Pesquisar
Loading...

Transição de Carreira e o Medo de Faltar Dinheiro

Aprenda a superar o medo de faltar dinheiro na transição de carreira ao alinhar suas finanças ao seu propósito e dê o próximo passo.

Atualizado em

O medo de faltar dinheiro é um dos maiores desafios para quem considera uma transição de carreira, mas é possível superá-lo com planejamento e foco.

O medo de faltar dinheiro pode paralisar muitas pessoas que desejam mudar de carreira. Entender a raiz desse medo é o primeiro passo para superá-lo.

Esse é um medo comum, afinal de contas, a maioria das pessoas conta com a renda da sua carreira pra se sustentar e sustentar a casa, principalmente pelo fato de que a educação financeira não é bem difundida no nosso país.

💼 Entre para o nosso grupo de Carreira no WhatsApp
💼 Entenda o que é Transição de Carreira

Incertezas Financeiras e a Segurança no Emprego Atual

Um dos maiores motivos para o medo de faltar dinheiro durante a transição de carreira é a sensação de que a sua segurança financeira está 100% conectada ao seu emprego atual, o que não é verdade. 

  • Quantas pessoas muito bem empregadas, porém endividadas que você conhece? 
  • Quantas pessoas têm um emprego considerado muito bom, porém uma vida financeira bem prejudicada? 

Nós fomos criados com a crença limitante muito forte de que é o empregador que nos “dá” o dinheiro, quando, na verdade, o que nos traz o retorno financeiro é o nosso trabalho e a nossa dedicação àquele emprego ou atividade.

A maioria das pessoas vive na incerteza financeira desde sempre, e projeta essa falta de segurança no emprego, querendo que ele supra essa dificuldade que ela tem de lidar com as próprias finanças. 

Cuidado, essa é uma armadilha que te coloca em uma posição de vítima. Assuma a responsabilidade de cuidar das suas finanças e também da sua relação consigo mesma e veja isso melhorar.

O que está em jogo: estabilidade x realização profissional

A transição de carreira envolve pesar os riscos de uma mudança em busca de realização profissional versus a segurança financeira, e a palavra “estabilidade” surge com muita frequência nesse contexto. 

Acontece que a estabilidade verdadeira, precisa vir de dentro, não pode estar depositada em um emprego ou cargo, isso chega a ser, inclusive, uma postura infantil, querendo que alguém “cuide” da minha estabilidade e vida financeira por mim, para me isentar dessa responsabilidade.

Muita gente acredita que não pode ter tudo, e essa crença limita a sua capacidade de criar um trabalho que te dê retorno financeiro + realização profissional ao mesmo tempo. 

Como superar o medo de faltar dinheiro

Superar o medo de faltar dinheiro é essencial para quem deseja fazer uma transição de carreira bem-sucedida. E você vai fazer isso juntando ações práticas com ações de mentalidade.

Passo 1: Ajuste suas crenças e emoções em torno desse assunto

Todo desafio tem pelo menos uma base emocional, portanto olhar para suas emoções e crenças limitantes quando o assunto é dinheiro, finanças, medos e a falta é mais do que importante, é primordial. 

A sua relação interior com o dinheiro, a maneira como recebe esse dinheiro, como administra e como lida com ele precisa ser a primeira coisa que você observa e transforma.

Passo 2: Faça um Planejamento Financeiro

Antes de iniciar a transição, criar um planejamento financeiro sólido pode minimizar o medo de faltar dinheiro. 

Para isso, você precisa fazer contas e:

  • saber quanto sua vida custa hoje
  • quanto você precisa ganhar para ter tranquilidade
  • quanto tempo você pode ficar sem receber
  • quanto de dinheiro você poderá investir na nova carreira (com formações, cursos, entre outros custos).

E isso pode ser feito de maneira digital, em uma planilha, um aplicativo ou de maneira analógica, com papel e caneta. Escolha a maneira que você funciona melhor e mãos à obra.

Monte seu planejamento de curto, médio e longo prazo, faça uma projeção financeira para os próximos meses e identifique os pontos em que pode reduzir gastos, se necessário.

Na minha experiência, sempre há algo que pode ser enxugado para eliminar desperdícios e usar o seu dinheiro de uma forma consciente. 

Busque por assinaturas e streamings que você quase não usa, negociar contas de internet ou celular, gosto de chamar isso de Spa das finanças (Meninas, inclusive rola um post só disso, o que acham?). 

Passo 3: Crie uma Reserva de Emergência

Ter uma reserva financeira para cobrir despesas enquanto você faz a transição de carreira reduz consideravelmente a ansiedade e a preocupação, te traz mais foco e tranquilidade para fazer o que precisa ser feito sem desespero. 

Aqui no Personare, nós sabemos o poder das palavras e, portanto, não chamamos essa reserva de emergência, mas sim de segurança. A segurança que vai te ajudar a fazer essa travessia tão importante na sua vida. 

O ideal é ter entre 12 e 18 meses de despesas mensais cobertas, garantindo que você possa focar na transição sem a preocupação imediata com contas a pagar.

Segundo especialistas financeiros, uma reserva robusta é fundamental para qualquer grande mudança de vida, incluindo a transição de carreira.

Passo 4: Considere uma Transição Gradual

Uma maneira de superar o medo de faltar dinheiro é realizar uma transição de carreira gradualmente, ou seja, mantendo uma fonte de renda, como eu fiz. Minha última transição de carreira, de esteticista e maquiadora para terapeuta, foi feita num prazo de dois anos. 

Durante esses dois anos eu mantive as duas atividades:

  • a antiga, como esteticista e maquiadora, onde eu já tinha uma clientela e o meu sustento.
  • a nova, como terapeuta, investindo tempo e dinheiro nas minhas formações e iniciando meus atendimentos em paralelo.

Isso me possibilitou fazer uma transição mais calma, com tranquilidade e sem desespero.

A importância da mente financeira

Além do planejamento prático, mudar sua mentalidade sobre dinheiro é fundamental para uma transição de carreira bem-sucedida porque isso é realmente o mais importante.

Mude Suas Crenças Sobre Dinheiro e Sucesso

Muitas pessoas têm crenças limitantes sobre dinheiro que bloqueiam seu sucesso. Algumas das crenças limitantes sobre dinheiro mais comuns, por exemplo, são:

  1. Planejar as finanças é muito difícil ou gasta muito tempo.
  2. Não dá pra ganhar dinheiro fazendo o que eu gosto.
  3. É impossível mudar minha situação financeira. 
  4. Não levo jeito com dinheiro.

Percebe a energia pesada que essas crenças carregam? Elas automaticamente te colocam para baixo.

E qual é o problema em ter crenças assim? Elas atrapalham a sua ação, suas atitudes e seus comportamentos. Sendo assim, você muitas vezes deixa de fazer coisas que te levariam ao sucesso por conta da paralisação que essas crenças podem gerar.

Como eu gosto de dizer: Mude suas crenças, mude sua vida.

Pense a Longo Prazo: Investir na Carreira é uma Aposta em si

Encarar a transição de carreira como um investimento no seu futuro pode ajudar a minimizar o medo de faltar dinheiro.

É verdade, esse pode ser um movimento arriscado, mas muitos investimentos acertados e que dão retorno trazem uma certa dose de risco. E quem melhor para receber essa “aposta” do que você mesmo?

Fazer a transição de carreira com o medo de faltar dinheiro é um desafio real, o medo de faltar dinheiro é compreensível, mas com planejamento e uma mentalidade fortalecida, é possível dar esse passo. 

A chave é alinhar suas finanças ao seu propósito. A transição de carreira exige coragem, mas também inteligência e muita ação. Com as finanças organizadas, fica mais fácil fazer essa mudança de forma tranquila e segura.

Gabi Squizato

Gabi Squizato

Terapeuta, mentora, professora de desenvolvimento pessoal e treinadora em inteligência emocional. Entrega recursos para quem quer viver o melhor da vida hoje mesmo.

Saiba mais sobre mim