Yubertson Miranda
  • Por Yubertson Miranda
  • Leia em 3 min.
  • 18/01/2016
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:07

O que significa sonhar com peixe?

Simbolicamente, peixes sinalizam que lado emocional está em evidência. Conheça possíveis significados de sonhos com esse animal | Glossário Personare

O que significa sonhar com peixe?

Sonhar com peixe pode simbolizar uma estreita associação com o próprio inconsciente, o que se deve ao fato de que esse animal vive na água. E este elemento é, por si só, uma representação dos conteúdos psíquicos, desse reino do inconsciente.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com peixe

  • Você está se alimentando de peixe?
  • O peixe está saboroso ou estragado?
  • Você está nadando ao lado de vários peixes, no mar ou num rio?
  • Está sendo atacado ou perseguido por eles?
  • Está pescando ou numa pescaria?
  • Encontra-se numa feira ou mercado escolhendo peixes?
  • Você ou alguém do sonho não consegue capturar um peixe?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com peixe

  • Percebe-se num momento emocional e psiquicamente rico, tal como se conhecendo melhor?
  • Está com disposição para mergulhar no inconsciente, tal como ao iniciar uma terapia ou comprometendo-se mais profundamente com o processo terapêutico?
  • Sua relação com os conteúdos do inconsciente está mais atenta, como uma maior capacidade de lembrar dos seus sonhos ou de prestar atenção em coincidências significativas?
  • Está se sentindo nutrido pelas experiências que está vivendo? Sua vida emocional, afetiva ou interior está te alimentando, satisfazendo?
  • Tem se conscientizado de determinados hábitos, crenças, valores e até mesmo vícios que lhe deixavam insatisfeito e perdido?
  • Deseja “fecundar” algum projeto, iniciar uma nova fase ou, caso seja mulher, engravidar?
  • Encontra-se com disposição para viver uma vida de maior significado, sendo norteado por um propósito grandioso?
  • Percebe-se evitando determinadas pessoas, não assumindo certas responsabilidades, fugindo de certos confrontos ou dando respostas indiretas e escapando de situações?

Entenda possível aplicações de sonhar com peixe:

Sonhar que se alimenta do peixe

Caso você esteja comendo peixe no sonho, pode ser que algum comportamento, hábito ou sentimento esteja se integrando à sua personalidade. Em outras palavras, você está realmente interiorizando e tornando mais natural alguma atitude, crença ou emoção. O fato de o peixe ser bem ou mal digerido poderá indicar se essa postura, estado emocional ou valor lhe faz bem. Se não fizer, evite se alimentar desses comportamentos ou emoções.

Sonhar que nada com peixes

Nadar ao lado de vários peixes, seja fazendo parte do cardume ou simplesmente o acompanhando, pode representar que você está se envolvendo mais naturalmente com aquilo que há em seu íntimo, em seu inconsciente, e provavelmente se encontra propenso a voltar-se para o seu interior, conhecendo-se melhor e expressando seus sentimentos.

Sonhar que está sendo atacado por peixes

Geralmente, quando estamos sendo atacados ou perseguidos nos sonhos, isso costuma indicar uma forma radical do inconsciente para chamar nossa atenção para algo que estamos resistindo a conscientizar e lidar. Portanto, se peixes te atacam ou perseguem, isso pode indicar que está evitando perceber certas facetas de sua personalidade, tal como cancelando uma sessão de terapia, evitando tocar em assuntos mais profundos e não mergulhando no que seu inconsciente está clamando para você perceber.

Sonhar que está pescando

Caso esteja participando de uma pescaria ou mesmo pescando, essa cena pode indicar que as condições são favoráveis para você se conscientizar de determinadas questões e se alimentar emocionalmente por viver o dia-a-dia com um senso de propósito mais elevado, nutrindo sua alma.

Sonhar que está escolhendo peixes

Se você, no sonho, encontra-se numa feira ou mercado escolhendo peixes, isso pode indicar que há vários hábitos, pensamentos ou valores a serem conscientizados e trabalhados por você, mas que valerá a pena priorizar e aprimorar determinados comportamentos e situações, antes de se envolver com outros conteúdos do seu processo de autoconhecimento.

Sonhar que tem dificuldade em pescar ou segurar um peixe

E se há dificuldade em você ou outro personagem do sonho pescar ou segurar um peixe, isso pode indicar que você está evitando determinadas experiências ou relações por medo de ter sua liberdade reprimida. Ou simplesmente por não querer assumir certas responsabilidades.

Contato com o próprio íntimo

Sonhar com peixe é uma forte indicação de que o sonhador encontra-se numa fase psiquicamente bastante rica. Como assim? Está numa época em que realmente está entrando em contato com o que há em seu íntimo, em sua estrutura psíquica. O que estava lá, guardado e sem consciência, vem à tona, a fim de se tornar consciente. Não por acaso, no livro Jung: O Homem Criativo, de Luiz Paulo Grinberg, o autor escreve: “Como a energia psíquica que foi reprimida é necessária para o desenvolvimento do indivíduo, o conteúdo reprimido tentará voltar à consciência. A pessoa sonha, então, com o peixe (o conteúdo reprimido).” Sendo assim, valerá a pena dedicar-se com ainda mais atenção às mensagens do sonho quando o peixe está presente como um dos elementos oníricos, pois algo muito necessário de ser conscientizado está se apresentando ao sonhador.

Aproximação com o propósito existencial

Assim, podemos entender o motivo pelo qual o peixe é associado com a fecundidade – é tanto pelo fato de ele representar esses conteúdos inconscientes que estão se “movimentando”, prestes a serem conscientizados, quanto pelo fato de que esse animal tem uma acentuada faculdade de reprodução.

Então, sonhar com o peixe pode indicar uma fase de mais contato com nosso propósito existencial. Em outras palavras, com o que realmente nutre nossa alma (e aí se encontra o fato do peixe ser um alimento e, simbolicamente, representar o que nos alimenta profundamente).

Como todo símbolo possui sua polaridade negativa, o peixe – por ser um animal arisco, sendo muito difícil segurá-lo com as mãos – pode ser visto como um indício de que o sonhador está fugindo, escapando ou evitando certas relações, situações ou experiências.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Formou-se em Filosofia pela PUC-MG.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista e pós-graduada em Psicologia Analítica. Em seus atendimentos, utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais