Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Obsidiana: o que é, como usar e significado da pedra

Obsidiana: o que é, como usar e significado da pedra

Obsidiana é uma pedra de cor negra com função terapêutica, que ajuda a lidar com crises e pode auxiliar o ser humano na evolução por meio da meditação e do autoconhecimento

A obsidiana é um mineralóide, ou seja, por não ter formação cristalina não se encaixa na categoria cristal e é mais complexa do que um mineral. A mitologia e usos comuns feito ao longo da história humana nos conduzem a percepção que ela pode ajudar a evoluir, a mexer no que está quieto, acomodado e escondido, mas não resolvido. Estou no caminho certo? Quais meus pontos fortes e fracos? Em que posso melhorar?

obsidiana floco de neve

Se você já se fez uma dessas perguntas, significa que já começou seu processo de evolução como ser humano. Pelo menos, melhorar a cada dia e nos conhecer melhor deveriam ser nossos objetivos principais na vida. Afinal, é para isso que estamos aqui. Neste conteúdo você vai entender o que é a obsidiana, seu significado e como usar.

Obsidiana: significado e como identificar

O nome vem do Obsius, um explorador romano que a catalogou como vidro vulcânico quando encontrou na Etiópia.

Geralmente escura, a cor na obsidiana é produzida por elementos que se juntam na sua formação, magnésio e ferro para a castanha e negra, bolhas de gás geram as douradas, cristais brancos as flocos-de-neve e magnetitas as arco-íris.

Os efeitos produzidos e a beleza deles acaba influenciando o valor, tornando as mais caras a medida que sua beleza e efeito seja mais particular e rara.

Obsidiana negra: como essa pedra nos ajuda a evoluir

O problema é que sempre pensamos que temos tempo suficiente. Mas na verdade não deveríamos ter tempo para desculpas, para a preguiça ou para o comodismo. O tempo é agora, o futuro está mais perto, precisamos mudar já! Primeiro a nós mesmos e, como o tempo é curto, o nosso redor também.

Vamos enxergar o que está travado, no que somos mais resistentes à mudança, quais nossos pontos negativos, nossas sombras, e nos colocar no caminho da evolução. Não espere a próxima geração para fazer isso, não viemos para esse mundo de férias, viemos com uma missão, evoluir. É assim o chamado da obsidiana!

Para que serve a pedra obsidiana

A obsidiana é uma pedra terapêutica, possui uma energia focada que detecta exatamente aquilo que atrapalha nosso conhecimento e crescimento, trabalhando exatamente nisso, mostrando a você o que é e onde incomoda.

Ela trabalha essa energia através de nossa própria vontade de melhoria e perfeição interior. Então, se nosso desejo for pequeno, ela pouco fará. A obsidiana nos ajuda a vencer nossas “arestas”, fazendo-nos enfrentá-las conscientemente.

A obsidiana não é perigosa, mas terapeuticamente requer respeito, a pessoa que não quer melhorar, se enxergar e evoluir, ou não está em um momento propício para esse movimento interno, pode percebê-la assim, mas seria o reflexo da própria sombra e resistência.

É seguro usar em acessórios, como colar ou pulseira de obsidiana, mas como qualquer pedra terapêutica, o uso recomendado é pontual e não constante. O uso intenso pode exacerbar a busca interna, aprofundando e buscando até o que e onde não alcançamos, como traumas e feridas familiares e ancestrais. O que é bom pontualmente e com suporte profissional, mas não é adequado no cotidiano.

Mas também é uma pedra que tem um lado doce. Quando recorremos a ela em situações extremas, como um grande choque emocional, é capaz de tornar-se receptiva e emitir respostas que logo nos aliviam. Mas como toda pedra escura, a obsidiana preta deve ser empregada com respeito e cautela.

Como usar a pedra Obsidiana

Para aprimoramento do ego, coloque a pedra obsidiana negra sobre um dos Chakras inferiores (o Básico, o Sacro ou Plexo Solar), para atrair as energias mais sutis dos Chakras superiores (Coronário e Frontal). Use-a de uma a duas vezes na semana, por, no máximo, 20 minutos.

É uma pedra de origem vulcânica, por isso tem uma ligação forte com o fogo. Ela lida com a purificação do ego e quando se faz necessário dá um “sacode” na sua vida e o faz focar no que interessa.

Uma vez trabalhado uma parcela do ego, sombras e resistências, traz um empoderamento do seu próprio ser que entendemos como riqueza, mas é puro poder de manifestação, da essência única de cada pessoa. Dessa noção e conceito vem a pulseira de feng shui de obsidiana, mas é um caminho, um processo interno para percorrer.

Medite com a obsidiana

Coloque-se em uma posição confortável, em um lugar tranquilo. Pegue sua pedra para esse exercício e olhe detalhadamente para ela por algum tempo, até ser capaz de fechar os olhos e “vê-la” em todos os seus detalhes.

Assim que conseguir isso, comece a relaxar física e mentalmente, respirando profundamente e deixando os pensamentos fluírem sem querer apagá-los ou detê-los. Quando tiver alcançado um nível razoável de relaxamento, “veja” a pedra em pensamento.

Dentro de uma contagem de 1 a 7, ela vai crescendo na sua visualização até ficar do tamanho de uma montanha. Assim que visualizar esse tamanho, você vai para a superfície da pedra e começará a explorá-la, percorrendo-a por fora. Se na sua visualização encontrar alguma entrada e caminho, explore-os também.

Quando ficar satisfeito com suas explorações, volte ao lugar onde começou e conte novamente de 1 a 7, mas dessa vez visualizando a pedra até que ela diminua e volte ao seu tamanho normal.

Respire profundamente algumas vezes e movimente-se delicadamente para voltar ao estado de alerta normal e abra os olhos. Escreva tudo o que viu, ouviu ou sentiu durante sua visualização.

Essa meditação lhe ajuda a ter “insights” e movimentar a energia de transformação da obsidiana. Anote tudo o que sentiu e visualizou.

“Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais admirável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?”, C.Jung.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica. Saiba mais