Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Feng Shui e cristais: como e por que usar

Feng Shui e cristais: como e por que usar

Cristal multifacetado e outros tipos de pedras harmonizam e melhoraram a energia vital da sua casa e ativam os guás do baguá

O Feng Shui pode indicar soluções e mudanças nos espaços internos de uma casa ou escritório por meio da decoração, da inclusão e/ou da exclusão de objetos e imagens, do realinhamento da circulação e disposição de móveis, da escolha de cores e plantas. Mas o Feng Shui também recomenda e orienta sobre o uso de cristais e pedras.

Por terem sido gerados pela Terra, cristais e pedras são muito poderosos pela energia que carregam em seu interior. Contêm e emanam toda essa vibração ajudando a elevar, purificar, renovar, proteger e transmutar os diferentes tipos de energias dos ambientes, melhorando o chi (energia vital).

A seguir, veremos um pouco mais sobre os benefícios e como usar pedras e cristais Feng Shui, dentre eles, o famoso cristal multifacetado.

Cristal no Feng Shui: significados

No Brasil e no Ocidente, a escola de Feng Shui do Chapéu Negro (também chamada de Escola Californiana ou Americana), criada pelo mestre Lin Yun, é uma das mais conhecidas. Sua principal característica é o uso do Baguá (mapa octogonal) que é posicionado sobre a planta baixa do imóvel.

A partir da porta de entrada do lugar, são localizadas as oito áreas da vida (os guás): trabalho, sabedoria, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos, além do centro que simboliza saúde e equilíbrio.

Cristais e pedras podem transmitir as intenções dos moradores, que podem ativar cantos e cômodos da casa e os guás do Baguá, podendo ser usados como cura para determinadas situações e como ativadores e estimulantes de energias.

A análise de um imóvel por meio da consultoria de Feng Shui tem como objetivo melhorar a energia vital (chi) nos ambientes e trazer benefícios a quem vive no lugar.

O profissional identifica os fluxos de energia estagnados ou acelerados do imóvel e aplica técnicas, soluções e curas que fortalecerão o chi do ambiente e de seus ocupantes, conforme suas necessidades e de acordo com as áreas dos guás do Baguá.

Para a ativação de curas e soluções de Feng Shui, existem muitos métodos diferentes, que dependem muito da consultoria e de cada casa, mas um dos mais comuns é o uso de cristais e pedras, que possuem grande poder de proteger o ambiente e de transformar as energias.

Pedras e cristais podem transmitir as intenções dos moradores, que podem ativar os cantos e cômodos da casa e os guás do Baguá, podendo ser usados como cura para determinadas situações e como ativadores e estimulantes de energias.

Cristal multifacetado no Feng Shui

cristal multifacetadoObjeto de cura capaz de transmutar e equilibrar as energias dos ambientes, o cristal multifacetado no Feng Shui ganhou popularidade nos últimos anos e tem sido muito usado para harmonizar as casas.

A lapidação multifacetada faz dele um cristal autolimpante e energizado. Ele reproduz as cores do arco-íris e serve para melhorar, conduzir, expandir, corrigir ou ativar o chi (energia vital) dos ambientes.

Como usar o cristal multifacetado no Feng Shui:

  • O cristal multifacetado deve ter a forma de esfera (bola) com no mínimo 4cm de circunferência.
  • Ao pendurar o cristal no teto, na janela, na varanda ou no batente, o fio deve ser preferencialmente vermelho, pois é uma cor de proteção.
  • O fio deve ser resistente e medir 9cm, 18cm, 27cm ou 36cm. Os centímetros do fio em múltiplos de nove ajudam na conclusão e realização de sonhos, pois o 9 contém essa simbologia.
  • Há muitos lugares onde ele pode ser pendurado, variando o significado. Por exemplo, você pode usar o cristal no centro do teto de um cômodo, principalmente nos quartos para estimular equilíbrio e saúde física e mental do ambiente e, consequentemente, das pessoas que o utilizam.
  • Perto de janelas ou portas de varandas, o cristal traz sorte, boas energias, criatividade e a alegria do reflexo da luz do prisma do arco-íris.

Feng Shui e cristais para cada Guá

Cada área do Baguá tem cristais e pedras indicadas. Veja a seguir as principais indicações:

Trabalho e Carreira

Está associado à área profissional, ao ambiente de trabalho, ao contato com o mundo exterior e com as rotinas diárias. Esse local simboliza o modo como conduzimos a vida e é aqui que descobrimos a nossa verdadeira missão ou destino. Nem sempre o guá do trabalho fica no home office escolhido. Por isso, além dos cristais para ativar a área do trabalho, você pode ter outras pedras na mesa de trabalho (independente do guá em que ela está localizada).

