Depoimento: como posso me alimentar melhor?

Conheça o conceito de comida de verdade e incorpore-o ao cardápio

Vivemos a era das verdades absolutas em relação à nutrição. Verdades frágeis, no entanto, capazes de se dissolverem num segundo logo após a leitura de mais um artigo “definitivo” sobre o benefício/malefício de algum alimento. A sensação é de que estamos perdidos!

Ontem mesmo, numa argumentação com minha irmã (e cliente!), ouvi essa frase: “As pessoas andam equivocadas e perdidas com tanta informação sobre o que comer”. Não pude discordar.

Alimentos no estado natural são melhores opções

A minha sugestão para quem se sente perdido diante de tanto conteúdo controverso sobre comida é: tente focar ao máximo nos alimentos “in natura”, mesmo que você os processe em casa enquanto cozinha. Evite comida industrializada e foque em comida de verdade.

Não se preocupe tanto em comer determinado alimento porque ele traz esse ou aquele benefício. Pense na alimentação como um todo. Porque é assim que a natureza funciona: os alimentos se combinam uns com os outros, numa sinergia perfeita. Nenhum deles sozinho é milagroso.

Se você seguir a regra da comida de verdade, sua alimentação já estará no caminho para se tornar cada vez melhor. E cozinhe mais em casa, cuide da própria alimentação. Fomos levados a crer, por conta da modernidade, que cozinhar é complicado, leva tempo, e é coisa pra gente com habilidades especiais. Nos últimos dois anos à frente da criação de conteúdo para meu blog, a Cozinha Consciente, eu já entrei em contato com inúmeros leitores que transformaram sua relação com a comida simplesmente cozinhando. Emagreceram, se livraram de doenças, ganharam disposição e viram a autoestima crescer.

Comer bem não é difícil

Fazer a própria comida e se livrar de produtos alimentícios ultraprocessados é o caminho mais seguro para um estilo alimentar saudável. E isso não precisa ser complicado. Com alguma organização e preparo antecipado nos dias em que você tem mais tempo, cozinhar em casa não é ser um bicho de sete cabeças. Experimente!

 

Mônica Souza

Mônica Souza

Mônica Souza é formada em gastronomia e autora do blog Cozinha Consciente: http://www.cozinhaconsciente.com.br/. E-mail: monica@cozinhaconsciente.com.br