Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Feng Shui acessórios: como usar fonte de água, espelho, quadros e pulseira

Feng Shui acessórios: como usar fonte de água, espelho, quadros e pulseira

Conheça os efeitos positivos dos acessórios se usados de forma correta

Existem infinitas maneiras de aplicar o Feng Shui nos ambientes. Neste artigo, vamos falar sobre os acessórios do Feng Shui, como espelhos, fontes de água, quadros e também sobre a popular pulseira Feng Shui.

Você vai conhecer a importância de cada um e como eles devem (ou não) ser usados para trazer saúde, prosperidade e bons relacionamentos.

Técnica maravilhosa de harmonização entre as pessoas e os ambientes onde elas vivem, a aplicação do Feng Shui Tradicional Chinês está baseada no conceito de yin-yang, as duas polaridades dinâmicas e complementares presentes em todo o Universo. Já os Cinco Elementos representam as cinco etapas do ciclo do qi (energia vital) em sua transição do yin para o yang e de volta para o yin.

A partir desses conceitos fundamentais, podemos identificar vários tipos de objetos e acessórios que podem ser usados no Feng Shui para ajudar a equilibrar as energias dos ambientes. Além das características físicas, como cor, formato e material, a simbologia dos objetos também tem importância vital.

Os ambientes estão permanentemente moldando nossos sentimentos e pensamentos, mesmo quando não nos damos conta disso. A seguir, traremos vários exemplos de acessórios de Feng Shui e qual o efeito deles nas pessoas e nos ambientes.

Pulseira Feng Shui – Pixiu

pulseira feng shuiTambém conhecida como pulseira pixiu, a pulseira Feng Shui é um amuleto para proteger e atrair abundância. Ela é composta pela imagem do ser mítico Pixiu combinada a diferentes pedras, sendo que a mais popular atualmente é feita com a pedra obsidiana.

Pixiu é um dos muitos animais míticos da cultura chinesa e, na verdade, trata-se de um casal. Pi é o macho, responsável por atrair riqueza. Xiu é a fêmea, que protege contra roubos e más energias.

Embora a pulseira pixiu seja frequentemente chamada de pulseira Feng Shui, o Feng Shui sempre trata de questões relativas aos ambientes. Um amuleto de proteção pessoal, portanto, não pode ser algo associado ao Feng Shui.

O nome mais recente para Pi Xiu é Pi Yao, e esse par é usado no Feng Shui Anual, na direção de Tai Sui, protegendo contra as ameaças trazidas por essa energia. O par de Pixiu também é muito usado na China como guardião de portas e janelas, sempre olhando para fora da casa.

Embora a pulseira pixiu seja frequentemente chamada de pulseira Feng Shui, é preciso ressaltar que o Feng Shui sempre trata de questões relativas aos ambientes. Um amuleto de proteção pessoal, portanto, não pode ser algo associado ao Feng Shui.

Acredito que o nome pulseira Feng Shui tenha sido escolhido pelos comerciantes por conta da extrema popularidade do Feng Shui em todo o mundo. E, de fato, é mais fácil atrair compradores para uma “pulseira feng shui” do que para uma “pulseira pixiu” ou uma “pulseira de proteção” qualquer.

Se você gostou da proposta da pulseira, use e aproveite as bênçãos de Pi Xiu, sabendo que a pulseira não tem relação com o Feng Shui dos imóveis que você habita ou frequenta.

Pulseira Pixiu de Obsidiana Preta

Já vimos que Pixiu é um casal. Portanto, ao escolher sua “pulseira Feng Shui”, certifique-se de que ela possui não somente um, mas um par de Pixiu.

Existem pulseiras pixiu combinadas a vários cristais diferentes. A mais popular atualmente é a pulseira Feng Shui obsidiana preta, também conhecida como obsidiana negra. Esse cristal está associado à proteção contra energias negativas e ajuda a nos ancorarmos à terra, fortalecendo os chacras inferiores.

Por isso, suas propriedades estão em total harmonia com Pixiu!