  • piritaPIRITA (foto ao lado): para ganhar dinheiro, precisamos de trabalho, competência, dedicação, força de vontade, inteligência, estratégia e ação. Então, ela é usada para simbolizar a junção de forças e nos lembrar dos nossos objetivos. 
  • ÁGUA-MARINHA: ajuda a filtrar informações, traz clareza ajudando a desfazer confusões, aguça o raciocínio, estimula a percepção e ajuda a concluir questões inacabadas. É considerada a pedra da expressão, então dá coragem e ajuda a assumir a responsabilidade por si mesmo – autoconfiança. 
  • SODALITA: ajuda a equilibrar a lógica com a intuição. Estimula o pensamento, a objetividade e a verdade. Favorece trabalhos em grupo, pois harmoniza e traz clareza no propósito conjunto. Ajuda a concretizar sonhos ativando a voz interna. Liberta pensamentos rígidos e libera a mente para um novo jeito de ver. Ajuda a amenizar a poluição mental/eletromagnética. 

Sabedoria e Espiritualidade

É o local do desenvolvimento do intelecto, dos estudos, da intuição, do autoconhecimento, da clareza mental e do autoaperfeiçoamento. Também chamado de Guá da Espiritualidade, pois é o local onde se cultiva suas crenças, valores e nutre sua essência, sua alma.

  • ametistaAMETISTA (foto ao lado): ativa a intuição, traz coragem, facilita a tomada de decisões através da sabedoria, diminuindo o estresse, estabiliza as emoções, acalma, alivia a ansiedade, lida com os medos, transmuta as energias negativas em positivas, através do aprendizado. Ajuda a afastar maus hábitos, pensamentos obsessivos e ilusórios. 
  • CELESTITA: inspira a paz e impulsiona o desenvolvimento espiritual. Pedra de conexão com energia de elevação, evolução. Ligada ao reino angélico, ajuda a lembrar de sonhos e insights, promove pureza no coração e atrai sorte. Também ajuda a encontrar soluções e manter a harmonia em tempos tensos. 
  • LÁPIS-LAZULI: harmoniza as energias do físico, mental, espiritual e emocional promovendo equilíbrio capaz de aliviar rapidamente o estresse, pois abre a visão para o  propósito maior. Estimula o autoconhecimento, a expressar as próprias opiniões, harmoniza conflitos, promove a honestidade, a lucidez, a determinação, a objetividade e a criatividade.

Família

É o local dos laços de família desde os mais próximos até os ancestrais. A origem da família e a energia das heranças são as nossas bases e nossas raízes que garantem a força nas fases difíceis da vida.

  • amazonitaAMAZONITA (foto ao lado): ajuda a lidar com as cobranças do dia a dia, que acarretam em sobrecargas emocionais e mentais. Principalmente na área da Família, onde aprendemos que temos obrigações, lugares marcados, posições pré-determinadas e limites.
  • QUARTZO VERDE: oferece conforto ao coração, ajuda a neutralizar as emoções excessivas produzindo um sentido de equilíbrio e bem-estar ao corpo físico. Usado nos períodos de agitação, ajuda a manter o equilíbrio interior, harmoniza e acalma. Trabalha as emoções reprimidas.
  • TURMALINA MELANCIA: relacionado diretamente ao Amor e Cura Emocional, essa turmalina ajuda com as mágoas e feridas emocionais Este cristal ajuda a solucionar questões e relações familiares problemáticas usando da empatia e Amor Incondicional.

Prosperidade e Riqueza

Está ligado à abundância e às bênçãos em todas as áreas da vida: saúde, amigos, felicidade, finanças. É o guá do dinheiro e das perspectivas financeiras. É importante ativar esse guá para atrair todos os tipos de bênçãos, para tornar-se receptivo e atrair fartura, abundância, riqueza e prosperidade.

  • topazioTOPÁZIO (foto ao lado): alinha os caminhos energéticos do corpo, ilumina o caminho, realça os objetivos e ajuda a descobrir recursos e riquezas interiores. Estimula a confiança no universo, eliminando incertezas. Vibra a energia de alegria, generosidade, abundância e saúde. 
  • PIRITA: é a Pedra da Prosperidade. Pode ser um escudo de proteção física e espiritual, pois ajuda a bloquear poluentes e energias negativas. É indicada para estimular realizações de objetivos e sonhos, inspirar ideias, ativar a memória, desenvolver potenciais e despertar talentos. 
  • DRUSA DE QUARTZO TRANSPARENTE: esse tipo de cristal atrai a energia da riqueza, da abundância, da prosperidade pela sua forma rica e pelo potencial de sua energia, por isso pode ficar localizado no guá da prosperidade, sempre do lado esquerdo mais distante da porta de entrada.

