Pesquisar
Loading...

Fim de Mercúrio retrógrado: as previsões astrológicas de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022

Semana ambivalente tem limitações e responsabilidades de um lado, mas criatividade e novas direções emergindo de outro

Fim de Mercúrio retrógrado: as previsões astrológicas de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022

Uma semana em estilo “sol e chuva”, com alguns aspectos que podem trazer notícias mais fortes e a sensação de sobrecarga, mas também com possibilidades e caminhos que podem surgir também. Veja a seguir um resumo das previsões astrológicas de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022

  • Sol/Saturno, um dos aspectos da semana, tem cara de chuva (que pode ser literal), mas um persistente Marte em Capricórnio, muito bem aspectado com Júpiter e Urano, não se limita tão fácil e acha saídas.
  • Vênus em trígono com Urano traz renovação a partir de contatos e relações.
  • E uma outra notícia a ser comemorada é a retomada do movimento direto de Mercúrio na sexta-feira (04/02), depois de 20 dias retrógrado, trazendo retrabalhos e problemas no dia a dia.
  • A Lua Nova também começa na terça-feira (veja aqui o Calendário Lunar 2022), anunciando novas direções para fevereiro, diferentes das de janeiro.

Para entender todo este rico caldo astrológico da semana e a atuação no coletivo, leia todo o artigo. Mas se quiser ver como os trânsitos vão agir na sua vida, acompanhe aqui o seu Horóscopo Personalizado. E se quiser se preparar para o restante do ano, você pode ler e reler aqui as previsões astrológicas para 2022.

Sol e Urano: o anseio por mudanças

Atuando desde quinta-feira (27/01), o Sol em desafio com Urano pode trazer uma impaciência maior com mesmice e limitações. Movimenta o anseio de mudanças, guinadas, viradas.

Do lado negativo, porém, turbina o famoso “pavio curto”, comportamentos disruptivos, intolerância e traz maior tendência a notícias de acidentes. Além disso, junto com Mercúrio retrógrado, está associado a imprevistos.

O aspecto começa a se afastar a partir da quarta-feira (03/02). Até lá, veja como atender ao anseio por agito e mudança sem incorrer no excesso de impulsividade, radicalismo ou imprudência. E tente lidar melhor com imprevistos.

Sol e Saturno: trabalho e limites

O Sol passa a andar junto com Saturno até o dia 08/01. É uma combinação ambivalente, pois dá um centramento e um forte senso de responsabilidade. Pede bastante atenção ao trabalho e tarefas.

Mas também traz mais consciência de limites e limitações. Tanto que pode, para algumas pessoas, acordar aquelas dores crônicas conhecidas, no joelho, na lombar ou algo que seja um velho conhecido. Problemas de saúde podem limitar algumas pessoas.

Note que o início do aspecto se mistura com o final do anterior, que vai até a metade da semana. É como se saíssemos de uma rebeldia e até certo caos para algo mais contido, enquadrado.

Inclusive, é comum que medidas impopulares e mais restritivas possam ser decretadas com Sol/Saturno, como lockdowns ou proibições. A autoridade tende a preponderar sobre a vontade individual.

Para alguns, sensações de frustrações podem vir nestes dias, algo como receber um “não”, bem como cansaço, chatice, sobrecarga ou baixa vitalidade.

Por outro lado, para quem está precisando “cair na real”, mas sem reclamar da vida, o aspecto pode ser produtivo para ter clareza de como se direcionar. Sol/Saturno favorece o esforço, objetivos concretos e resiliência. Só é preciso evitar o desânimo e pessimismo, uma possibilidade quando esta combinação acontece.

Mercúrio direto: pensamento mais claro

Mercúrio está retrógrado desde 14/01 e fica direto a partir de sexta-feira (04/02).

É sempre uma ótima notícia a retomada do movimento direto de Mercúrio, tendo em vista que, durante a retrogradação, há mais indecisão, cancelamento e remarcação de compromissos, enganos de um modo geral e as comunicações nem sempre muito claras.

