Pesquisar
Loading...

Marte em Capricórnio: ambição, planejamento e trabalho

Trânsito de 24/01 a 06/03/2022 combina força e estratégia para alcançar objetivos

Marte em Capricórnio: ambição, planejamento e trabalho

Marte, o planeta da ação e iniciativa, transita em Capricórnio de 24 de janeiro a 6 de março de 2022. Marte tem grande afinidade com Capricórnio, posicionamento que é chamado em Astrologia de “exaltação”, isto é, uma combinação entre planeta e signo que é especialmente produtiva.

Entenda a seguir por que Marte e Capricórnio formam uma boa parceria e quais potenciais podem ser aproveitados no período. E anote na sua agenda os tópicos que vão ser explorados a seguir:

  • De 24/01 a 06/03: Marte em Capricórnio é um tempo para ser mais disciplinado
  • De 29/01 a 10/02: Marte em sextil com Júpiter traz aumento de confiança e energia
  • De 04 a 12/02: Marte em trígono com Urano favorece a inovação.
  • De 19 a 27/02: Marte em sextil com Netuno torna possível combinar esforço e relaxamento ou lazer
  • De 27/02 a 07/03: intensificação de crises, mas também de força de vontade e poder de transformação

Marte em Capricórnio: quando planejamento e ação combinam

Se você nasceu com Marte em Capricórnio (descubra aqui) pode revelar potencial administrativo e produtivo muito bom. Claro que é preciso observar se Marte faz aspectos com outros planetas que possam alterar isto.

Além disso, na questão da assertividade, em geral, encontra equilíbrio entre estabelecer limites (uma função capricorniana) e ser assertivo (uma função marciana), sem se exceder (Capricórnio) ou perder a razão.

Quando Marte está em Capricórnio no Céu (uma tendência que pode ser sentida por todos, não apenas quem tem Marte em Capricórnio no mapa), temos ajuda para que sejamos mais focados em nossas ações.

No seu melhor, esse posicionamento é capaz de planejar, persistir, trabalhar incansavelmente e se aprimorar para alcançar objetivos. Além disso, combina impulso e competitividade (Marte) com avaliação do quadro todo e planejamento (Capricórnio).

Assim, há um perfil que poderia ser associado a figuras como executivos de alto nível ou atletas de alta performance. Capricórnio é o signo da cabra montanhesa que almeja o topo da montanha, e Marte neste signo foca toda a sua energia para alcançar tal objetivo.

Marte em Capricórnio: época de trabalho e foco em objetivos

Somos mesmo convidados a produzir mais quando ocorre o trânsito de Marte em Capricórnio – e temos de aproveitar isso. Se, por exemplo, estivermos envolvidos com estudos ou trabalhos de pesquisa, teremos disposição em mergulhar para dar conta de tudo.

Marte rege, igualmente, como se luta por algo, e em Capricórnio, se briga com mais maturidade ou noção das consequências. Quando esse posicionamento assume uma postura, qualquer que seja, é como se já estivesse maduro para dizer: “eu banco”.

Os heróis das histórias de filmes de ação ou das histórias em quadrinho, quando chamam para si pesadas responsabilidades, e dão conta delas, estão dentro do arquétipo do que seria posicionamento. Trata-se do líder maduro.

E outra faceta de Marte em Capricórnio, como já ficou implícito, é a disciplina. Goste ou não goste, esse trânsito astrológico sabe que ação (Marte) deriva de esforço e persistência (Capricórnio).

Assim, não existe, por exemplo, corpo malhado sem academia ou barriga tanquinho sem dieta e abdominal.

Marte em Capricórnio é benéfico para quem precisa dessa qualidade, desde alguém que precisa terminar um trabalho intelectual, como uma dissertação, ou até mesmo em coisas simples, como melhorar o seu rendimento na atividade física ou ajustar a sua rotina para ser mais produtiva.

Mais disposição e confiança

De 29/01 a 10/02, Marte faz sextil com Júpiter. Esta é uma combinação de muita disposição e confiança. Você é convidado a aventuras — e se sente apto a aceitá-los. Projetos iniciados aqui têm uma boa chance de darem certo, com as doses de empenho que Marte em Capricórnio naturalmente pede.

Energia para inovar

De 04 a 12/02, Marte faz trígono com Urano. Há disposição para agir de maneira mais ousada, criativa e rumo a mudanças.

Pode ser que a saída esteja em coisas novas. Por exemplo, está querendo emagrecer há algum tempo e uma pessoa indicou um nutrólogo ou nutricionista fantástico. Dê uma chance e vá ver qual é. Abra-se à mudança. Além disso, talvez você se sinta mais livre em algum âmbito da sua vida ou consiga conquistar essa liberdade.

Marte em sextil com Netuno: janela para o relaxamento

Embora Marte em Capricórnio seja pró-trabalho, de 19 a 27/02, faz um belo sextil com Netuno, aspecto que ajuda a relaxar.

Pode ser ótimo para atividades envolvendo água, como natação, stand up paddle, kitesurf etc.

Ou atividades que requeiram mais flexibilidade, como dança ou yoga, ou, ainda, que sejam meditativas, como o tai chi chuan.

Buscar realizar pequenos sonhos é algo que também tem muito a ver com esse aspecto. E, no trabalho, conseguir intercalar produção com momentos de relaxamento.

Crises, mas também determinação e transformações

De 27/02 a 07/03, Marte fica conjunto a Plutão. Sabe qual foi a última vez que isto aconteceu? Entre 18 a 27 de março de 2020, quando a pandemia mundial se tornou uma realidade, e os habitantes dos planetas foram convidados a ficar em casa.

Desta vez, a conjunção talvez não seja tão dramática quanto a de 2020, mas vai haver, sim, focos de crise em vários lugares do mundo.

Observe que o período coincide com o Carnaval brasileiro, e muitos prefeitos, sem saber deste aspecto, que envolve evidentes riscos, já tomaram a medida acertada de limitar o Carnaval de rua.

Assim, fica o recado: evite se expor  a perigos desnecessários por estes dias. Seja inteligente e estratégico no uso da sua energia e ação.

O lado positivo desta combinação é que ela ativa muita força de vontade. Veja que na última vez em que aconteceu tivemos que ser resilientes para lidar com as mudanças impostas.

Existe também uma força transformadora neste aspecto para quem souber usá-lo. É uma combinação estilo “missão dada, missão cumprida”, com a força da cabra montanhesa e do intenso Plutão.

Veja também onde a conjunção ocorre no seu Mapa Astral gratuito aqui para observar onde pode haver algum foco de crise.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente e online. É autora do ebook “Signos astrológicos – as doze etapas para a auto-realização”. Trabalha com o Iluminare, terapia que acessa o inconsciente e que tem seus fundamentos no Xamanismo. É idealizadora do curso Alimentação no Mapa Astral no Personare. Saiba mais