Sucesso e Fama

A autorrealização em todos os aspectos da vida está ligado a esse local. A fama tem a ver com sua imagem no presente, sua visão de vida e sua reputação e reconhecimento. É importante fazer a sua luz brilhar para que ilumine os outros ao seu redor.

  • cornalinaCORNALINA (foto ao lado): ajuda a se manter no presente, restaura a vitalidade e a motivação, estimula a concretização de metas difíceis. Proporciona coragem, estimula mudanças positivas, oferece motivação para o sucesso nos negócios e em outras áreas da vida também. 
  • QUARTZO RUTILADO OU SAGENÍTICO: com um alto poder condutivo e penetrante, ajuda também a se livrar de resistências, aqueles pontos onde é mais difícil fazer a mudança (necessária), como hábitos destrutivos, padrões mentais negativos e apegos. 
  • JASPE PELE DE LEOPARDO – LEOPARDITA: ajuda a desmascarar pensamentos e sentimentos, revelando hipocrisia e mentiras e ajudando a identificar as pessoas falsas. Estimula o sucesso nos negócios e a criatividade. Ajuda a avaliar as situações com clareza, enxergar a realidade, ouvir a voz interior e manter a integridade.

Relacionamento

Casamento, namoro e todas as relações mais significativas de sua vida estão presentes nesse local do imóvel. Aqui se cultiva a confiança, o romance, a sintonia e a receptividade entre o casal.

  • quartzo rosaQUARTZO ROSA (foto ao lado): acalma a mente, ajudando a sentir mais com o coração. Fortalece a autoestima, estimula o amor-próprio e traz flexibilidade para lidar com situações difíceis, nos tornando conscientes do poder de ação para transformar as situações de forma amorosa e harmônica. Estimula o romance, a aceitação, o perdão, a receptividade. Libera mágoas.
  • TURMALINA ROSA: atrai o amor no plano material e espiritual, inspira confiança no amor, ajuda a amar a si mesmo e depois o outro, ajudar a ter segurança para amar.
  • RODOCROSITA: representa o amor altruísta e a compaixão, inspira atitudes positivas, ajuda nos relacionamentos, boa para que a pessoa se sinta amada, ajuda a expressar os sentimentos, ajuda a encontrar a alma gêmea.

DICAS EXTRAS: 

  • Para esse guá recomenda-se o uso de cristais aos pares.
  • Pode usar o quartzo rosa lapidado em formato de coração.
  • Com o quartzo rosa pode colocar um quartzo verde juntinho, que ajudará ainda mais na energia do amor consigo mesmo e com o outro.

Criatividade

Nesse ambiente nascem as ideias e os projetos visionários para um futuro melhor, cheio de entusiasmo, inspiração e alegria. Também está relacionado aos filhos, a sua descendência e nos ensina a cuidar da criança que vive dentro de cada um de nós.

  • agataÁGATA (foto ao lado): por causa da sua estrutura, é associada aos pensamentos, criatividade e imaginário, tendo uma espécie de ligação com o mundo dos sonhos e o inconsciente pessoal.
  • LARIMAR: irradia amor e paz, harmoniza corpo e alma, aumenta o poder pessoal, elimina ilusões, orienta a alma para o verdadeiro caminho na vida. Elimina bloqueios e limitações, combate comportamentos destrutivos e favorece o controle da própria vida. Estimula a criatividade e a motiva a disposição de seguir o fluxo, favorece a lucidez. 
  • LABRADORITA: acalma a mente hiperativa e dá asas à imaginação proporcionando a origem de novas ideias. Equilibra o lado analítico e racional com a visão interior. Combina o pensamento intelectual com a sabedoria intuitiva. Ajuda a trazer à tona na hora certa as mensagens do inconsciente para facilitar sua compreensão. 

Amigos e viagens

Local das amizades e das pessoas que te ajudam (benfeitores) na terra e também são os seus guias espirituais, mentores, anjo da guarda, universo. Tem a ver com viagens, pois viajar é uma das maneiras de compreender o mundo por meio da troca de experiências.

  • malaquitaMALAQUITA (foto ao lado): recomenda-se o uso da malaquita polida ou rolada (pois a forma bruta é tóxica). Tem alto poder de amplificar todo o tipo de energia, por isso deve ser usada com cautela e intenções muito claras e deve ser limpa com frequência. Ajuda a assumir risco, empreender mudanças, ser responsável, romper padrões obsoletos, expressar sentimentos, desenvolver empatia. 
  • OLHO DE TIGRE: ajuda a se reconectar com sua essência (seu sol) e que precisam colocar em prática projetos, alcançar metas e realizar sonhos (na terra). Melhora o humor, afasta a depressão, melhora a autoestima, diminui a desvalorização pessoal. Também é indicada como talismã de proteção contra inveja, negatividade, quebrantos.
  • QUARTZO FUMÊ: ajuda a aceitar as responsabilidades de transformar sua qualidade de vida. A pedra dá o incentivo necessário para mudar o que é preciso, seja uma dependência de amizade ou o sentimento de perda do amigo. Ajuda a ter pensamentos claros e pragmáticos, clareia as ideias, estimula a concentração. 