Janeiro, aliás, também teve Vênus retrógrado, dificultando, junto com Mercúrio retrógrado, a parte comercial e as compras, que tiveram mais possibilidade de equívocos. Vênus retomou o movimento direto no sábado passado (29/02).

Assim, fevereiro poderá ser um mês com mais facilidade em realizar compras mais acertadas, embora a retrogradação de Mercúrio ainda fique “congelada” no mapa da Lua Nova de 1º de fevereiro, que estende seus efeitos por um mês. Caso não estivesse, as chances de acerto seriam maiores ainda!

Saiba aqui como aproveitar as fases da Lua a seu favor!

De qualquer maneira, é visível o retorno de Mercúrio direto no aumento do poder de decisão e um raciocínio mais direto, depois de um plano mental mais complexo e reflexivo.

Mercúrio e Plutão: notícias mais intensas

A conjunção de Mercúrio com Plutão vem desde a semana anterior e fica presente até meados de fevereiro. Veja algumas possíveis manifestações:

  1. Revelação de bastidores pesados, como abuso de poder ou sexual.
  2. No coletivo e individual, notícias que abalam e mostram crises.
  3. Comunicação mais dura e contundente. A palavra – regida por Mercúrio – pode se tornar mais incisiva. Tome cuidado sobre como a maneja, e também com a sua escuta. O filtro interno tende a ficar mais hipersensível e desconfiado, e talvez algo dito não tenha a conotação que você imagina. Podem emergir palavras agressivas e feitas para incomodar por estes dias.
  4. Efeito “encucação”. Podemos encucar mais com algo, virem à tona ressentimentos e desconfianças.
  5. Bem usado, é um aspecto que ajuda em curas e processos terapêuticos, a ir à raiz dos problemas. Mas requer disposição para se abrir a verdades e fatos, o que nem todo mundo tem.
  6. Deslocamentos mais perigosos, com mais chance de roubos, problemas, contaminações, acidentes e assaltos. Tenha mais cuidado, ainda mais nesta fase de altíssima taxa de transmissão de Covid-19.

Os excelentes aspectos desta semana

Para ajudar no aspecto anterior, Mercúrio está em aspecto harmonioso com Netuno. Você não vai ouvir apenas notícias fortes. Surgirão notícias e falas que abrandam e trazem algo mais bonito e delicado.

Se alguém tiver algum tipo de crise, uma outra pessoa pode ter uma palavra amiga especial para dar. O aspecto também ajuda na imaginação e criatividade.

Vênus também está em um intercâmbio favorável com Urano nesta semana. Definitivamente, o contato com o outro poderá nos fazer bem, renovar, espanando algum aborrecimento, ou mesmo o tédio e o cansaço. É um aspecto, ainda, que estimula trocas, negócios.

E finalmente, se o Sol está mais “travado” nesta semana, próximo de Saturno, pedindo disciplina e enquadramento, Marte está “livre, leve e solto”, em bons contatos com Urano e Júpiter, representando novas direções tomadas que trazem mudanças positivas e expansões futuras. Em alguns casos, a partir de um enquadramento e esforço.

Além disso, Marte está passando por Capricórnio desde o final de janeiro, aumentando a produtividade. Ele é um bom agregado, aliás, em uma semana possivelmente com muitas responsabilidades e coisas para fazer, com Sol/Saturno.

Assim, apesar de pesos, restrições e de uma maior intensidade, estes bons aspectos podem ajudar em aberturas e coisas positivas.

Quer entender mais sobre Astrologia, autoconhecimento e autodesenvolvimento? Veja o meu canal no YouTube!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente e online. É autora do ebook “Signos astrológicos – as doze etapas para a auto-realização”. Trabalha com o Iluminare, terapia que acessa o inconsciente e que tem seus fundamentos no Xamanismo. É idealizadora do curso Alimentação no Mapa Astral no Personare. Saiba mais