Como usar a pulseira Feng Shui

  • Para aproveitar a função de proteger e atrair prosperidade, você deve usar diariamente sua pulseira pixiu e tocá-la com frequência.
  • Lave-a em água corrente sempre que sentir necessidade, mas pelo menos uma vez por semana.
  • Coloque-a para secar sob o sol, o que ajudará a limpar e energizar o cristal.
  • A energia de Pixiu é muito yang-dinâmica e combativa, por isso, ele nunca deve estar em quartos, onde pode causar brigas.
  • Esse casal também não deve ser deixado no banheiro, visto que esse é um lugar de perda de prosperidade. Isso vale tanto para os amuletos da casa quanto para a pulseira.
  • Não tome banho com a sua pulseira pixiu, e retire na hora de dormir.
  • Ela pode ficar na sala ou na cozinha, por exemplo.

Espelhos no Feng Shui

espelho feng shuiQuando comecei a estudar Feng Shui, há algumas décadas, dizia-se que os espelhos eram a “aspirina” do Feng Shui, e serviam para praticamente tudo.

Hoje em dia, sabemos que a aspirina apresenta alguns riscos e não deve ser tomada sem indicação médica. Assim também os espelhos no Feng Shui podem ser muito úteis ou podem ser prejudiciais dependendo da forma como são usados.

Veja as principais dicas sobre Feng Shui para espelhos:

  • Espelhos dinamizam o qi (também conhecido por chi) de um ambiente, tornando-o mais yang-dinâmico. Por isso, eles são úteis em locais onde realizamos atividades dinâmicas, como sala de estar, sala de jantar, cozinha e locais de trabalho. Nesses ambientes, o espelho ajudará a estimular o potencial para a prosperidade e trará mais ânimo e vitalidade para as pessoas.
  • Corredores estreitos e compridos produzem um fluxo de energia acelerado e nocivo, chamado no Feng Shui de sha qi. Os espelhos também podem ser úteis nestes casos quando posicionados em uma das laterais do corredor, trazendo sensação de amplitude e desviando o fluxo do qi reto e agressivo, tornando-o mais suave.
  • Mas atenção: não coloque espelhos um em frente ao outro, criando efeito de infinito. Segundo o Feng Shui, isso gera uma perturbação do qi que é extremamente doentia.
  • Evite espelhos no quarto, especialmente se refletirem a cama. Dormir é uma atividade yin-receptiva, que pode ser perturbada pelos espelhos, causando insônia e problemas de saúde e nos relacionamentos.
  • O Feng Shui recomenda também evitar espelhos atrás da pessoa, refletindo suas costas enquanto ela trabalha ou realiza outra atividade importante. Essa posição do espelho prejudica a concentração, reduz a produtividade e pode tornar a pessoa suscetível a intrigas e traições, comprometendo sua saúde e seus relacionamentos.
  • Precisamos também falar do espelho no hall de entrada. Segundo o Feng Shui Tradicional Chinês, não devemos colocar espelhos em frente à porta principal, refletindo quem entra. Nessa posição, o espelho rebaterá para fora da casa toda a energia que deveria entrar para nutri-la e gerar abundância e prosperidade.
  • Espelhos não tem discernimento para separar as energias boas das ruins, eles refletem tudo que está à sua frente. Você não precisa abandonar seu lindo espelho, que tanto valoriza seu hall de entrada! O Feng Shui também diz que o espelho pode ser usado em uma das paredes laterais do hall, ajudando a direcionar para dentro de casa a energia que entra pela porta principal.
  • E nunca, nunca mesmo, mantenha em casa espelhos que cortam parte da sua cabeça ou mosaicos de espelhos onde você vê sua imagem toda picada. Segundo os estudos de Feng Shui, isso pode gerar problemas graves de saúde, inclusive mentais e emocionais.

Fonte de água no Feng Shui

fonte feng shuiO Feng Shui tornou tão popular o uso de fontes com água circulando, que agora elas são frequentemente chamadas de Fonte Feng Shui. Você provavelmente já sabe que as fontes estimulam a prosperidade, mas vamos trazer aqui algumas informações interessantes e importantes, que você provavelmente nunca ouviu falar.

