Simone Kobayashi
Por Simone KobayashiLeia em 7 min.05/03/2020 Atualizado em 17/06/2020

Tameana: como funciona a terapia vibracional?

Conheça diferentes formas de aplicar ou receber as técnicas, seja de forma individual, em grupo, autoaplicada e até mesmo à distância

Tameana é um tipo de terapia vibracional. Mas explicar uma terapia vibracional é sempre um desafio, pois os termos usados, como energia, vibração, frequência e campo, não estão no uso comum e diário das pessoas – embora já fazem parte (como sempre fizeram) da nossa vida.

Entendemos e percebemos a vida e tudo ao nosso redor, pessoas, ambientes, natureza e situações, através dos nossos sentidos e eles se tornam cada vez mais apurados à medida que estudamos e nos abrimos para aprender e aprimorar nossa percepção.

Que tal conhecer a Tameana, que trabalha do campo energético ao físico, incluindo o emocional e mental, ajudando o corpo a liberar bloqueios e atingir níveis elevados de autoconhecimento e consciência?

O que faz uma terapia vibracional?

Basicamente, a terapia vibracional proporciona entrar em um campo especial de tempo/espaço, de vibração elevada, em que ocorre um ordenamento e troca de informações a níveis sutis nos nossos centros energéticos e nossos campos mais sutis, afetando e aumentando diretamente o nível de consciência.

As técnicas vibracionais trabalham o corpo físico e os corpos sutis da pessoa em integração com o Todo.

Esse Todo pode ser chamado de diversos nomes: Energia Universal, Prana, Chi, Ki, Essência Cósmica Criadora, Energia Essencial, Fonte.

A partir disso, traz equilíbrio e ajuda, primeiramente, a liberar bloqueios. Na sequência, coloca a frequência da pessoa em sintonia com campos vibracionais mais elevados.

A terapia vibracional inicia e ajuda no caminho do autoconhecimento da nossa capacidade e sensibilidade energética.

Ajuda a expandir nossa luz irradiada pelos nossos centros energéticos, especialmente o do coração, e abrimo-nos à experiência de elevar a nossa frequência, além da possibilidade de acompanhar outros em seu próprio trabalho de luz e reconhecimento.

Percebe-se, acima de tudo, a aceleração do caminho de evolução da consciência.

Como diria Deepak Chopra: “Nosso cérebro é moldado por nossas experiências e pelas escolhas que fazemos“. Por isso, se optarmos por permanecer no escritório 10 horas por dia, nosso cérebro fará disso a prioridade.

Com o aumento da consciência e de vibração, é possível escolher melhor e viver plenamente!

Tameana como técnica de atendimento

Reiki: benefícios ao energizar pedras e cristais com a técnicaA técnica trabalha com cristais de quartzo, geometria sagrada e símbolos que ativam e transmitem altas frequências, com objetivo de restaurar todo o campo vibratório e reestruturá-lo.

Tameana, além de uma técnica vibracional, é uma jornada de aprendizado para ativar e/ou relembrar a conectar e acionar elevados padrões energéticos com os cristais de quartzo, juntamente com a geometria sagrada e a ativação de simbologia pleiadiana passada por Juan Manuel Giordano, argentino canalizador da técnica.

Por ser uma terapia vibracional, a experiência é muito pessoal para cada um dos possíveis tipos de atendimento. Não há uma ordem ou sequência
fixa. Os atendimentos podem ser individuais, em grupos, para ambientes, além de poder serem feitos à distância.

Juan Manuel colocou que ele considera técnicas de Tameana o Salush Nahi, o Ma’at, Puja e H’ama (sessão pessoal e ambientes) E que as outras técnicas vibracionais canalizadas por ele são complementos ou apêndices.

Durante os cursos ou jornadas, temos a parte teórica e prática da ferramenta, em que os participantes farão e receberão sessões para viver a experiência que oferece Tameana.

Formas de receber e aplicar Tameana

Salush Nahi

O “Triângulo Sagrado” é uma porta de entrada para nós mesmos. Trabalha o reconhecimento e invoca a busca para alcançar a plenitude.

Usada no atendimento de pessoas e animais para equilibrar os chakras, nossos corpos sutis, e especialmente, mas não só para eliminar registros de estresse e conflitos.

Posiciona-se a pessoa em um campo piramidal formado com cristais de quartzo, que percorrerá os 7 chakras, ativando o campo em cada um dos níveis na frequência e dimensão que foi escolhida na sondagem.

Recomenda-se repetir o processo mais duas vezes e esse atendimento pode ser feito à distância.

Para situações ou questões

Salush Nahi, também se utiliza quando não é somente para uma pessoa e, sim, situações específicas que precisam de harmonização. Faz-se uma sessão vibracionando as energias com o símbolo necessário, para que o fluxo energético seja desobstruído.

Isso vai permitir uma maior clareza e fluidez na situação como um todo, para todas as partes envolvidas.

Ma’at

A “Porta do Hexágono” é uma técnica que abre nossa consciência para o fluxo natural do Universo multidimensional ao qual estamos conectados.

O trabalho vibracional é focado no coração como porta de consciência e compreensão; no hexágono, forma que organiza a entrada de frequências mais altas e as armazena para a modificação e evolução da estrutura vibracional; e na plataforma vibracional, que, com a junção dos elementos, forma o vórtex energético para sustentação e expansão.

Puja

PU, deriva de Purusha, que significa Eu Eterno, e JA, que vem de Janma, significa Luz ou Despertar. Portanto, no Puja, busca-se a Luz ou o Despertar do Eu Eterno que nos habita.

Puja de Tameana é uma prática em grupo, sem limites de participantes, com meditação guiada, canalizada por Juan Manuel Giordano.

Tem dois pontos fundamentais: primeiro, o de remover ou eliminar influências e superar as dores e conflitos cotidianos e, segundo, magnetizar ou atrair circunstâncias favoráveis e desejáveis para a nossa existência, com o objetivo de aprofundar a experiência de vida com mais propósito e buscar a melhor versão de nós mesmos.

Originalmente feito presencial, mas em tempos excepcionais como da pandemia, tem se tornado cada vez mais comum o Puja à distância, com alguns cuidados. Marca-se a hora e sugere-se a pessoa que irá participar se manter em local tranquilo sem interrupções por um mínimo de 40 minutos, colocar próximo de si um copo de água para jogar fora após a prática e, se possível, um cristal de quartzo.

A terapeuta que propôs o Puja normalmente pede o nome completo e data de nascimento dos participantes e os coloca na plataforma que ela forma com os cristais, geometria sagrada, copos de água e vela. No horário combinado, coloca-se o áudio da prática.

À distância

Muitas dessas técnicas podem ser feitas à distância, especialmente o Salush Nahi para pessoas, pets, situações/questões, Puja e o Grupal.

O terapeuta vibracional trabalha com a sintonização e os mesmos elementos de cada uma das técnicas, mais a representação gráfica (de pessoas, animais, ambiente) para situações e questões, fazendo a sessão normalmente.

H’ama

A “H’ama Sessão Pessoal” é uma prática de auto aplicação que consiste em montar uma plataforma hexagonal de cristais de quartzos posicionados à volta do corpo e em alturas do corpo específicas (cabeça, pés, ombros e quadril), símbolos escolhidos de forma intuitiva e o áudio da prática, que tem a duração de 35 minutos.

A pessoa se posiciona dentro da plataforma montada e dá início ao áudio, deixando o som, os cristais, os símbolos e a geometria sagrada atuarem.

Ambientes

“H’ama Ambientes”, para o Coração da Casa e outros ambientes, assim como para empresas, de preferência no local de maior tráfego, onde as pessoas se reúnem mais frequentemente ou mesmo nos locais mais problemáticos, ou ainda, pode-se definir a melhor localização através da radiestesia.

Prática intensa de energização para ambientes, utiliza uma estrutura hexagonal com pontas de cristais de quartzos alinhada com copos de água. Após, ativa-se os símbolos e deixa-os atuarem.

Em tempos conflituosos em países e territórios, começou a ser aplicada na imagem do país ou área de conflito, com a pandemia do covid19 foi orientada a aplicação também no mapa mundi.

Técnicas Vibracionais Complementares

Assim como todas as terapias holísticas e vibracionais, elas não se anulam ou eliminam, na verdade usando de conhecimento profundo e coerência as técnicas se acrescentam. Assim foi com o Reiki e Pedras e Cristais por exemplo, ou acupuntura e cromoterapia, assim também acontece com Tameana. Há complementos ou apêndices que se podem incorporar à técnica principal, também canalizados pelo Juan Manuel Giordano, são símbolos antigos ou específicos e pontuais ainda que alguns deles sejam usados em determinados países (por necessidade ou característica específica) e em outros não. Destaco alguns abaixo:

A “Prática da Cadeira” é uma técnica complemento para autoaplicação que foi passada em um dos retiros pelo Juan Manuel. Foi muito adotada pela sua força vibracional e simplicidade em se montar, é um pouco mais complexa para se fazer a meditação guiada. Senta-se com os pés apoiados no chão ou almofada, mãos no colo e três cristais de quartzo posicionados em triângulo, um na frente e dois atrás. Coloca também o áudio da prática e segue as orientações de respiração e visualização. Tem duração de 35 minutos.

Essências vibracionais

Complementando os atendimentos pessoais, temos como fazer as Essências Vibracionais. Impregna-se a vibração necessária para a pessoa na água, colocada em um vidro âmbar ou escuro, por meio de cristais de quartzo, a forma triangular e os símbolos próprios. Ativa-se a vibração do campo em cada nível frequencial e dimensão que foi escolhida na sondagem. Depois, deve ser tomada em gotas, durante o dia, como que lembrando ao organismo a vibração que está sendo trabalhada. Pode ser feito à distância.

Grupal

O esquema para aplicação grupal também originou-se no presencial, mas esta é a técnica mais utilizada por mim na pandemia, pois é possível a aplicação à distância para um grupo de pessoas, por exemplo, família, ou uma lista de pessoas. No caso da pandemia, as listas eram para pessoas com sintomas, com doenças pré-existentes, com medo ou já diagnosticadas. Também utilizei o Grupal para dar sustentação energética e vibracional ao grupo que estava fazendo essa emanação energética diária durante a pandemia.

Faz-se uma plataforma hexagonal com as pontas de cristal de quartzo, no centro utiliza-se um cristal ou a representação das pessoas ou ainda, a lista de pessoas a quem essa sessão se destina. Ativa-se com os símbolos pré-determinados para o grupal, e aguarda os cristais pararem de trabalhar. A final, basta recolher e guardar o material utilizado.

Origens

Em outros países é usado com esse nome por ter sido anterior à organização de Tameana como técnica, eu chamo de “Sessão da Consciência”, para desbloqueio e ativação dos chakras, em especial o cardíaco e do timo, e por trabalhar a capacidade de despertar uma visão global e o Amor maior.

Parte da nossa cura pessoal consiste em despertar e equilibrar o chakra do timo para que possamos absorver e irradiar essa frequência do Amor equilibrada de forma natural, leve e harmônica.

E ainda temos outras técnicas vibracionais complementares como: Crianças, Símbolos Complementares, Reflexo e Japamala, todas extremamente eficientes.

As terapias vibracionais são técnicas realmente muito amplas, como é amplo e pessoal o caminho de melhoria e evolução, o trabalho de liberar bloqueios e atingir níveis elevados de autoconhecimento e consciência.

Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica.