioterapia) e portadores de HIV, ajudando muito na imunidade, que fica muito debilitada com o tratamento.
Óleo essencial de Ravintsara (Cinnamomum Camphora QT Cineol)
Antiviral muito eficaz, anti-infeccioso, antibacteriano, antifúngico e estimulante imunológico, mucolítico, expectorante e neurotônico.
Muito eficaz nos problemas respiratórios principalmente se associado ao eucalipto radiata.
Óleo essencial de Tomilho QT Timol (Thymus Vulgaris)
Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neurotônico.
É rico em fenóis. São soldados que ajudam a combater viroses e infecções com efeito imediato.
Óleo essencial de Eucalipto Globulus
Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.
Como usar óleos essenciais
A melhor forma de usar os óleos é por meio da inalação pelo olfato. Para isso, o colar de Aromaterapia ou difusor pessoal pode ser a melhor opção.
Outra dica é fazer uma loção antisséptica para as mãos. Veja como:
- 60 ml de álcool gel
- 12 gotas de tea tree
- Misture bem e use no dia a dia sempre para higienizar suas mãos
Lembre-se sempre que a melhor forma de utilizar os óleos essenciais é consultando um aromaterapeuta, que é o profissional que pode te ajudar na escolha dos melhores óleos para você. Muitos óleos têm contra indicações e não podem ser usados por crianças, gestantes e idosos.
IMPORTANTE: sempre vale reforçar que terapias alternativas, como é o caso da Aromaterapia, não substituem o tratamento médico.

Solange Lima
Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais
- Contato: falecomigo@solangelima.net
- Site: http://www.solangelima.net