Saúde

O símbolo desse local é o taichi, que significa o equilíbrio perfeito entre yin (força feminina) e o yang (força masculina). Por isso, é no centro do ambiente que se encontra o equilíbrio de todas as forças: energias, emoções e a saúde física de seus moradores.

  • citrinoCITRINO (foto ao lado): ativa a concentração, a atenção e a memória. Melhora o alinhamento das emoções com a mente e ajuda na capacidade de transformar pensamentos destrutivos em autoconfiança. Combate o cansaço e atitudes destrutivas. Ajuda na autoestima e favorece o equilíbrio emocional.
  • JASPE MARROM: oferece apoio e força em períodos estressantes. Considerada uma pedra nutriz – que nutre, cura e unifica todas as áreas da vida (por isso é indicada nesse guá para que todos os guás se conectem e se energizem e se equilibrem). Alivia estresse geopático/ambiental e emana forte energia do elemento terra.
  • DRUSA DE QUARTZO TRANSPARENTE: a pedra tem um simbolismo de desenvolvimento e evolução, que traduzido para nossa vida representa a nossa nebulosidade e embaçamento de consciência, que conquista uma maior claridade conforme nos elevamos. Símbolo de evolução.

DICA EXTRA: pode incluir neste guá as pedras que ativam energias de saúde. O quartzo verde é recomendado como a pedra da saúde pela sua energia de trabalhar as impurezas, por aumentar a energia física e eliminar o cansaço e promovendo bem-estar e equilíbrio.

Cuidados no Feng Shui com cristais

A escolha de um cristal pode ser mais intuitiva, pela percepção e pela atração da energia que o cristal emana. No Feng Shui, pode haver associação com a cor de cada guá do Baguá aliado ao significado de cada cristal e pedra. É importante sentir a energia do cristal e se conectar com ele e com a sua casa.

Também pode ser escolhido de acordo com a função dos cômodos e para usos específicos, como limpeza dos ambientes, proteção, amenizar as ondas das energias eletromagnéticas, entre outros.

É importante sentir a energia do cristal e se conectar com ele e com a sua casa.

A seguir, veja algumas dicas importantes na hora de fazer suas escolhas sobre cristal e Feng Shui:

  • Não use muitos cristais e pedras ao mesmo tempo, pois as energias podem se misturar e você não conseguirá se conectar com todas elas. Dessa forma, as intenções não terão os efeitos desejados.
  • A recomendação é que se use, no máximo, três cristais e pedras.
  • Por exemplo, em uma mesa de trabalho pode ter: uma Ametista, que fica de frente para a pessoa, ajudando-a a se conectar com ela e trabalhando a sabedoria, a lucidez e a serenidade; uma Pirita em cima dos cartões de visitas, que ajuda a trazer mais prosperidade, e uma Turmalina Negra perto do computador, que ameniza as frequências eletromagnéticas do aparelho.
  • Cristais e pedras em casa, no local de trabalho, na bolsa, na mesa de trabalho ou na gaveta precisam de cuidados e da mesma preocupação com bagunça, ou seja, mantenha-as em ordem, organizadas e limpas.
  • Além disso, evite deixar os cristais em lugares inadequados, como em cima ou próximo de aparelhos eletrônicos, como TV, geladeira, freezer, computador, aparelhos e caixas de som.
  • Afinal, o contato direto das pedras e cristais com os eletrônicos os carrega negativamente muito rápido. Com exceção das pedras e cristais que estão nessa posição para ficar perto dos eletrônicos e amenizar as frequências eletromagnéticas, como a turmalina negra.
  • Ao colocar o cristal no ambiente, leia o significado do cristal e da área a ser ativada e faça frases positivas ou uma mentalização para que suas intenções e energias do Feng Shui vibrem com o cristal colocado na sua casa.

Limpeza dos cristais

A limpeza tanto física quanto energética é muito importante. Sempre que comprar um cristal em uma loja faça uma limpeza.

É importante repetir o processo de limpeza e energização dos cristais e pedras de tempos em tempos. Você pode escolher uma vez por mês, uma vez a cada três meses ou seguir sua intuição e fazer a limpeza quando achar e sentir necessário.

Caso não queira repetir sempre todo o processo de limpeza, tenha um bastão de selenita entre as pedras ou um pedaço de selenita gipsita bruta para que possa colocar o cristal sobre a mesma durante algumas horas.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas. Saiba mais