Sob a ótica do Feng Shui Tradicional Chinês, para que uma fonte seja realmente eficaz em sua função de acumular e multiplicar a riqueza, ela precisa ter uma superfície ampla para captar a água. Isso significa que a fonte deve ser como uma mini-piscina ou um mini-lago.

Fontes em que a água, imediatamente após as quedas, se esconde sob pedras ou outro volume fechado tem pouca capacidade de gerar abundância e prosperidade para a casa ou empresa.

Uma fonte caseira, montada com uma bela saladeira de vidro, uma bombinha de aquário e algumas pedras ou cristais pode ser tão boa quanto uma fonte pronta comprada em loja. Ou até melhor!

Onde colocar a fonte Feng Shui?

  • O posicionamento de fontes segundo o Feng Shui do Chapéu Preto é bastante simples, sendo comumente recomendado no canto da Prosperidade ou junto à porta de entrada de todas as casas.
  • No Feng Shui Tradicional, esse posicionamento, infelizmente, não pode ser replicado com facilidade seguindo regras gerais que sirvam para todos. Em compensação, quando a melhor localização é identificada, ela costuma gerar resultados notáveis e imediatos.
  • No Feng Shui Tradicional Chinês, cada imóvel possui seu próprio mapa personalizado de distribuição das energias, chamado de mapa de estrelas voadoras. Esse mapa é calculado com base na data de construção do imóvel e da sua direção em relação ao Norte, medida com a bússola.
  • mapa das estrelasNo mapa de estrelas do exemplo ao lado, a fonte poderia estar numa dessas três direções destacadas: E-Leste, SE-Sudeste ou SO-Sudoeste.
  • Uma fonte com água circulando, em qualquer um destes três setores da casa, será capaz de atrair prosperidade aos moradores até o ano de 2024.
  • O que fazer quando não se conhece o mapa de estrelas voadoras do imóvel e não é possível contratar uma consultoria? Comece usando sua intuição.
  • Circule pela casa, abra-se para ouvir o “espírito” da casa, e procure sentir o melhor local para uma fonte na sala, escritório hall, cozinha ou varanda (nunca no quarto ou banheiro).
  • Em seguida, experimente e observe atentamente os resultados. Deixe a fonte ligada diariamente por uma ou duas semanas, e repare se algo mudou na prosperidade de sua família, ou em qualquer outro aspecto, como saúde ou relacionamentos.
  • Se os resultados forem bons, parabéns, você encontrou o melhor local! Se os resultados forem ruins, comece de novo e procure outro local mais adequado.
  • Mais um detalhe importante: o fluxo da água em sua fonte deve sempre direcionar para o centro da casa. Se esse fluxo estiver apontando para fora de casa, você estará expulsando a riqueza, ao invés de atraí-la.

Quadros Feng Shui

quadros feng shuiParedes vazias podem ser tão tristes e silenciosas… No mínimo, o morador perde a oportunidade de enviar poderosas mensagens positivas ao seu subconsciente.

Pois é esse o efeito causado pelos quadros presentes em nossos ambientes: eles enviam repetidamente ao nosso cérebro as mensagens daquilo que representam, de forma imperceptível.

Sabendo disso, vamos tirar o melhor proveito das imagens que nos rodeiam, e ao mesmo tempo evitar as influências ruins.

Ao escolher quadros para nossos ambientes, o Feng Shui nos recomenda evitar:

  • Imagens com formas naturais distorcidas, sejam humanas, animais ou vegetais. Figuras humanas deformadas, que podem gerar problemas de saúde na parte do corpo correspondente à distorção no quadro.
  • Cenas tristes ou imagens muito escuras, especialmente no quarto de dormir.
  • Imagens muito dinâmicas no quarto de dormir, como um carro de corrida, um avião, um astro de rock… Elas podem estimular o cérebro e causar insônia ou sono agitado.
  • Quadros representando figuras de número ímpar no quarto do casal (se a monogamia for desejável).
  • Cenas altamente relaxantes no home office ou no local de estudo das crianças, pois podem comprometer o rendimento.
  • Dípticos, trípticos ou múltiplos que cortem em partes figuras como árvores, pessoas, objetos, planetas, etc. Este tipo de quadro dividido em partes somente é adequado para imagens abstratas.
  • Fotografias ou pinturas de cenas de sofrimento, como guerras ou crianças com fome. Deixe que tais quadros permaneçam apenas em galerias e museus.
  • No escritório, imagens de rios caudalosos que “somem” num dos cantos, pois simbolizam o dinheiro que se esvai.
  • Imagens de santos no quarto do casal, pois podem inibir o romance. Não estamos falando de deuses indianos, como Shiva e Shakti, que trazem harmonia ao relacionamento. A ideia é evitar figuras religiosas que sejam símbolo de sacrifício e castidade.

Na hora de escolher os quadros para adornar nossas paredes, o primeiro fator que devemos levar em conta são os nossos desejos.

O Feng Shui nos diz que podemos aproveitar os quadros para atrair para a nossa vida as vibrações daquilo que desejamos. Assim, alcançamos nossos objetivos mais rapidamente e com menos esforço.

Vejamos, então, quais os tipos de quadros desejáveis segundo o Feng Shui:

  • Fotografias ou reproduções de flores, árvores, paisagens e animais com cores alegres. Podem até ser imagens monocromáticas, o importante é que passem uma impressão positiva.
  • No quarto de dormir, uma paisagem tranquila, com montanhas e árvores.
  • No quarto do casal, quadros com objetos aos pares, para trazer equilíbrio ao relacionamento.
  • Mandalas com cores vivas trazem dinamismo às áreas sociais, como sala de estar, de jantar, hall de entrada.
  • No escritório, uma cachoeira que termina num lago representa a riqueza que chega e fica.
  • Para a área íntima ou o quarto, você pode montar um quadro dos desejos, reunindo imagens que representam suas metas.

Dica de Ouro

Veja sua casa com olhos de visita!

Nosso cérebro tem a impressionante capacidade de desconsiderar estímulos repetidos, tornando-se progressivamente insensível a eles. Isso vale para as coisas ruins tanto quanto para as boas, e também ocorre em relação à sua casa.

Para “limpar” sua percepção e se tornar mais sensível ao seu ambiente, torne-se visita na sua própria casa a cada troca de estação – ou seja, quatro vezes por ano.

No dia escolhido, separe uma hora para se dedicar totalmente a essa experiência. Você não precisa fazer nenhuma preparação especial, nem arrumar a casa.

Imagine-se como uma visita surpresa, e muito curiosa, chegando em sua casa. Saia, feche a porta e toque a campainha. Em seguida abra a porta e entre lentamente. Percorra cada cômodo reparando em todos os detalhes.

Procure perceber tanto o que te incomoda quanto o que te agrada na casa. Para tudo aquilo que você achar bonito, prático ou acolhedor, agradeça e registre mentalmente que você será grato àquele aspecto de sua casa diariamente.

Quando deparar com um objeto que te desagrada, procure desapegar-se e decida como irá se desfazer dele ou substituí-lo. Você pode doar, vender, ou até jogar fora, se não tiver mais nenhuma utilidade.

Assuma o compromisso de tornar sua casa uma fonte de harmonia em sua vida!

Nossa casa influencia nossa saúde, nossos relacionamentos, nossa prosperidade, nossas emoções e nosso destino, muito mais do que costumamos imaginar. Por isso o Feng Shui recomenda que tenhamos em casa apenas o que traz boas energias e torna nossa vida melhor. Você cuida da sua casa, e ela cuida de você!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Aline Mendes

Aline Mendes

É arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia, autora do livro "Feng Shui - Terapia de Ambientes" e representante oficial do Feng Shui Research Center no Brasil. Acesse seu YouTube: https://www.youtube.com/alinemendesbr Saiba mais