Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 24/01/2018
  • Atualizado em 26/06/2018 às 20:14

O que significa sonhar com dança?

A depender do ritmo e do número de pessoas, um simbolismo diferente. Entenda mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com dança?

Para uma maior compreensão do que “sonhar com dança” significa é válido que a pessoa busque informações sobre o ritmo que é apresentado pelo inconsciente. A dança pode ser desde uma movimentação livre, aleatória e despojada a uma coreografia ou algo absolutamente técnico e sincronizado. Todas essas informações devem ser observadas pelo sonhador a fim de obter informações mais específicas sobre o símbolo que se apresenta. Certamente, sonhar que se dança um samba com um parceiro ou parceira na rua é bastante diferente de sonhar com uma coreografia de ballet em um grande teatro com uma enorme plateia.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

O simbolismo da dança

A dança é uma expressão corporal datada do paleolítico, quando era utilizada para estabelecer uma conexão com os deuses e com a natureza, em rituais. Nesse tempo, o bater de pés nos chão e as palmas deram início a um processo criativo em que os humanos perceberam a capacidade de criar diferentes ritmos e sons. Portanto, a dança sempre esteve muito próxima da música.

Há um número incontável de danças pelo mundo afora e um dos aspectos mais marcantes de qualquer dança é o movimento variando em amplitude e repetições. Elas podem acontecer de forma solitária, como a bailarina de dança do ventre; a dois, como na dança de salão; ou em grupos, como na dança contemporânea, ballets e street dance.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Que tipo de dança ocorre no sonho? O sonhador dança sozinho, acompanhado, em grupo ou é um observador? Que tipo de sentimento envolve o sonhador ao dançar ou observar uma dança? Qual a relação do sonhador com a dança?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Percebo os ritmos e tendências de minha vida e fluo com eles ou os impeço de acontecer?
  2. Como tenho me movimentado em minha vida? Sou flexível ou rígido diante dos acontecimentos?
  3. Estou sintonizado com meu corpo e suas expressões?

Possíveis aplicações

Se está dançando sozinho, isso pode indicar certa introspecção, conexão com seus próprios ritmos ou sugerir a necessidade de buscar essa sintonia consigo próprio. Também pode demonstrar certo isolamento e solidão, dependendo das emoções evocadas.

 

Já uma dança a dois pode indicar fluidez e alinhamento com a sua contraparte psíquica (anima ou ânimus), indicando que a pessoa já tem ou busca maior integração de suas polaridades.

 

 

Uma dança dessincronizada e fora do ritmo pode ser um alerta do inconsciente para que se busque ajustar melhor ou tomar mais consciência de seus ritmos inte

rnos e suas necessidades.

 

Uma coreografia em grupo indica harmonia entre aspectos internos ou a busca por essa sintonia.

 

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais