O que é meditação: tudo sobre a prática

Reunimos alguns caminhos para que você escolha a melhor forma de como começar a meditar e a incluir a prática na sua vida

A prática da meditação pode ser um bom caminho para reduzir o ritmo da rotina, relaxar e conseguir se conectar com você mesmo.

Como começar a meditar? Qual técnica utilizar? Quanto tempo dura a meditação? Onde meditar? Quais os benefícios da meditação? As dúvidas podem ser muitas para quem está começando.

Por isso, reunimos aqui algumas experiências para que você escolha e descubra o que funciona melhor para a sua vida e como aproveitar os benefícios da prática.

O que é meditação

O significado de meditar mais comum é “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.

Meditação é uma prática ancestral que desenvolve habilidades como a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.

Meditar é, fundamentalmente, esvaziar a mente, aprender a ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior.

Meditar é diferente de mentalizar, que significa colocar a atenção total em sua imaginação e sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática, no aqui e agora. Ou seja, mesmo que não tenha consciência disso, a maioria de nós está o tempo todo mentalizando.

Por isso, é importante ficar alerta sobre o que você mentaliza. Se você vive pensando de forma negativa, pode estar reforçando a materialização disso em sua vida.

Na meditação, entramos em contato com um estado alterado de consciência. Nesse estado inicial, a mente e o corpo ficam em um repouso silencioso e absoluto.

Com a prática da meditação é possível ampliar a percepção da consciência como um todo, e constatar a verdade das nossas experiências.

Assim como a mentalização, a meditação também tem inúmeras formas de chegar a ela, mas o silêncio é um só.

Como meditar e técnicas de meditação

Existem diferentes técnicas para meditar e buscar alcançar um estado de clareza mental e emocional. E como começar a meditar? Existem algumas dicas que facilitam a prática meditativa. São as seguintes:

  1. Praticar a mesma técnica meditativa diariamente, preferindo o horário da manhã e ou da noite, durante pelo menos 15 minutos.
  2. Use um tapete ou apoio confortável para meditar.
  3. Procure praticar em um local livre de movimentos de pessoas ou barulhos, um local que não tenha móveis que atrapalhe sua permanência.
  4. Evite deixar incensos, chamas ou qualquer outro elemento que possa causar algum tipo de acidente ou tirar sua concentração.
  5. Pratique por alguns minutos uma técnica de respiração (pranayama)
  6. A meditação não pode ser finalizada abruptamente. Desligue o celular e qualquer outro objeto que possa perturbar sua concentração enquanto medita.
  7. Use um diário com notas sobre sua prática diária, incluindo suas experiências, insights e pensamentos decorrentes de sua meditação.
  8. A meditação guiada, com orientações diretas, pode ser uma maneira muito boa para começar.
  9. Ao final de todas as práticas, permaneça por alguns minutos sentado em silêncio e de olhos fechados. Depois, entoe um mantra específico que possa ajudar em sua absorção da prática.

A meditação pode ser feita por si só, mas também pode fazer parte de outras práticas, como yoga, mindfulness, aromaterapia e educação respiratória, que são técnicas de relaxamento capazes de promover uma harmonização no seu eixo mente-corpo-emoções.

Benefícios da meditação

Não tem como falar em meditação sem falar dos seus benefícios. Listamos aqui alguns deles, desde aqueles que você pode sentir já no começo da prática, quanto os mais avançados, para quem persistir e se dedicar por mais tempo.

Se você tem dificuldades para meditar ou tem dúvidas sobre a prática, a especialista Andrea Leandro esclarece tudinho nesse vídeo. Assista!

Meditação para iniciantes

Se a meditação é algo novo na sua vida saiba que todo mundo consegue e pode meditar. Para meditar basta fechar os olhos e mais “nada”.

Não importa qual técnica vai usar, qual postura vai adotar, quanto tempo você tem disponível ou em qual lugar vai fazer. O que interessa é a sua determinação para conseguir meditar cada vez mais profundamente.

Meditação guiada

Uma excelente forma de iniciar é por meio da meditação guiada. Ela faz com que o processo de conduzir a mente para o estado meditativo seja seguro e confortável e aconteça de forma natural e sem sofrimentos.

A Meditação guiada tem o poder de fazer com que você se sinta seguro para mergulhar dentro de si, ajustando a sua sintonia e ativando seu poder interno.

Meditação para dormir

Quando vamos dormir, paramos de agir e deitamos na cama num suposto silêncio – mas, muitas vezes, somos surpreendidos por um falatório mental que nos impede de relaxar e adormecer.

Como a mente já passou todo o dia livre e desgovernada, produzindo coisas boas e ruins, fica realmente bem difícil governá-la. Nesse sentido, a meditação é uma ótima estratégia para pegar no sono e ter uma noite revigorante.

Veja um passo a passo de meditação para dormir:

  • Assim que fizer absolutamente tudo que tiver que fazer antes de adormecer, apague a luz e sente-se na cama com as costas eretas
  • Recorde-se rapidamente do seu dia, aceite-o como foi e tenha em mente que neste momento não há nada a fazer senão dormir e se recuperar para o próximo
  • Seja grato por tudo de bom que aconteceu, inclusive as pequenas coisas
  • Respire profundamente três vezes e não imagine nada. Sinta profundamente o seu corpo e o ar entrando e saindo dele
  • Fique assim por pelo menos cinco minutos e, se quiser, escute uma música suave e relaxante
  • Com certeza muitos pensamentos virão lhe visitar, mas não dialogue com eles, apenas constate sua presença e deixe-os ir embora
  • Focar no ar que entra e sai de suas narinas é a coisa mais importante deste momento
  • Assim que se sentir bem focado e, muitas vezes notar que já está quase dormindo sentado, deite-se e tenha uma uma ótima noite de sono.

Meditação matinal

O horário mais fácil para meditar é ao acordar. A dica essencial é tentar acordar pelo menos meia hora antes do necessário para poder curtir e fazer sua meditação matinal sem pressa.

Veja o passo a passo de uma meditação para começar o dia, mas adapte-o caso não tenha muito tempo:

  • Antes de levantar da cama, se alongue, coloque as pernas para cima, abrace-as, faça movimentos criativos e suaves
  • Faça uma leve massagem nas partes que tenham mais necessidade de atenção
  • Para ativar o seu cérebro, sente-se e feche os punhos. Respire profundamente e dê pequenas batidinhas em todas as áreas de sua cabeça, ativando o intuitivo e o intelecto, para que mais tarde possa contar com um melhor rendimento mental
  • Já se sentindo desperto, abra a janela e sinta o sol (ou imagine-o). Deixe-o entrar em seu corpo e em sua vida. Energizando e purificando
  • Agora, imagine o seu dia leve, fácil e produtivo. Saiba que tudo que pode sentir como verdade neste momento, tem um grande potencial de se tornar realidade
  • Respire profundamente, agradeça por tudo de bom que você já tem em sua vida e acredite que coisas ainda melhores virão
  • Mantenha-se em silêncio por algum tempo
  • Abra os olhos, sorria para o seu dia e inicie a rotina.

Meditação diária

Você tem três minutos para dedicar somente pra você todos os dias? Não importa com que tipo de meditação você mais se identifica, o importante é a frequência destes momentos em sua vida diária.

Comece com a meditação guiada abaixo, de apenas três minutos, e torne essa uma prática diária. Como se fosse um compromisso – e é, com você mesmo.

Aos poucos, aumente o tempo para 10 minutos (abaixo, há uma sugestão), depois 15 minutos, 20…

Meditação para crianças

Quando feita em família, a meditação pode fortalecer o vínculo entre a mãe, o pai e os filhos – e quem mais morar com você.

Que tal parar um momento do dia e dedicá-lo à meditação com as crianças? Além de ser um momento de conexão, fará um bem enorme para quem estiver praticando.

Então, você pode perguntar: criança medita? Sim, ela pode. Existem vários tipos de meditação, muitas delas bem lúdicas para as crianças, que pode “meditar brincando”.

Pode ser por meio de uma historinha, que vai ensinando a respirar de forma correta, de forma pausada e controlada. Com o tempo, ela vai aprendendo a meditar. Uma meditação bem interessante ajuda pais e filhos a lidarem melhor com suas emoções.

Meditação Ho’oponopono

A meditação Hoponopono (ou Ho’oponopono) pode ajudar você a encontrar o caminho da responsabilidade e do perdão para que haja gratidão e alegria.

É uma técnica havaiana milenar que consiste em repetir quatro frases:

  • sinto muito
  • me perdoe
  • eu te amo
  • sou grato

A ordem das frases visa o processo gradual de autoconhecimento para que você possa absorver o que te incomoda (“sinto muito”), demonstre o desejo de purificá-la (“me perdoe”), reconheça a luz interna que existe em si e no outro (“eu te amo”) e se perdoe e se purifique (“eu sou grato”).

O mantra pode ser repetido quantas vezes você desejar, em voz alta ou mentalmente.

Meditação Mindfulness

Mindfulness é essencialmente a habilidade que todos temos – em maior ou menor grau de desenvolvimento – de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem julgamentos.

Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de práticas de meditação específicas – chamadas de Meditação Mindfulness – que têm resultados científicos comprovados, como aumento de criatividade, bem-estar e inteligência emocional.

Meditação Mindful Eating

Meditação e alimentação super combinam! O Mindful Eating – ou simplesmente, alimentação consciente – é um convite para que você possa equilibrar sua relação com a comida, a compulsão e as recompensas. Não significa que você tem que seguir receitas ou dietas rígidas.

No Mindful Eating você aprende a ouvir o corpo, a perceber a fome e saber como aproveitar o que é melhor para você.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.