Pesquisar
Loading...

Tapioca: comida típica brasileira é saudável

Simples de fazer, iguaria facilita funcionamento intestinal

A tapioca é uma comida tipicamente brasileira, originária de Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca e também conhecida como goma seca, polvilho ou polvilho doce. O seu nome deriva da palavra “tipi óka”, nome dado para este amido em Tupi, e refere-se tanto ao produto obtido da fécula, quanto ao prato em si feito a partir dele.

Isenta de glúten e de gorduras, cada vez mais vem ganhando novos adeptos. Porém, como é um carboidrato refinado, sugiro acrescentar farinha de linhaça ou de chia em seu preparo, para que se agreguem fibras em sua composição – aumentando o tempo de saciedade, prevenindo alguns tipos de câncer e facilitando o funcionamento intestinal.

Para a tapioca ser ainda mais saudável, prefira recheios com hortaliças e frutas. Clique nos links abaixo para aprender algumas receitas.

  1. Receita de tapioca tradicional
  2. Receita de Crepioca
Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Saiba mais sobre mim