Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que significa sonhar com borboleta?

Entenda como está o seu caminho em busca de uma perspectiva mais elevada, ampla e livre | Glossário Personare

 
Imagem: Alan Emery (@alanemery), via Unsplash

Borboletas são insetos bastante encantadores por sua beleza e delicadeza. No entanto, antes de atingirem esse estágio, elas passam por quatro fases: ovo, larva, pupa e imago. Esse desenvolvimento nos mostra que é possível um ser (larva) se diluir e, desse material, surgir outro ser (imago) absolutamente diferente. O nome desse processo é metamorfose, que, do grego, quer dizer mudança de forma (meta = mudança e morfosis = forma), ou seja, transformação - uma das principais representações deste símbolo.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.
+ Você dá atenção aos seus sonhos?

Quando larva, uma borboleta está presa ao solo, seu habitat é a terra e ela não pode ir muito longe. Seu ritmo é lento e sua condição é frágil e indefesa. Adulta, sua perspectiva é mais ampla, pois ela pode voar e ver tudo de cima. Ela saltita de flor em flor, de árvore em árvore, e tem agilidade para fugir do perigo. Sob essa perspectiva, a borboleta, enquanto símbolo, carrega em si a ideia de alguém que já passou por um profundo e, muitas vezes, doloroso processo de transformação da consciência.

Inevitavelmente, a borboleta está relacionada aos processos de renascimento, em que uma nova maneira de pensar ou agir surge em nós. A saída da crisálida (pupa), por exemplo, é um verdadeiro renascimento para a nova borboleta que entrou como larva. Assim como ela, nós também passamos por momentos em que precisamos nos interiorizar para permitir uma mudança que nos traga uma perspectiva mais elevada, ampla e livre.

Curiosidade

Na mitologia, Psiquê, uma deusa de incrível beleza, personificação da alma, tem como representação a borboleta. Esse lindo inseto corresponde à alma, pois sua jornada inclui adversidades e fases bem determinadas até que encontre um caminho mais pleno, realizado e livre. Essa etapas estão representadas na história da deusa Psiquê por meio de 4 difíceis tarefas que precisa cumprir para recuperar o amor de seu marido Eros.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como é ou são essas borboletas? Como o sonhador interage com ela(s)? A borboleta está viva? Ela pode voar? Quais cores ela tem? Como se comporta?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Sinto-me em um processo profundo de transformação de meus valores e minha visão de mundo?
  • Utilizo as adversidades em meu caminho para me tornar mais consciente?
  • Meus horizontes estão limitados por uma visão curta e ameaçada ou eu consigo fluir livremente pelos caminhos que escolhi?

Possíveis aplicações:

Possíveis aplicações:

Uma borboleta que se aproxima e afasta pode indicar certa relutância em aceitar a mudança que se apresenta necessária.

Possíveis aplicações:

Uma borboleta machucada, presa ou morta fala da perda de vitalidade, mobilidade, liberdade. Pode indicar ao sonhador a necessidade de rever as escolhas que vêm sendo feitas e se elas não estão distantes dos seus verdadeiros planos. Algo como: "Eu adoraria ser piloto de avião, mas trabalho num escritório de contabilidade de segunda-feira a sábado".

Possíveis aplicações:

Uma borboleta que pousa sobre o sonhador pode indicar receptividade e aceitação de qualquer transformação que esteja acontecendo ou venha acontecer em sua vida. Há disponibilidade psíquica para atingir um nível de consciência mais amplo.

Nossos especialistas

Nossos especialistas

- Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Nossos especialistas

- Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais »

contato: thais.khoury@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS