Yub Miranda
  • Por Yub Miranda
  • Leia em 3 min.
  • 19/11/2015
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:07

O que significa sonhar com barata?

Descubra significados de sonhos com este inseto, cujo simbolismo engloba prejuízo, reclusão e o lado obscuro da personalidade | Glossário Personare

O que significa sonhar com barata?

Sonhar com barata pode indicar que algo está fazendo mal ao sonhador. A nível simbólico, por ser um inseto que transmite doenças por suas patas e fezes, sugere a importância de identificar quais características ou atitudes em seu dia a dia estão lhe proporcionando insatisfação, especialmente originada através de rejeição e isolamento. Afinal, as baratas obtêm de nós a aversão, e elas, em sua maioria, são solitárias enquanto espécie.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender seu sonho.

Reflita sobre o contexto de sonhar com barata

  • Você está sendo perseguido pela barata?
  • A barata anda por você enquanto você dorme ou sem você perceber?
  • Você tenta matá-la, mas não consegue? Ou consegue?
  • Você reage com aversão e nojo à barata ou lida naturalmente com ela?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com barata

  • Você está numa fase em que se considera feio, ruim, inferior e indigno de ser amado por outra(s) pessoa(s)?
  • Você tem reagido de maneira defensiva e agressiva ou bem desconfiada em relação a alguma pessoa ou a um grupo? Tem medo de sofrer rejeição, de sofrer ou ser excluído?
  • Tem notado um desejo maior de descanso, de solidão, de cuidar mais de si? E de aproveitar essa fase de maior isolamento para poder perceber com clareza determinados comportamentos ou hábitos mentais e emocionais que estão te fazendo mal?
  • Tem passado por algumas privações e limitações, diante das quais precisa sacrificar-se de diversas formas?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com barata:

Sonhar que uma barata lhe persegue

Caso alguma barata lhe persiga no sonho, esta cena pode ser um chamado urgente do seu inconsciente para perceber o que está lhe fazendo mal e prejudicando a sua forma de pensar e lidar com as emoções e pessoas. Quando observar sinceramente o que pode estar contribuindo para esse sentimento de rejeição e isolamento, ou mesmo para a sensação de não merecer atenção, você verá em próximos sonhos com barata que a sua interação com esse inseto será diferente. Será um indício de que está olhando para uma parte de si mesmo que evitou ou rejeitou e de que está buscando expressá-la de forma mais construtiva e saudável.

Sonhar que a barata anda por você

Caso a barata ande por você enquanto dorme ou sem você perceber, isso pode indicar que você não está consciente de um lado da sua personalidade (vício, forma de pensar, agir ou reagir). Então, é importante acordar e prestar mais atenção ao que vive no dia a dia, ao seu modo de se relacionar e lidar com situações, a fim de não se deixar mais se prejudicar por tais comportamentos, pensamentos e sentimentos autodestrutivos.

Sonhar que tenta matar uma barata

É bastante delicado e complexo perceber a mensagem por trás da cena em que você tenta matar uma barata. Caso seja bem sucedido, pode ser que você não consiga olhar para algo em você, matando a oportunidade de ao menos descobrir qual característica sua não está te fazendo bem. Se não consegue matar, pode ser um ótimo sinal de que você não conseguiu reprimir mais uma vez um aspecto que merece a sua conscientização nesta fase da sua vida.

Sonhar que sente nojo da barata

A maneira como o sonhador reage a algum animal no sonho revela muito sobre a forma como lida com o que este representa. Se você reage com aversão e nojo à barata, pode ser que você não reconheça que é humano, naturalmente imperfeito, e que, por isso, sente raiva, inveja, ciúmes e tem pensamentos considerados ruins, negativos etc.

Sonhar que lida bem com a barata

Se lida naturalmente com ela, você está com maturidade suficiente para lidar com um lado seu (da natureza humana) que não é bem visto, que é considerado feio, ruim.

Medo de rejeição e frustração

As baratas conseguem viver um longo período sem beber água nem comer, bem como têm uma espécie de sensor nos pequenos pelos das costas, que as indica a hora de fugir do perigo. Podemos dizer que o sonhador encontra-se fechado emocionalmente e até mesmo com uma postura muito defensiva. Considere, por exemplo, que poderá sofrer alguma decepção ou frustração caso se relacione afetivamente ou sociabilize mais. Então, esse instinto defensivo para evitar rejeição e dor pode estar prevalecendo na vida de quem sonha com barata.

Tenha uma fase de introspecção

Além disso, tendo em vista que a barata gasta 75% de seu tempo descansando e tem hábitos noturnos, em termos psicológicos esses detalhes podem indicar que o sonhador talvez se encontre numa fase de maior introspecção, reservado, ficando mais “na sua”; quem sabe em função de algum problema de saúde que pede uma diminuição do ritmo, mais descanso e um mergulho no inconsciente?

Até porque a barata, ao aliar essa ligação com o escuro e com o asqueroso, tende a simbolicamente evidenciar uma fase em que poderá entrar em contato com uma faceta nada bela, socialmente falando, de sua personalidade. Algum comportamento, pensamento ou hábito que é considerado feio, ruim, danoso, tal como pensar no pior, ser dominado pela raiva, pelos ciúmes, pela inveja.

É preciso dosar os sentimentos

Daí a importância de realmente investigar essa faceta escura e considerada negativa, porque a barata pode representar a Sombra (aqueles sentimentos, valores e atitudes que não assumimos por serem contrários ao que é socialmente aceito como correto e nobre). Essa faceta, se não conscientizada e expressada de forma criativa e construtiva, pode sobreviver muito tempo em nosso íntimo, fazendo-nos muito mal (nos deixando doentes, física, psíquica ou emocionalmente).

Claro que a barata, em sua polaridade positiva (enquanto símbolo), pode indicar aquela força interior que cada um de nós possui. A capacidade de resistência, sobrevivência, sacrifícios diante de uma fase difícil, de poucas oportunidades, condições ou recursos na vida.

NOSSOS ESPECIALISTAS

– Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

– Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yub Miranda

Yub Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais