Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 2 min.07/06/2018 

O que é Tempeh ou Tempê?

Fonte de proteínas vegetais, pode ser usado em pratos veganos e vegetarianos. Aprenda receita

O Tempê (Tempeh) é um alimento milenar, típico da Indonésia, produzido através da junção de basicamente 2 ingredientes: grãos cozidos e o fungo Rhizopus Oligosporus fermentados por 22 horas. Pode ser feito com apenas um tipo de grão ou mais, inteiros, o que o eleva nutricionalmente comparado aos produtos ultra-processados.

Sem contra indicação para o seu uso, o Tempê é um alimento fermentado  extremamente nutritivo, altamente proteico, rico em fibras, digerível e naturalmente sem glúten. Cada bloco de Tempê pesa 275 gramas, contém quase 40 gramas de proteína (50% do valor diário recomendado) e 35 gramas de fibra alimentar (mais do que 100% do valor diário recomendado) e menos de 500 calorias. Além disso, não contém nenhum tipo de conservante.

Tempê é o único prebiótico que pode ser servido como prato principal em uma refeição, pois é considerado a “carne” do prato.

A principal diferença do Tempê para os outros prebióticos (alimentos ricos em fibras) é o tipo de fungo usado na fermentação: o Rhizopus Oligosporus. Além disso, é Tempê é o único prebiótico que pode ser servido como prato principal em uma refeição, pois é considerado a “carne” do prato.

“O Tempê pode ser considerado um super alimento”, afirma Eduardo Lopes, da Mun Artesanal. É extremamente versátil na culinária, tem infinitas possibilidades de usos e acompanhamentos. Pode ser preparado de diversas formas: cortado em tiras, cubos, assado, frito, grelhado, na brasa, processado ou refogado. E o tempê pode servido como entradas, lanches, petiscos ou em pratos principais, como nessa receita a seguir, sugerida pelo Eduardo.

Receita de Bolonhesa vegana de Tempê

Ingredientes

  • 1 tablete de 275g de Tempê (qualquer tipo de grão)
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sobremesa de páprica defumada
  • 1 colher de sobremesa de orégano
  • 1/2 colher de sobremesa de pimenta do reino
  • 300ml de molho de tomate
  • Azeitonas a gosto
  • Sal a gosto
  • Folgas de manjericão fresco a gosto

Modo de fazer Tempê

Com o Tempê descongelado, desfaça-o com as mãos ou pique em pedaços bem pequenos, fazendo-o parecer uma “carne moída”.

Refogue tudo em panela antiaderente com óleo vegetal até que doure bem. Acrescente molho de tomate para obter a bolonhesa. Também pode ser servido como um mexido ou usado como recheio.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.