Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Óleo essencial de vetiver: para que serve e como usar

Óleo essencial de vetiver: para que serve e como usar

Ameniza dores, diminui bloqueios sexuais e fornece mais segurança no dia a dia

Sabe aquele óleo que vai te dar aquele “up” no início do dia? É o óleo essencial de vetiver! Ou que vai te ajudar a ter mais segurança para lidar com os problemas? Também é o vetiver.

Fonte: sítio das melaleucas - @rommelsauerbronn
Fonte: Sítio das Melaleucas @rommelsauerbronn

óleo essencial de Vetiver (Vetiveria Zizanioides), também conhecido como capim-vetiver, capim-de-cheiro, grama-cheirosa ou grama-das-índias, é extraído do Vetiver, uma planta em que, diferentemente das outras gramíneas, a raiz cresce para baixo, e pode penetrar até 6 metros de profundidade (foto ao lado).

É por causa dessa característica que o óleo essencial de Vetiver é extraído das suas raízes e proporciona a sensação de “enraizamento” e segurança para quem o utiliza.

Na Aromaterapia, esse óleo é indicado para quem busca mais firmeza, mais estrutura e equilíbrio das emoções. A seguir, veremos com detalhes para que serve, as propriedades e formas de uso do óleo de Vetiver.

Óleo essencial de vetiver: para que serve

O óleo essencial de vetiver tem aroma forte e marcante, almiscarado, balsâmico, misterioso, terroso, amadeirado, viscoso e pesado. É extremamente poderoso e pode ser utilizado para diversos fins, desde problemas físicos quanto emocionais.

Veja algumas das principais abaixo e, claro, de preferência somente após consulta a um aromaterapeuta.

Amenizar dores

O óleo essencial de vetiver serve para amenizar dores, principalmente nos joelhos, juntas e coluna, assim como para auxiliar no tratamento de problemas de circulação nos membros inferiores.

Equilibrar o chakra básico

O óleo essencial de vetiver, por ser extraído de raízes profundas, ajuda a aterrar, trazendo segurança, trabalha nosso chacra básico, podemos usá-lo para trabalhar a energia do chakra básico, que é o centro energético responsável pela nossa estrutura, a nossa base, e fica localizado na altura dos nossos genitais. Ele ajuda a concretizar nossos projetos, trazendo segurança.

Reduzir o estresse

Ajuda, também, a acalmar e a reduzir o estresse, sendo ótimo para auxiliar a ter boas noites de sono.

Atenuar melasma

Pode ser usado óleo essencial de vetiver para melasma, por causa das suas propriedades capazes de clarear manchas escuras, mas isso não significa que seja efetivo, pois vai depender da individualidade e da origem do melasma. Procure sempre um aromaterapeuta que pode te ajudar a entender sua questão e ajudar com as manchas.

Fixador de perfumes

Na perfumaria é um aroma muito conhecido, é a raiz da planta que interessa aos perfumistas, pois o aroma dele extraído é incrível e tem forte poder de fixação, sendo um fixador natural.

Uma curiosidade: algumas marcas famosas de perfumes e cosméticos utilizam o Vetiver em suas fórmulas, como fixador.

Suprir ausência familiar

Na Aromaterapia vibracional, o óleo de vetiver ajuda na estrutura familiar, para aquelas pessoas que sentem falta ou ausência da figura do pai e percebem medos e inseguranças na fase adulta.

Os compostos vibracionais Segurança e Coragem possuem o vetiver em sua composição, portanto são os mais indicados nesses casos.

Óleo essencial de vetiver: propriedades

O óleo essencial de vetiver tem propriedades terapêuticas, emocionais e cosméticas poderosas, podendo ser utilizado de diversas formas (veremos mais a seguir). Agora, gostaria de salientar algumas dessas características que fazem dele um dos óleos preferidos na Aromaterapia.

  • anti-inflamatória
  • anti-infeccioso
  • regeneração e cicatrização da pele
  • analgésico
  • calmante
  • aumenta as defesas imunológicas do organismo
  • sedativo
  • regulador hormonal
  • antisséptico
  • aterra, trabalhando a ligação com a Terra, sendo excelente para pessoas desligadas e desconectadas do momento presente
  • reduz a insônia ou dificuldade de dormir, como quem acorda muitas vezes durante a noite
  • antidepressivo
  • reduz os distúrbios sexuais, como frigidez, impotência e traumas sexuais (sempre com acompanhamento do terapeuta e aromaterapeuta, pois pode causar catarse)
  • nas mulheres, libera memórias que geraram traumas com a figura masculina
  • ajuda a cumprir suas metas e trazer sentido para a vida
  • ajuda nos tratamentos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e déficit de atenção, sendo ótimo para uso com crianças autistas

Como usar óleo essencial de vetiver

Cada uma das propriedades do vetiver tem diferentes formas de uso. Por isso é tão importante a consulta com um profissional, até para saber com precisão qual a frequência e dosagem do óleo.

Ele tem poucas contraindicações. Indico evitar em pacientes diagnosticados com câncer e não usar antes de dirigir ou se estiver grávida.

Além disso, existe um risco moderado de sensibilização de uso na pele, por isso, o nível máximo de uso dérmico é de 0,1%.

A seguir, seguem algumas indicações gerais para que não sabe como usar óleo essencial de vetiver:

  • Para ter mais energia: recomendo o uso de 1 gota no difusor pessoal ou colar de Aromaterapia.
  • Para dias em que não há vontade de sair da cama, como uma manhã chuvosa ou às segundas-feiras: uma dica é colocar 1 gota do óleo essencial de vetiver e 1 gota do óleo essencial de laranja doce no difusor, trazendo movimento e coragem para começar o dia.Outra sugestão é misturar, em 30 gramas de creme ou emulsão neutra, 3 gotinhas do óleo essencial de vetiver e passar na sola dos pés ao acordar. A mistura pode ser usada todos os dias.
  • Para amenizar dores, principalmente nos joelhos, juntas e coluna ou problemas de circulação: consulte um aromaterapeuta que poderá fazer uma sinergia com vetiver e outros óleos anti-inflamatórios que vão ajudar tanto na dor como na causa emocional da dor.
  • Para ter equilíbrio físico ou contra labirintite: 1 gota de vetiver e 1 gota de hortelã-pimenta no colar aromático até sentir a melhora.

Vetiver: o óleo essencial da segunda-feira

Neste vídeo, falo desse óleo tão especial que é o vetiver. Além de trazer segurança, ele ajuda a conectar você no aqui e agora, por isso, é conhecido como o óleo essencial da segunda-feira. Entenda:

Olá, essa matéria foi útil para você?
Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais